Professor Mentor, Meu Projeto de Vida

Professor Mentor, Meu Projeto de Vida

Apoio às aprendizagens – Mentoria Personalizada

O Programa Professor Mentor é uma das estratégias lançadas pelo Governo do Estado de Alagoas. Tem como objetivo reforçar o vínculo entre professor e aluno, além de apoiar o estudante e como protagonista do seu processo de aprendizagem.

Há um processo de seleção para professores mentores e alunos monitores. Para os professores, os pré-requisitos são: Ser professor efetivo ou temporário da rede estadual, ter disponibilidade de 20 horas semanais e currículo lattes atualizado. Para alunos monitores: Estar matriculado regularmente em uma turma da rede básica estadual, ter disponibilidade de 20 horas semanais para o Projeto e frequência de no mínimo 90 por cento.

O professor mentor irá acompanhar o aluno bolsista e desenvolver com toda a sala o Projeto de Vida dos alunos. O projeto tem duração esperada de 7 meses. Nesse período, os professores mentores e os alunos monitores recebem uma bolsa por meio do Cartão Escola 10. O valor da bolsa para os professores é de R$ 1.500 e para os alunos monitores é de R$ 250.

Alagoas, Brasil
2022
Secretaria de Educação
-
-

Resumo da implementação

Os professores mentores participam de uma formação que consiste em um plano de formação para apoiar os demais professores em seu amadurecimento profissional e para melhorar o acompanhamento da sua turma. Além dessa formação, a SEDUC oferece o curso “Projeto de Vida”. Trata-se de uma formação à distância de curta duração para os professores bolsistas do Programa Professor Mentor. 

Durante sete meses o professor mentor irá desenvolver um projeto com a sua turma e preencher o Dossiê do Projeto de Vida. Entre outros objetivos, o preenchimento propicia o monitoramento da frequência escolar dos estudantes da turma (requisito para o pagamento de R$ 100 mensais por estudante pelo Cartão Escola 10).

O professor mentor desenvolve junto à turma um projeto de vida baseado em um eixo norteador (Projeto de Vida) e cinco eixos estruturantes, sendo: diversidades, engajamento e território, competências socioemocionais, recomposição e apoio à aprendizagem e à família. O aluno monitor irá acompanhar todas as atividades, preencher um cronograma mensal e apoiar os colegas durante as atividades.

Outras informações

Ano
2022
Localidade
Alagoas, Brasil
Fonte financiamento

Secretaria de Educação do Estado de Alagoas

Implementadores

Secretaria de Educação do Estado de Alagoas e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).

Links e outras fontes

Documento orientador do Programa Professor Mentor: Documento Orientador - Programa Professor Mentor.pptx - Apresentações Google

Custo de implementação

R$ 119,7 milhões para a concessão de bolsas, sendo: 5.700 bolsas de R$ 1.500 para professores

Parceiros potenciais

Fundação Vivo Telefônica

Instituto Unibanco

Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico

Check and Connect (C&C)

Check and Connect (C&C)

Apoio às aprendizagens – Mentoria personalizada

O Programa Check and Connect visa complementar o capital social de alunos em vulnerabilidade e seus pais, reduzindo o número de dias que os estudantes faltam às aulas e aumentando o engajamento em atividades da escola.

O C&C é um programa estruturado na escola, projetado para fortalecer vínculos dos alunos a partir do desenvolvimento de relacionamentos. O C&C é baseado em quatro componentes: (1) mentoria personalizada, a partir de um mentor que trabalha com alunos e suas famílias, (2) check-ins regulares pelo mentor, (3) intervenções com objetivo de restabelecer a conexão do aluno com a escola e o aprendizado e (4) engajamento com os pais.

O foco do Programa é em estudantes com alto risco de absenteísmo, abandono ou evasão escolar, que é calculado a partir de faltas e baixa performance acadêmica. Os alunos elegíveis são aqueles que, no ano anterior, tiveram cerca de 10 a 35 faltas.

