Tá On — Reforço escolar online

Tá On — Reforço escolar online

Apoio às aprendizagens – Tutoria personalizada.

O Tá On é um programa-piloto da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a participação de 103 escolas municipais e a empresa Liber Edu. Como o site da prefeitura menciona, trata-se de um ação parte do Projeto Reforço Rio com foco nos estudantes do Carioca I e II — Programas de Aceleração e Ensino — e do 8º e 9º ano e, que receberam apoio escolar em tutorias remotas nas disciplinas de português e matemática implementadas para conter o impacto do COVID-19.

Rio de Janeiro/RJ, Brasil
2021
Orçamento Público
-
-

Resumo da implementação

As tutorias online são oferecidas por estudantes de graduação para dar suporte aos alunos focalizados pela Secretaria Municipal do Rio de Janeiro. Por meio da plataforma Liber os alunos se conectam semanalmente e têm acesso às sessões individuais ou coletivas (até cinco alunos por grupo) facilitadas por um tutor com apoio de diferentes ferramentas digitais, como por exemplo: videochamada, compartilhamento de tela, caderno virtual.

A Liber Edu enfatiza na sua proposta de valor que a escolha dos tutores é rigorosa e realiza treinamentos que garantem a padronização das trocas e a qualidade no suporte aos alunos.

Outras informações

Ano
2021
Localidade
Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Fonte financiamento

Orçamento do programa de aceleração de ensino Carioca I e Carioca II.

Implementadores

Liber — Reforço Escolar Online

https://www.liberedu.com.br/.

Custo de implementação

Sem parceria com Governo municipal, a mensalidade para cada aluno varia entre R$ 169 e R$ 289 reais por mês (segundo o website da Liber Edu, em março de 2023).

Parceiros potenciais

Assim como a empresa Liber Edu, outras empresas de tutoria online podem ser parceiros potenciais, adaptando suas plataformas para alunos de anos finais do fundamental 2 e ensino médio.
Outra possibilidade são parcerias com instituições de educação superior com módulos online que pudessem disponibilizar a tutoria para alunos de educação básica como parte dos requerimentos de estágio de graduação.

Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico.

Efeitos

Depoimentos dos diretores de escola mencionam que, graças ao Programa e à busca ativa, conseguiram recuperar a participação dos jovens. Entretanto, não há até o momento estudo disponível medindo o impacto do Tá On.

Programa de Tutoria Online (TOP)

Programa de Tutoria Online (TOP)

Apoio às aprendizagens – Tutoria personalizada.

Diminuir as perdas de aprendizagem de alunos em condições de vulnerabilidade socioeconômica durante a pandemia de COVID-19 e apoiá-los psicologicamente para lidar com o isolamento social, com tutorias e aulas particulares online.

Itália
2020
Orçamento Público
1.594 estudantes
Estudos Prévios

Resumo da implementação

O Programa de Tutoria Personalizada (TOP) iniciou-se em abril de 2020, poucas semanas após o fechamento das escolas pelo Governo italiano. O Programa focalizava alunos de 6ª a 8ª série, de origens vulneráveis em termos socioeconômicos, barreiras linguísticas ou dificuldades de aprendizagem. Foi estruturado para oferecer aulas particulares online, por cinco semanas.

Cada aula podia durar entre 3 a 6 horas semanais. Os alunos se comunicavam com os tutores por meio de computadores pessoais, tablets ou smartphones. Os tutores eram voluntários cursando graduação e interessados em ter uma experiência de estágio. O objetivo principal foi ajudar os alunos com deveres de casa e criar oportunidades de reforço dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Um segundo objetivo era oferecer experiência de troca para lidar com isolamento produto da pandemia.

Para garantir um conjunto básico de habilidades pedagógicas dos tutores, uma equipe de especialistas em educação desenhou e elaborou um módulo de formação online. Reuniões de tutoria periódicas foram propostas para os tutores. A formação de tutores foi um componente estratégico da intervenção e garantiu que os estudantestutores (interessados na experiência de estágio) pudessem prestar um serviço de alta qualidade dadas as circunstâncias.

