O Repositório
O repositório de experiências contempla a lista de ações com potencial para combater a evasão escolar.
O objetivo do repositório é oferecer um menu de ações, programas e projetos já Implementados e que possuem eficácia para diminuir o abandono e a evasão escolar. Com o menu em mãos, os gestores poderão conhecer melhor essas práticas, o contexto em que foram implementadas e os contatos de implementadores, além de terem acesso a estudos que avaliaram tais práticas (quando disponíveis).
O primeiro critério de inclusão foi o da existência de evidência documentada na literatura sobre a eficácia de alguns programas em reduzir o abandono e a evasão de jovens no ensino médio. Para isso, foram utilizados alguns estudos de revisão sistemática da literatura que já se debruçaram sobre o tema. Foram feitas também buscas em periódicos de prestígio em economia e economia da educação, com o intuito de encontrar artigos que, porventura, possam ter sido publicados após as revisões sistemáticas da literatura. Programas que tiveram impacto estatisticamente significante de redução do abandono, da evasão ou da conclusão do ensino médio foram incluídos no repositório.
O repositório vai além das revisões disponíveis da literatura e inclui outros programas com bom potencial de reduzir o abandono e a evasão escolar no ensino médio. Infelizmente, o Brasil possui uma cultura ainda muito incipiente não só de monitoramento e avaliação quantitativa de programas educacionais, mas também de registro qualitativo e bem estruturado da implementação de programas.
Para que a lista não ficasse extremamente restritiva e focada em experiências internacionais, foi preciso expandir os critérios de seleção para abarcar experiências cujo impacto ainda não foi avaliado. Desse modo, para que pudéssemos incluir outras experiências não avaliadas, precisamos montar um modelo lógico ligando os obstáculos identificados no capítulo anterior às possíveis intervenções e ao resultado final da redução do abandono e da evasão. A partir da identificação dessas áreas de atuação, fez-se uma busca sobre políticas que contemplassem tais temas.
O repositório de boas práticas, portanto, apresenta inúmeras experiências relevantes pelas quais se podem refletir sobre possíveis estratégias a serem adotadas para combater a evasão no Brasil.
O conjunto de práticas a ser adotado por cada ente dependerá do diagnóstico mais preciso da situação de cada local e da capacidade operacional para implementar, com viabilidade, as soluções que vierem a ser desenhadas.