Estados Unidos
2011
Governamental
-
Estudos Prévios

Resumo da implementação

O Check and Connect é uma intervenção desenhada na Universidade de Minnesota pela pesquisadora Sandra Christenson e outros colegas. Sua implementação foi iniciada em Minneapolis e se espalhou em diversos distritos dos Estados Unidos. 

Os alunos são designados a mentores que, tipicamente, são membros da equipe da escola e são remunerados pelo serviço de monitoramento e mentoria. Os mentores são responsáveis por monitorar a frequência e performance dos alunos. Com o desenvolvimento do vínculo e relacionamento, os mentores podem auxiliar os alunos e conectá-los a serviços públicos, recursos ou programas do sistema escolar para que superem as barreiras sociais que levam ao absenteísmo, ao abandono e a evasão escolar. 

Há um padrão de implementação do Programa que inclui treinamentos e manual. Os mentores são treinados para apoiar os alunos por meio do “Check”, ou seja, monitorar a frequência escolar, notas e comportamento. E, também, para “Connect”, o que significa se conectar com o aluno por meio de intervenções personalizadas e fundamentadas em informações sobre o grau de engajamento em atividades, circunstâncias familiares, bem como nos recursos escolares disponíveis. 

Os encontros formais entre alunos e mentores ocorreram individualmente ou em pequenos grupos, ao menos cinco vezes ao mês. Informalmente, nos corredores, no refeitório e em outros lugares os alunos e mentores também se encontraram diversas vezes. Em complementação, os mentores visitaram ou telefonaram para as famílias duas vezes ao mês. Na intervenção estudada, o nível de engajamento da família com o mentor foi bastante diverso.

Outras informações

Ano
2011
Localidade
Estados Unidos
Fonte financiamento

Governamental

Implementadores

Chicago Public Schools (CPS).

Custo de implementação

O custo anual por participante é de USD 1.700, ou USD 3.400 no total em dois anos.

Parceiros potenciais
Estudos prévios

GURYAN, J., et al. “The effect of mentoring on school attendance and academic outcomes: A randomized evaluation of the Check & Connect Program.” Journal of Policy Analysis and Management
40.3, 841-882, 2021.

Metodologia dos estudos prévios

RCT (Randomized Control Trial — Ensaios Clínicos Aleatorizados).
Tamanho total da amostra

  • 1º coorte: 2.779 estudantes.
  • 2º coorte: 2.150 estudantes.
Efeitos

22 por cento de diminuição das faltas, o que significa 4,2 dias a mais de frequência.

Pathways to Education

Pathways to Education

Apoio às aprendizagens – Desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

O Pathways to Education é um programa de suporte a estudantes com uma abordagem integrada, fundamentada em quatro pilares: 1) Aconselhamento do aluno, 2) Apoio financeiro, 3) Apoio psicosocial e 4) Apoio acadêmico. Tem como objetivo impactar o desempenho acadêmico da juventude e transformar positivamente a comunidade onde é implementado.

A partir do compromisso firmado pelos jovens e seus pais, cada jovem é designado a um conselheiro que acompanhará sua jornada e será o elo entre o participante e o Programa. As reuniões com o conselheiro são obrigatórias e acontecem ao menos duas vezes ao mês. Cada conselheiro acompanha as notas, frequência escolar e presença nas atividades do Programa de até 50 alunos. Por meio de voluntários, são oferecidas sessões de conteúdo acadêmico extra (tutorias), de 2 a 4 vezes por semana.

