Ambientes adequados de aprendizagem e inovação curricular – Pedagogias ativas, em especial a abordagem de projetos STEAM
Robótica com Sucata é um projeto idealizado pela professora Débora Garofalo que propõe uma nova abordagem pedagógica, com uso de robótica e eletrônica, como metodologia de aprendizado. A intervenção transforma resíduos em dispositivos como carrinhos motorizados, robôs pessoais, máquinas de refrigerante, aspirador de pó, entre outros.
São utilizadas placas programáveis Arduino e Microbit e é a aplicação prática de diversos conhecimentos transformadores na vida de crianças e jovens periféricos. O projeto estimula a aprendizagem do estudante por meio da sua criatividade e promove o estímulo, experimentação e exploração. Além do conhecimento em eletrônica e robótica, os alunos são estimulados em áreas como: responsabilidade social, empreendedorismo e cidadania.
Resumo da implementação
Segundo o site do SEBRAE em entrevista com a criadora do Programa, como primeiro passo, “a equipe vai para a comunidade, promove aulas públicas e conversa sobre o lixo e a reciclagem. Como segundo passo, recolhe materiais da rua, volta para a sala de aula para pesá-los e transformá-los por meio de pesquisas e protótipos, dando diferentes funcionalidades a eles”.
Outras informações
Orçamento público.
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Site oficial da Professora Garofalo:
https://deboragarofalo.com.br/robotica-com-sucata/
Não identificado.
Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades:
https://www.ceert.org.br/.
BONILLA, S; DEE, T. S.; PENNER, E. K. Ethnic studies increases longer-run academic engagement and attainment, 2021. https://doi.org/10.1073/pnas.2026386118.
Segundo dados da Professora Garofalo, atualmente atinge 3,7 milhões de estudantes por meio da implementação do componente de Tecnologia e inovação na rede estadual de São Paulo.
Os dados não podem ser compartilhados (os dados provêm dos registros administrativos de um distrito escolar, incluindo crianças menores de 18 anos). Pelo acordo de uso de dados com o distrito escolar, não podem ser compartilhados esses dados com outras pessoas que não tenham sido aprovadas
para acessá-los.
Faz sentido lógico.
Possibilitar a aprendizagem mais ativa das crianças e adolescentes.