Organograma
Organização do repositório de políticas
Foram identificadas cinco grandes áreas de intervenção com potencial de redução do abandono e da evasão e estas áreas foram divididas nas seguintes subcategorias. São elas:
Temas
Em análise à literatura sobre evasão a partir dos desafios contemporâneos do ensino médio do Brasil, sistematizamos cinco categorias que dialogam com os mecanismos que explicam o fenômeno da evasão e que são também, portanto, áreas potenciais de intervenção com políticas para sua mitigação.
Mostra experiências de apoio à gestão escolar e de gestão dos professores com impacto de redução da evasão, como sistemas de alerta preventivo para prevenção do abandono, incentivos para melhorar a alocação de professores e construção da grade horária, programas de trocas de experiências entre professores, programas de melhoria da gestão escolar, entre outros.
Fornece ao leitor um conjunto de programas com foco em apoiar o aluno para fazer uma sucessão bem-sucedida entre o ensino fundamental e o ensino médio, ajudar a escolha de escola ou de itinerário, informar o aluno sobre o retorno financeiro dos estudos, ou prover auxílios financeiros para que o aluno possa concluir os estudos.
Mostra propostas de inovação curricular e ambientes de aprendizagem voltados à invenção, reflexão, investigação e cooperação, como abordagem STEAM, espaços MAKER, FABLABs, oficinas de esporte, atividades extracurriculares, inclusão de questões raciais no currículo, entre outros temas.
Disponibiliza experiências em relação à transição entre o mundo escolar e o mundo do trabalho, envolvendo o Ensino Técnico e Profissional, Programas de Aprendizagem, Programas de estágio durante as férias e itinerários formativos voltados ao mundo do trabalho.
Oferece ao leitor políticas e programas cujo objetivo é o de aumentar ou recompor as aprendizagens, como programas de tutoria, de mentoria, aumento do tempo letivo, apoio psicológico, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e mediação de conflitos.