Apoio às aprendizagens – Tutoria personalizada.
Diminuir as perdas de aprendizagem de alunos em condições de vulnerabilidade socioeconômica durante a pandemia de COVID-19 e apoiá-los psicologicamente para lidar com o isolamento social, com tutorias e aulas particulares online.
Resumo da implementação
O Programa de Tutoria Personalizada (TOP) iniciou-se em abril de 2020, poucas semanas após o fechamento das escolas pelo Governo italiano. O Programa focalizava alunos de 6ª a 8ª série, de origens vulneráveis em termos socioeconômicos, barreiras linguísticas ou dificuldades de aprendizagem. Foi estruturado para oferecer aulas particulares online, por cinco semanas.
Cada aula podia durar entre 3 a 6 horas semanais. Os alunos se comunicavam com os tutores por meio de computadores pessoais, tablets ou smartphones. Os tutores eram voluntários cursando graduação e interessados em ter uma experiência de estágio. O objetivo principal foi ajudar os alunos com deveres de casa e criar oportunidades de reforço dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Um segundo objetivo era oferecer experiência de troca para lidar com isolamento produto da pandemia.
Para garantir um conjunto básico de habilidades pedagógicas dos tutores, uma equipe de especialistas em educação desenhou e elaborou um módulo de formação online. Reuniões de tutoria periódicas foram propostas para os tutores. A formação de tutores foi um componente estratégico da intervenção e garantiu que os estudantestutores (interessados na experiência de estágio) pudessem prestar um serviço de alta qualidade dadas as circunstâncias.
Foi um programa que mobilizou os próprios participantes tanto no nível dos alunos quanto no nível dos tutores. O desafio de mobilização dos alunos foi assumido pelas escolas e o desafio de mobilizar tutores foi assumido pelo Ministério de Educação. O Institute de Labor Economics centraliza as bases dessa análise em parceria com o Ministério da Educação da Itália.
Outras informações
Orçamento público.
Institute of Labor Economics em parceria com Ministério de Educação da Itália e articulação com escolas e instituições de educação superior.
Plataforma de Impacto do IMDS: https://imdsbrasil.org/plataforma-impacto/politica/programa-de-tutoria-online-naitalia-do-covid-19-durante-a-pandemia.
Artigo do estudo: https://docs.iza.org/dp14094.pdf
As ações dos tutores, núcleo do Programa, foram gratuitas e reconhecidas como estágio universitário. Porém existiram críticas ao preparo dos tutores porque não receberam suficiente orçamento nem atenção como deveriam. Assim, o custo de implementação foi identificado pelos autores como baixo, embora o custo específico não tenha sido explicitado no artigo.
Instituições de Educação Superior com curso de licenciatura e pedagogia.
AMBES — Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.
CARLANA, M.; LA FERRARA, E. Apart but connected: online tutoring and student outcomes during the COVID-19 Pandemic. IZA Discussion Paper Series, 2021.
Para aplicar o survey, 1.059 alunos foram divididos em dois grupos:
- 530 para tratamento e 529 para controle.
- Total de participantes no TOP: 1.594 em 78 escolas, principalmente do Norte da Itália.
RCT (Randomized Control Trial — Ensaios Clínicos Aleatorizados).
De acordo com Carlana e Ferrara (2021), as principais evidências documentadas foram:
- aumento de 11 por cento no tempo dedicado às lições de casa, segundo os próprios alunos;
- aumento 16 por cento na probabilidade de assistir aulas regularmente, de acordo com o relatório dos professores;
- aumento de 26 por cento de um desvio-padrão na nota de uma prova padronizada que abrangeu matemática, língua italiana e inglês — e tal efeito foi maior para os alunos que receberam 6 horas de tutoria (maior tempo oferecido) e nos temas da prova relacionados à matemática (que era o tema mais tratado durante as sessões de tutoria);
- aumento de 15 por cento de um desvio-padrão em um indicador de aspirações educacionais para o futuro como, frequentar a universidade;
- aumento de 14 por cento de um desvio-padrão em um indicador de habilidades socioemocionais, que incluía medidas de perseverança, garra e locus de controle (este último, capturando o quanto o aluno percebia que podia ter algum tipo de controle sobre o que acontece na sua vida);
- aumento de 17 por cento de um desvio-padrão em um indicador de bem-estar psicológico, que incluía sintomas de depressão, sugerindo que o Programa colaborou não apenas na melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos que, de outra forma, ficariam para trás, mas também na mitigação de potenciais problemas de saúde mental associados à pandemia.