Foi um programa que mobilizou os próprios participantes tanto no nível dos alunos quanto no nível dos tutores. O desafio de mobilização dos alunos foi assumido pelas escolas e o desafio de mobilizar tutores foi assumido pelo Ministério de Educação. O Institute de Labor Economics centraliza as bases dessa análise em parceria com o Ministério da Educação da Itália.

Outras informações

Ano
2020
Localidade
Itália
Fonte financiamento

Orçamento público.

Implementadores

Institute of Labor Economics em parceria com Ministério de Educação da Itália e articulação com escolas e instituições de educação superior.

Custo de implementação

As ações dos tutores, núcleo do Programa, foram gratuitas e reconhecidas como estágio universitário. Porém existiram críticas ao preparo dos tutores porque não receberam suficiente orçamento nem atenção como deveriam. Assim, o custo de implementação foi identificado pelos autores como baixo, embora o custo específico não tenha sido explicitado no artigo.

Parceiros potenciais

Instituições de Educação Superior com curso de licenciatura e pedagogia.



AMBES — Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.

Estudos prévios

CARLANA, M.; LA FERRARA, E. Apart but connected: online tutoring and student outcomes during the COVID-19 Pandemic. IZA Discussion Paper Series, 2021.

Tamanho total da amostra

Para aplicar o survey, 1.059 alunos foram divididos em dois grupos:

  • 530 para tratamento e 529 para controle.
  • Total de participantes no TOP: 1.594 em 78 escolas, principalmente do Norte da Itália.
Metodologia dos estudos prévios

RCT (Randomized Control Trial — Ensaios Clínicos Aleatorizados).

Efeitos

De acordo com Carlana e Ferrara (2021), as principais evidências documentadas foram:

  • aumento de 11 por cento no tempo dedicado às lições de casa, segundo os próprios alunos;
  • aumento 16 por cento na probabilidade de assistir aulas regularmente, de acordo com o relatório dos professores;
  • aumento de 26 por cento de um desvio-padrão na nota de uma prova padronizada que abrangeu matemática, língua italiana e inglês — e tal efeito foi maior para os alunos que receberam 6 horas de tutoria (maior tempo oferecido) e nos temas da prova relacionados à matemática (que era o tema mais tratado durante as sessões de tutoria);
  • aumento de 15 por cento de um desvio-padrão em um indicador de aspirações educacionais para o futuro como, frequentar a universidade;
  • aumento de 14 por cento de um desvio-padrão em um indicador de habilidades socioemocionais, que incluía medidas de perseverança, garra e locus de controle (este último, capturando o quanto o aluno percebia que podia ter algum tipo de controle sobre o que acontece na sua vida);
  • aumento de 17 por cento de um desvio-padrão em um indicador de bem-estar psicológico, que incluía sintomas de depressão, sugerindo que o Programa colaborou não apenas na melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos que, de outra forma, ficariam para trás, mas também na mitigação de potenciais problemas de saúde mental associados à pandemia.

Pathways to Education

Pathways to Education

Apoio às aprendizagens – Desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

O Pathways to Education é um programa de suporte a estudantes com uma abordagem integrada, fundamentada em quatro pilares: 1) Aconselhamento do aluno, 2) Apoio financeiro, 3) Apoio psicosocial e 4) Apoio acadêmico. Tem como objetivo impactar o desempenho acadêmico da juventude e transformar positivamente a comunidade onde é implementado.

A partir do compromisso firmado pelos jovens e seus pais, cada jovem é designado a um conselheiro que acompanhará sua jornada e será o elo entre o participante e o Programa. As reuniões com o conselheiro são obrigatórias e acontecem ao menos duas vezes ao mês. Cada conselheiro acompanha as notas, frequência escolar e presença nas atividades do Programa de até 50 alunos. Por meio de voluntários, são oferecidas sessões de conteúdo acadêmico extra (tutorias), de 2 a 4 vezes por semana.

