Vem que Dá Tempo

Vem que Dá Tempo

Incentivos ao retorno e à permanência do aluno – Busca ativa – Auxílio mensal

Trata-se de um programa da secretaria de educação do Estado de Alagoas com objetivo de oportunizar o retorno à escola para conclusão do ensino fundamental para jovens de 15 anos ou mais, incentivando o ingresso no ensino médio. O Programa beneficia jovens e adultos que estão fora da sala de aula e que desejam concluir o ensino fundamental e o ensino médio.

Para participar do Vem que Dá Tempo, o aluno deve ser maior de idade, estar a mais de dois anos fora da escola, estar em situação de vulnerabilidade social e ser residente do Estado de Alagoas. O processo de inscrição é bastante simplificado, basta o aluno fazer o preenchimento de um formulário online, específico para o polo em que deseja cursar o curso preparatório. Quando tiver taxa de frequência de no mínimo 80 por cento no curso preparatório para a certificação do Ensino Fundamental, o aluno recebe R$ 200. Após a aprovação no exame de certificação, o aluno recebe mais R$ 300, e tem direito a receber mais R$ 100 reais por mês para cursar o ensino médio Modular na Educação de Jovens e Adultos.

Alagoas/AL, Brasil
2021
-
Estudos Prévios

Resumo da implementação

Em oito meses de implementação, o Vem que Dá Tempo teve 29 mil inscritos. Destes, 9 mil realizaram o curso preparatório, 25 mil realizaram o exame de certificação do Ensino Fundamental, e 24 mil alunos foram certificados, O Programa já está sendo implementado em todos os municípios do estado.

Outras informações

Ano
2021
Localidade
Alagoas/AL, Brasil
Implementadores

Governo do Estado de Alagoas através da Secretaria Estadual de Educação.

Links e outras fontes

Link para página da secretaria estadual de educação de Alagoas: http://www.educacao.al.gov.br/.
Link com formulários de inscrição por polo aplicador: https://escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/vemque- da-tempo.
Vídeo do Programa Vem que Dá Tempo: https://www.youtube.com/watch?v=R2oLFuPQ8AM. Notícia de site governamental: https://t.ly/ELQV.

Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico.

Efeitos

Resultados:

• 96,1 por cento de aprovação.
• 29.188 inscritos e 24.092 certificados.
• 9.252 realizaram o curso preparatório.
• 25.076 realizaram o exame.

Programa APOIA

Programa APOIA

Incentivos ao retorno e à permanência do aluno – Busca ativa

O Programa ou Sistema APOIA (Aviso Por Infrequência do Aluno) tem como objetivo a busca ativa de alunos em idade escolar para que eles não abandonem a escola (de 4 a 17 anos, incluindo EJA). Com cinco dias consecutivos ou sete dias alternados de faltas injustificadas no período de 30 dias inicia-se o ciclo do APOIA. Após o registro das faltas, dentro de até 14 dias a escola busca o aluno e tenta a reinserção. Quando não for possível realizar a reinserção, a escola aciona o Conselho Tutelar que também dispõe de 14 dias, para intervir. Quando não for efetuada a inserção do aluno, o caso é encaminhado para o Ministério Público. O promotor de justiça deverá convocar os pais do aluno, comunicar a importância da recondução ou da matrícula, identificar o motivo da evasão, novamente, com prazo de 14 dias.

Em qualquer uma das intervenções, quando houver a recondução do aluno, o ciclo APOIA será encerrado. Se após a última intervenção o aluno não for localizado, estiver com problemas de saúde ou outra razão com tempo indeterminado, o caso é arquivado pelo Ministério Público.

Estudantes com mais de 18 anos, também poderão entrar no ciclo de busca ativa. No entanto, não haverá envolvimento do Conselho Tutelar e do Ministério Público.

Santa Catarina/SC, Brasil
2001
CIJE
-
Estudos Prévios

Resumo da implementação

Trata-se de um programa que atua e é implementado em rede. Todos os participantes (escola, Conselho Tutelar e Ministério Público) compartilham responsabilidades e atuam com o objetivo de trazer o aluno de volta à sala de aula.

As medidas que a rede APOIA pode oferecer ao aluno são: Orientação, acompanhamento e apoio ao estudante pelo Conselho Tutelar e Ministério Público; Advertências aos pais pelo Conselho Tutelar e Ministério Público; Encaminhamento do estudante e/ou de sua família para programas sociais; Encaminhamento do estudante e/ou sua família para tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico; Encaminhamento da família para cursos ou programas de orientação; Oferecimento da denúncia pelo crime de abandono intelectual; Oferecimento de representação pela prática da infração administrativa de descumprimentos dos deveres inerentes ao poder familiar.

Outras informações

Ano
2001
Localidade
Santa Catarina/SC, Brasil
Fonte financiamento

O órgão gestor do Programa é o Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CIJE).

Implementadores

Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MP-SC) é o gestor do Programa, a Coordenação de Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria Estadual é o órgão que operacionaliza o Programa que conta com a participação da Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina (SED-SC) e outros outros órgãos públicos

Links e outras fontes

Guia de Aprendizagem: https://t.ly/Bkdd.

Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico.

Gincana da Jornada X

Gincana da Jornada X

Incentivos ao retorno e à permanência do aluno – Busca ativa

É uma estratégia gamificada que fortalece o protagonismo juvenil colocando os alunos no centro das ações. A jornada propõe reconduzir estudantes evadidos, e altamente desmotivados à comunidade escolar. A Gincana mobiliza toda a comunidade escolar. No entanto, pais e professores têm papel de estimular e apoiar. E os alunos são os responsáveis por buscarem os jovens que estão fora da escola ou desmotivados.

São Paulo, Brasil
2020
Doação
-
Estudos Prévios

Resumo da implementação

A gincana é dividida em fases. A primeira fase é chamada de Jogo de Engajamento, e dura de quatro a seis semanas. Essa etapa pode ser realizada de forma online, presencial ou híbrida. A diretoria da escola dá o pontapé inicial, inscrevendo a escola no portal do Programa e solicitando o envio do kit com o material da gincana. A direção escolhe de três a cinco mestres do jogo, que geralmente são os professores mais populares entre os alunos. Cada mestre então escolhe seu Agente X, que deve ser um aluno popular com alto poder de persuasão dos colegas. Cada agente X forma então uma liga com até mais quatro estudantes, cujo objetivo é montar uma “tribo” reunindo o maior número de ex-alunos e adultos da comunidade do entorno da escola, como comerciantes, líderes comunitários, vizinhos, pais de alunos, entre outros.

Na segunda fase, ocorre a Gincana X. Nesta fase, as tribos concorrem entre si, fazendo atividades como pintura de murais, atividades esportivas, culturais, competições de conhecimento geral, e busca ativa de alunos que não estão mais frequentando a escola. Cada uma dessas atividades gera uma pontuação para a tribo. 

A terceira fase é chamada de Jornada X e tem o propósito de envolver os alunos desmotivados ou aqueles que foram reconduzidos à escola. A jornada tem uma duração completa de um semestre letivo, e funciona como uma extensão da Gincana X, promovendo atividades para o engajamento da comunidade escolar e recondução dos alunos desmotivados para a escola.

Outras informações

Ano
2020
Localidade
São Paulo, Brasil
Fonte financiamento

Financiamento por meio de doação e apoio institucional (Instituto Natura e Fundação Lemann).

Implementadores

ONG LiveLab.

Links e outras fontes

Guia: https://t.ly/3MchI.
Instagram da Jornada X: https://www.instagram.com/jornadax/.
Site da Jornada X: https://jornadax.org/.
Site da organização implementadora: https://t.ly/I9XE.

Parceiros potenciais

UNICEF

Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico.

Busca Ativa do UNICEF

Busca Ativa do UNICEF

Incentivos ao retorno e à permanência do aluno – Busca ativa – Apoio ao estudante

A iniciativa é uma metodologia e, ao mesmo tempo, uma solução tecnológica. O sistema permite que as pessoas enviem informações pela internet e por SMS. Dessa forma, os agentes de busca ativa podem monitorar informações e identificar crianças e adolescentes fora da escola.

Metodologicamente, a iniciativa impulsiona municípios a criarem equipes multidisciplinares com gestores das áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, entre outros. As ações da iniciativa buscam a matrícula, a permanência e o aprendizado dos alunos.

O UNICEF, implementador da iniciativa, tem como objetivo ampliar o apoio aos municípios e Estados e investir na formação de adolescentes para que sejam agentes de busca ativa.

Brasil
2020
UNICEF
-
Estudos Prévios

Resumo da implementação

A iniciativa Busca Ativa Escolar pode ser implementada por Estados e municípios a partir da adesão ao Programa. Trata-se de uma ação afirmativa na busca pela garantia do acesso a serviços públicos por populações em vulnerabilidade. 

São quatro fases para conclusão da iniciativa. O primeiro passo é o mapeamento e identificação das crianças e adolescentes fora da escola. Após essa identificação, busca-se conhecer os motivos que contribuem para a situação. A terceira fase é de intervenção para que as crianças e adolescentes sejam amparados com serviços públicos da rede de proteção que garantam a matrícula ou rematrícula na escola. Por fim, o último passo garante o acompanhamento da criança ou adolescente durante um ano.

Outras informações

Ano
2020
Localidade
Brasil
Fonte financiamento

A ferramenta tecnológica é disponibilizada gratuitamente para o município por meio do UNICEF, o financiamento da equipe multidisciplinar e dos serviços ofertados às crianças e adolescentes é de responsabilidade do município ou Estado que fez a adesão à iniciativa.

Implementadores

UNICEF, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Links e outras fontes

Link da Iniciativa: https://buscaativaescolar.org.br/.

Parceiros potenciais

Instituto C: https://institutoc.org.br/.

Camará Calunga: https://camaracalunga.com/project/ crescer-com-protecao/.

Agenda Pública: https://agendapublica.org.br/.

Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico.