Apresenta propostas de ambientes de aprendizagem e inovação curricular que oferecem condições básicas de educabilidade.
Caderno
Não são poucas nem simples as dificuldades e os obstáculos dos jovens que chegam ao ensino médio. Todos terão de lidar com as incertezas e as transformações próprias desse período de vida e com as possibilidades de realização.
O que você vai encontrar nesse caderno?
Este caderno trata do tema Ambientes de Aprendizagem e Inovação Curricular, em que a questão do abandono e evasão será abordada de uma perspectiva que coloca ênfase na escola. O foco estará orientado para a natureza e a qualidade da experiência escolar nela vivenciada e na concepção de currículo adotado pela escola.
De um lado, o currículo pode ser considerado como um “caminho a ser percorrido” por todos os alunos, ignorando as diferenças entre eles, as condições prévias e as suas motivações para aprender, que é a concepção predominante nas nossas escolas. De outro lado, tem-se uma concepção de currículo inovadora que não ignora a diversidade dos alunos, cultiva o estímulo às diferentes experiências vivenciadas por eles e valoriza o significado que atribuem a essas experiências ao seu processo de formação. Para Illeris (2013),“a aprendizagem é o processo que resulta em mudanças que as experiências com o mundo, com os outros e consigo mesmo produzem em cada pessoa”.
Metaforicamente falando, Silva (2014) considera que o primeiro caso é semelhante à situação de colocar atletas e pessoas sedentárias numa mesma pista para disputar uma prova de cem metros rasos, e acreditar que ambos os grupos podem ter o mesmo desempenho em razão da qualidade do planejamento e da construção da pista na qual eles correrão.
Isso nos leva a pensar se são os alunos que decidem desistir da escola ou se, em razão da sua concepção curricular, não seriam as escolas que estariam “escolhendo” os alunos que irão desistir dela?