Apoio à gestão escolar e à valorização da formação docente – Programa de incentivos a desempenho
O Programa de Alinhamento de Incentivos à Aprendizagem (ALI) teve como objetivo entregar incentivos monetários ao corpo docente e gestor das escolas, com base na melhoria de aprendizagem dos alunos do ensino médio no final de cada ano.
Resumo da implementação
O Programa ALI começou no ano acadêmico de 2008 e funcionou por três anos, terminando no ano acadêmico de 2010. O objetivo foi avaliar a eficácia de esquemas alternativos de incentivo baseados no desempenho. A avaliação comparou os efeitos de três esquemas alternativos de incentivo ao desempenho nos resultados acadêmicos dos estudantes: (i) incentivos apenas para estudantes, (ii) incentivos apenas para professores, (iii) incentivos monetários individuais e incentivos para o grupo escolar.
Outras informações
Orçamento público.
Ministério da Educação do México.
O custo médio por estudante foi o equivalente à 15 por cento do gasto anual por estudante (USD 250).
BEHRMAN, J. R; PARKER, S. W; TODD, P. E; WOLPIN, K. I. Aligning Learning Incentives of Students and Teachers: Results from a Social Experiment in Mexican High Schools, 2015. https://www.journals.uchicago.edu/doi/epdf/10.1086/675910.
12.000 alunos no grupo tratamento e 16.800 alunos no grupo controle.
Os benefícios do Programa não estão claros, do ponto de vista monetário. Dessa forma, é difícil mensurar o respectivo custo-benefício.
RCT (Randomized Control Trial — Ensaios Clínicos Aleatorizados).
Os efeitos variaram conforme os incentivos.
Os incentivos apenas aos estudantes tiveram impacto positivo no resultado acadêmico (23 pontos na escala utilizada). Os incentivos apenas para estudantes não resultaram em efeitos positivos para os estudantes. Os incentivos combinados (individuais e em grupo) resultaram nos maiores benefícios aos estudantes (57 pontos na escala utilizada).