Aconselhamento na França
Apoio à gestão escolar e à valorização da formação docente – Aproximação entre escola e família
Na França, durante a transição do ensino fundamental para o ensino médio, estudantes devem escolher entre quatro trilhas profissionalizantes ou duas de ensino médio acadêmico. Baseados nas notas dos estudantes, os diretores e professores definem quais alunos poderão seguir para as trilhas puramente acadêmicas ao final do ano letivo.
Os estudantes devem elencar suas preferências por escolas de ensino médio em um sistema centralizado. Se os estudantes escolhem escolas muito concorridas, correm o risco de não obter sua melhor opção. O que pode gerar desengajamento e aumento da probabilidade de evasão. Um alinhamento entre famílias, estudantes, e escola é fundamental para que os estudantes escolham as escolas mais apropriadas. Conversas entre esses atores podem ser efetivas para reduzir a evasão escolar.
Resumo da implementação
A intervenção foi aleatorizada, e um grupo de escolas foi alocada para receber a intervenção e outro grupo para o grupo de controle. Entre as turmas de tratamento, o primeiro passo foi o convite feito pelo diretor para que as famílias participassem de três reuniões coletivas. As reuniões tinham como principais objetivos aconselhar os pais e encorajá-los a se envolverem nas decisões.
A autoridade local (equivalente à secretaria de educação) forneceu orientações e um protocolo para os diretores das escolas. O protocolo das reuniões explicitou a importância da escolha final ser feita pelo aluno e, que as aspirações e as expectativas das famílias e dos alunos deveriam ser ajustadas de acordo com o perfil acadêmico do aluno.
Após as reuniões, caso necessário, os diretores das escolas forneciam informações extras e alternativas a serem discutidas no ambiente familiar.
Outras informações
Secretaria de educação local.
Autoridade educacional local do distrito de Versailles.
GOUX, D.; GURGAND, M; MAURIN, E. “Adjusting Your Dreams? High School. Plans and Dropout Behaviour.” Economic Journal 127 (602): 1025–46, 2017. https://doi.org/10.1111/ecoj.12317.
- 4.291 estudantes no 9º ano provenientes de 37 escolas.
- A lista com os alunos selecionados pelos diretores
continha 1.130 estudantes.
RCT (Randomized Control Trial — Ensaios Clínicos Aleatorizados).
Aumento de 30 por cento no número de alunos que incluíram o ensino profissionalizante na lista de preferência.
Diminuição de 30 por cento no número de alunos que escolhiam repetir de ano (taxa de repetência) de 13 pontos percentuais para 9 pontos percentuais.
Taxa de abandono caiu 45 por cento, de 9 pontos percentuais para 5 pontos percentuais.