A tutoria pode ser personalizada ou feita em pequenos grupos, de até cinco alunos por tutor. Os jovens também devem participar de sessões de mentoria em grupo. Tais sessões quinzenais buscam desenvolver habilidades sociais e comprometimento com a comunidade. Exemplos de atividades incluem idas ao teatro, eventos esportivos, participar de oficinas de artes, projetos de reciclagem comunitária e artes marciais, além de resolução de conflitos. São incluídas também sessões de mentoria para escolha e planejamento da carreira (projeto de vida), incluindo visitas às universidades, sessões sobre preparação de currículo, preparação para entrevistas e visitas a potenciais empregadores.

O Programa também apoia financeiramente os jovens com pagamento de passagens de transporte público e materiais escolares para que se mantenham na escola. No longo prazo, o Programa forma uma bolsa-poupança para o aluno, com uma premiação de $ 1.000 dólares canadenses (aproximadamente USD 740) por cada ano completado no ensino médio. A poupança pode ser acessada ao final do ensino médio. A assiduidade dos encontros com os conselheiros é uma condição para ter o apoio financeiro.

Canadá
2001
Recursos próprios
6.907 estudantes
Estudos Prévios

Resumo da implementação

Em 2001, as ações foram iniciadas no bairro Regent Park, em Toronto, que abriga o maior conjunto habitacional da cidade. Os moradores são compostos em sua maioria por imigrantes, e era marcado por altos índices de consumo de drogas, violência e evasão escolar. A iniciativa de implementar o Programa partiu de profissionais do centro comunitário de saúde com o propósito de melhorar o desempenho acadêmico dos jovens.

Entre 80 a 95 por cento dos estudantes que são elegíveis para o Pathways to Education se registraram para participar. A partir de 2007, o Programa foi expandido e dois novos bairros foram incorporados, Rexdale e Lawrence Height. Atualmente, segundo o site do Programa, ele já é implementado em 31 localidades, distribuídas por todo território canadense.

Outras informações

Ano
2001
Localidade
Canadá
Fonte financiamento

Recursos próprios, provenientes de doações públicas e privadas (empresas e indivíduos).

Implementadores

Pathways to Education (ONG).

Links e outras fontes

Pathway to Education: https://t.ly/OwrT.

Custo de implementação

Em 2010, o custo de operação direta por estudante era de $ 3.500 dólares canadenses por ano e o custo administrativo era de $ 1.200 dólares canadenses.

 

Segundo Lavecchia et al. (2017), os custos totais de operação e administração diretos são estimados em $ 14.000 dólares canadenses por estudante.

Parceiros potenciais

Instituto Ideias de Futuro: https://ideiasdefuturo.com/.
Instituto Somos: https://www.institutosomos.org/.
Atados: https://www.atados.com.br/.
Programa Pró-lider: https://www.programaprolider.com.br/.
Jornada do Líder da ONG Mapa Educação: https://t.ly/ZGof.

Estudos prévios

LAVECCHIA, A. M.; OREOPOULOS, P.; BROWN, R. S. “Long-Run Effects from Comprehensive Student Support: Evidence from Pathways to Education.” American Economic Review: Insights 2 (2): 209-24, 2020. Disponível em: https://t.ly/FoVJ. OREOPOULOS, P.; BROWN, R. S.; LAVECCHIA, A. M. “Pathways to Education: an integrated approach to helping at-risk high school students.” Journal of Political Economy 125 (4): 947-84, 2017. Disponível em Disponível em: https://doi.org/10.1086/692713.

Tamanho total da amostra

6.907 estudantes.

Metodologia dos estudos prévios

DID (Differences in Differences — Diferenças em Diferenças).

Efeitos
  • Aumento de 40 por cento na taxa de conclusão do ensino médio em Regent Park (sem o Programa, a taxa de conclusão era de 38 por cento. O Pathways to Education aumenta a taxa para 54 por cento).
  • Aumento de 57 por cento na taxa de alunos que se matricularam no ensino superior ao fim do ensino médio (era de 33 por cento, subiu para 53 por cento).
  • Aumento de 15 por cento nas notas de língua inglesa e de 21 por cento nas notas de matemática durante o 9º ano.
  • Aos 28 anos de idade, a chance de os alunos elegíveis ao Programa estarem empregados é 11 por cento maior, e o salário médio é 19 por cento mais alto.