A tutoria pode ser personalizada ou feita em pequenos grupos, de até cinco alunos por tutor. Os jovens também devem participar de sessões de mentoria em grupo. Tais sessões quinzenais buscam desenvolver habilidades sociais e comprometimento com a comunidade. Exemplos de atividades incluem idas ao teatro, eventos esportivos, participar de oficinas de artes, projetos de reciclagem comunitária e artes marciais, além de resolução de conflitos. São incluídas também sessões de mentoria para escolha e planejamento da carreira (projeto de vida), incluindo visitas às universidades, sessões sobre preparação de currículo, preparação para entrevistas e visitas a potenciais empregadores.

O Programa também apoia financeiramente os jovens com pagamento de passagens de transporte público e materiais escolares para que se mantenham na escola. No longo prazo, o Programa forma uma bolsa-poupança para o aluno, com uma premiação de $ 1.000 dólares canadenses (aproximadamente USD 740) por cada ano completado no ensino médio. A poupança pode ser acessada ao final do ensino médio. A assiduidade dos encontros com os conselheiros é uma condição para ter o apoio financeiro.

Canadá
2001
Recursos próprios
6.907 estudantes
Estudos Prévios

Resumo da implementação

Em 2001, as ações foram iniciadas no bairro Regent Park, em Toronto, que abriga o maior conjunto habitacional da cidade. Os moradores são compostos em sua maioria por imigrantes, e era marcado por altos índices de consumo de drogas, violência e evasão escolar. A iniciativa de implementar o Programa partiu de profissionais do centro comunitário de saúde com o propósito de melhorar o desempenho acadêmico dos jovens.

Entre 80 a 95 por cento dos estudantes que são elegíveis para o Pathways to Education se registraram para participar. A partir de 2007, o Programa foi expandido e dois novos bairros foram incorporados, Rexdale e Lawrence Height. Atualmente, segundo o site do Programa, ele já é implementado em 31 localidades, distribuídas por todo território canadense.

Outras informações

Ano
2001
Localidade
Canadá
Fonte financiamento

Recursos próprios, provenientes de doações públicas e privadas (empresas e indivíduos).

Implementadores

Pathways to Education (ONG).

Links e outras fontes

Pathway to Education: https://t.ly/OwrT.

Custo de implementação

Em 2010, o custo de operação direta por estudante era de $ 3.500 dólares canadenses por ano e o custo administrativo era de $ 1.200 dólares canadenses.

 

Segundo Lavecchia et al. (2017), os custos totais de operação e administração diretos são estimados em $ 14.000 dólares canadenses por estudante.

Parceiros potenciais

Instituto Ideias de Futuro: https://ideiasdefuturo.com/.
Instituto Somos: https://www.institutosomos.org/.
Atados: https://www.atados.com.br/.
Programa Pró-lider: https://www.programaprolider.com.br/.
Jornada do Líder da ONG Mapa Educação: https://t.ly/ZGof.

Estudos prévios

LAVECCHIA, A. M.; OREOPOULOS, P.; BROWN, R. S. “Long-Run Effects from Comprehensive Student Support: Evidence from Pathways to Education.” American Economic Review: Insights 2 (2): 209-24, 2020. Disponível em: https://t.ly/FoVJ. OREOPOULOS, P.; BROWN, R. S.; LAVECCHIA, A. M. “Pathways to Education: an integrated approach to helping at-risk high school students.” Journal of Political Economy 125 (4): 947-84, 2017. Disponível em Disponível em: https://doi.org/10.1086/692713.

Tamanho total da amostra

6.907 estudantes.

Metodologia dos estudos prévios

DID (Differences in Differences — Diferenças em Diferenças).

Efeitos
  • Aumento de 40 por cento na taxa de conclusão do ensino médio em Regent Park (sem o Programa, a taxa de conclusão era de 38 por cento. O Pathways to Education aumenta a taxa para 54 por cento).
  • Aumento de 57 por cento na taxa de alunos que se matricularam no ensino superior ao fim do ensino médio (era de 33 por cento, subiu para 53 por cento).
  • Aumento de 15 por cento nas notas de língua inglesa e de 21 por cento nas notas de matemática durante o 9º ano.
  • