Se, por um lado, o repositório de experiências foi criado para disponibilizar as boas práticas com potencial de reduzir a evasão escolar no ensino médio e catalogar políticas promissoras; por outro, os cadernos temáticos foram pensados para adentrar nos detalhes de implantação prática e explicar os mecanismos por trás dessas iniciativas. Os cadernos também contém reflexões para ajudar o gestor educacional a adaptar os programas bem sucedidos a seu contexto local e a executá-la efetivamente.
Apoio às aprendizagens – Escrito por Tiago Bartholo
Oferece ao leitor políticas e programas cujo objetivo é o de aumentar ou recompor as aprendizagens, como programas de tutoria, de mentoria, aumento do tempo letivo, apoio psicológico, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e mediação de conflitos.
Apoio ao aluno na transição para o ensino médio e sua permanência – Escrito por Leonardo Rosa
Fornece ao leitor um conjunto de programas com foco em apoiar o aluno para fazer uma sucessão bem-sucedida entre o ensino fundamental e o ensino médio, ajudar a escolha de escola ou de itinerário, informar o aluno sobre o retorno financeiro dos estudos, ou prover auxílios financeiros para que o aluno possa concluir os estudos.
Apoio à Transição para o mundo do trabalho – Escrito por Luiz Guilherme Scorzafave, com colaboração de Gabriel Bemfica, Gustavo Ladeira, Renato Schwambach Vieira e Tiago Ferraz
Disponibiliza experiências em relação à transição entre o mundo escolar e o mundo do trabalho, envolvendo o Ensino Técnico e Profissional, Programas de Aprendizagem, Programas de estágio durante as férias e itinerários formativos voltados ao mundo do trabalho.
Propostas de ambiente de aprendizagem e inovação curricular – Escrito por João Filocre
Mostra propostas de inovação curricular e ambientes de aprendizagem voltados à invenção, reflexão, investigação e cooperação, como abordagem STEAM, espaços MAKER, FABLABs, oficinas de esporte, atividades extracurriculares, inclusão de questões raciais no currículo, entre outros temas.
Apoio à gestão escolar e valorização da formação docente – Escrito por Lara Simielli
Mostra experiências de apoio à gestão escolar e de gestão dos professores com impacto de redução da evasão, como sistemas de alerta preventivo para prevenção do abandono, incentivos para melhorar a alocação de professores e construção da grade horária, programas de trocas de experiências entre professores, programas de melhoria da gestão escolar, entre outros.