Ambientes adequados de aprendizagem e inovação curricular – Pedagogias ativas, em especial a abordagem de projetos STEAM
O objetivo do Transformative Learning Technologies Lab (TLTL) é tornar a aprendizagem de ciências, tecnologia, engenharia e matemática STEM mais conectada com as paixões e interesses intelectuais dos estudantes. O laboratório desenvolve kits de robótica de baixo custo, currículos de ciências e até mesmo laboratórios de fabricação digital (FabLabs), visando tornar as práticas avançadas de STEM disponíveis para crianças.
O laboratório trabalha com uma abordagem construtivista, centrada no aluno e baseada em projetos. A prefeitura de São Paulo lançou uma parceria com o laboratório em 2022. O laboratório prevê formar na primeira turma aproximadamente 140 profissionais da educação, entre diretores, coordenadores e professores de ciências do Ensino Fundamental 1 e 2. Esta fase inicial abarcará 26 escolas das 13 DREs (Diretorias Regionais de Ensino), além de gestores da Secretaria Municipal de Educação.
Resumo da implementação
As principais atividades do Programa, segundo o site do SESI são: “ desenvolvimento de games e aplicativos mobile, aplicação de tecnologias de Inteligência Artificial e construção e programação de robôs.” O objetivo dessas atividades além de ser uma solução a problemas básicos, e ajudar a desenvolver raciocínio estruturado, que como explicado em informações oficiais, permite ao estudante resolver problemas “a partir da exploração de estratégias como experimentação, prototipagem e simulação, decomposição e abstração, reconhecimento de padrões e recursividade, automação e depuração, metacognição e somado a competências socioemocionais para o desenvolvimento do trabalho em grupo, efetividade em comunicação (produção e recepção), reformulação do entendimento sobre o conceito de “erro”, adaptabilidade, resiliência e criatividade.
Outras informações
Fundação Telefônica, Fundação Lemann, Imaginable Futures.
Instituto Singularidades e Columbia University
Lançamento em São Paulo: https://porvir.org/espacode-formacao-mao-na-massa-para-professores-einaugurado-em-sao-paulo/.
Martin, L. (2015). The Promise of the Maker Movement for Education. Journal of Pre-College Engineering Education Research (J-PEER), 5(1), Article 4. https://doi.org/10.7771/2157-9288.1099.
O investimento que formará 140 formadores de formadores por parte da Fundação Telefônica no ano de 2022 foi de 1 milhão de reais. O investimento dos outros parceiros não foi publicado. Porém é um valor de instalação de capacidades e pode ser utilizado para múltiplas turmas.
Instituto Singularidades, Fundação Telefônica, Fundação Lemann, Imaginable Futures, Columbia University.
Faz sentido lógico.