Organograma

Organização do repositório de políticas

Foram identificadas cinco grandes áreas de intervenção com potencial de redução do abandono e da evasão e estas áreas foram divididas nas seguintes subcategorias. São elas:

Temas

Em análise à literatura sobre evasão a partir dos desafios contemporâneos do ensino médio do Brasil, sistematizamos cinco categorias que dialogam com os mecanismos que explicam o fenômeno da evasão e que são também, portanto, áreas potenciais de intervenção com políticas para sua mitigação.

Mostra experiências de apoio à gestão escolar e de gestão dos professores com impacto de redução da evasão, como sistemas de alerta preventivo para prevenção do abandono, incentivos para melhorar a alocação de professores e construção da grade horária, programas de trocas de experiências entre professores, programas de melhoria da gestão escolar, entre outros.
Apoio ao aluno
Fornece ao leitor um conjunto de programas com foco em apoiar o aluno para fazer uma sucessão bem-sucedida entre o ensino fundamental e o ensino médio, ajudar a escolha de escola ou de itinerário, informar o aluno sobre o retorno financeiro dos estudos, ou prover auxílios financeiros para que o aluno possa concluir os estudos.
asdsa
Mostra propostas de inovação curricular e ambientes de aprendizagem voltados à invenção, reflexão, investigação e cooperação, como abordagem STEAM, espaços MAKER, FABLABs, oficinas de esporte, atividades extracurriculares, inclusão de questões raciais no currículo, entre outros temas.
Disponibiliza experiências em relação à transição entre o mundo escolar e o mundo do trabalho, envolvendo o Ensino Técnico e Profissional, Programas de Aprendizagem, Programas de estágio durante as férias e itinerários formativos voltados ao mundo do trabalho.
Categoria 1
Oferece ao leitor políticas e programas cujo objetivo é o de aumentar ou recompor as aprendizagens, como programas de tutoria, de mentoria, aumento do tempo letivo, apoio psicológico, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e mediação de conflitos.