Apoio ao aluno na transição para o ensino médio e sua permanência

Conjunto de programas com foco em incentivos financeiros, para garantir o retorno ou a permanência dos estudantes.

EXPERIÊNCIAS CADERNO

Caderno

Não são poucas nem simples as dificuldades e os obstáculos dos jovens que chegam ao ensino médio. Todos terão de lidar com as incertezas e as transformações próprias desse período de vida e com as possibilidades de realização.

O que você vai encontrar nesse caderno?

Este caderno aborda iniciativas que têm como objetivo apoiar os estudantes e suas famílias durante a transição para o ensino médio e sua permanência nele. Nossa seleção de elementos e estratégias de apoio aos estudantes baseia-se em dois aspectos principais: o desenvolvimento dos adolescentes, que passam por transformações significativas nessa fase da vida e devem ser consideradas nas políticas públicas, e as questões sociais, uma vez que muitos estudantes enfrentam dificuldades para concluir o ensino médio devido à falta de recursos financeiros.

Para proporcionar uma visão completa, o caderno começa com uma breve introdução e, em seguida, apresenta quatro iniciativas de apoio aos estudantes: apoio na escolha da escola, fornecimento de informações sobre benefícios educacionais a longo prazo, monitoramento de comportamento de risco e assistência financeira para estudantes e suas famílias. Por fim, são discutidas questões relevantes para adaptar essas iniciativas ao contexto brasileiro.