O Repositório

O repositório de experiências contempla a lista de ações com potencial para combater a evasão escolar.

O objetivo do repositório é oferecer um menu de ações, programas e projetos já Implementados e que possuem eficácia para diminuir o abandono e a evasão escolar. Com o menu em mãos, os gestores poderão conhecer melhor essas práticas, o contexto em que foram implementadas e os contatos de implementadores, além de terem acesso a estudos que avaliaram tais práticas (quando disponíveis).

O primeiro critério de inclusão foi o da existência de evidência documentada na literatura sobre a eficácia de alguns programas em reduzir o abandono e a evasão de jovens no ensino médio. Para isso, foram utilizados alguns estudos de revisão sistemática da literatura que já se debruçaram sobre o tema. Foram feitas também buscas em periódicos de prestígio em economia e economia da educação, com o intuito de encontrar artigos que, porventura, possam ter sido publicados após as revisões sistemáticas da literatura. Programas que tiveram impacto estatisticamente significante de redução do abandono, da evasão ou da conclusão do ensino médio foram incluídos no repositório.

O repositório vai além das revisões disponíveis da literatura e inclui outros programas com bom potencial de reduzir o abandono e a evasão escolar no ensino médio. Infelizmente, o Brasil possui uma cultura ainda muito incipiente não só de monitoramento e avaliação  quantitativa de programas educacionais, mas também de registro qualitativo e bem  estruturado da implementação de programas.

Para que a lista não ficasse extremamente restritiva e focada em experiências internacionais, foi preciso expandir os critérios de seleção para abarcar experiências cujo impacto ainda não foi avaliado. Desse modo, para que pudéssemos incluir outras experiências não avaliadas, precisamos montar um modelo lógico ligando os obstáculos identificados no capítulo anterior às possíveis intervenções e ao resultado final da redução do abandono e da evasão. A partir da identificação dessas áreas de atuação, fez-se uma busca sobre políticas que contemplassem tais temas.

O repositório de boas práticas, portanto, apresenta inúmeras experiências relevantes pelas quais se podem refletir sobre possíveis estratégias a serem adotadas para combater a evasão no Brasil.

O conjunto de práticas a ser adotado por cada ente dependerá do  diagnóstico mais preciso da situação de cada local e da capacidade operacional para implementar, com viabilidade, as soluções que vierem a ser desenhadas.

Professor Mentor, Meu Projeto de Vida
Alagoas, Brasil
2022
Transformative Learning Technologies Lab para formação de professores em STEM
São Paulo/SP, Brasil
2022
Pernambuco, Brasil
2022
Bolsa Estudante
Santa Catarina, Brasil
2022
Tá On — Reforço escolar online
Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2021
Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes
São Paulo/SP, Brasil
2021
Bolsa de Estudo do Governo de Goiás
Goiás, Brasil
2021
Bolsa Presença
Bahia, Brasil
2021
Programa Todo Jovem na Escola
Rio Grande do Sul, Brasil
2021
Alagoas, Brasil
2021
Vem que Dá Tempo
Alagoas/AL, Brasil
2021
Diversidade de professores
São Paulo/SP, Brasil
2021
Programa de Tutoria Online (TOP)
Itália
2020
Londrina/PR, Brasil
2020
Justiça Restaurativa em Escolas Brasileiras
Belo Horizonte/MG, Brasil
2019
Niterói/RJ, Brasil
2019
São Paulo, Brasil
2019
El Salvador, Honduras, Guatemala
2019
The Ninth Grade Success Initiative — Sistemas de early warning
Washington/DC, EUA
2019
Projeto de Prevenção e Redução da Gravidez Não Intencional na Adolescência nos Municípios do Oeste do Paraná
Paraná, Brasil
2018
Ceará, Brasil
2017
Adicional por eficiência gerencial
Pernambuco, Brasil
2016
Projeto Poupança Jovem Piauí
Piauí, Brasil
2015
Sistema de Custo de Pernambuco (SICPE)
Pernambuco, Brasil
2015
California Career Pathways Trust(Fundo de Financiamento para Percursos Profissionais da Califórnia)
Califórnia, EUA
2014
Saga Education Program
Chicago, EUA
2013
Colômbia
2013
Learning with Peers — Aprendendo com Colegas
Inglaterra e Estados Unidos
2013
Ensino Técnico Online no Pernambuco
Pernambuco, Brasil
2012
Check and Connect (C&C)
Estados Unidos
2011
Ontário, Canadá
2011
Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2011
Inclusão de questões raciais no currículo
Estados Unidos
2011
Aconselhamento na França
França
2010
São Paulo/SP, Brasil
2009
Programa Becoming a Man (BAM)
Chicago, EUA
2009
Ensino Técnico no Pernambuco
Pernambuco, Brasil
2009
Rede Mineira de Formação Técnica em Nível Médio
Minas Gerais, Brasil
2008
México
2008
Escola em Tempo Integral (PETC)
México
2007
Programa Jovem de Futuro
Brasil
2007
Programa de desenvolvimento profissional de professores
Minas Gerais, Brasil
2006
Bogotá, Colômbia
2005
Nova Iorque/NY, EUA
2005
Early College Model — Modelo Primeira Faculdade
Estados Unidos
2005
Escolas de Referência de Ensino Médio (EREM)
Pernambuco, Brasil
2004
Learning Accounts de New Brunswick
Canadá
2003
Comunidades de Aprendizagem
São Carlos/SP, Brasil
2003
Teaching at the right level (TaRL)
Índia
2001
Programa APOIA
Santa Catarina/SC, Brasil
2001
Horário de Início de Aulas
Estados Unidos
2000
Estados Unidos
1995
Big Brothers, Big Sisters
Vários Países
1994
Chicago/IL, Estados Unidos
1991
Boston/MA, EUA
1990
Busca Ativa do UNICEF
Brasil
2020
Make it right (MIR)
São Francisco (Califórnia)
2023
Gincana da Jornada X
São Paulo, Brasil
2020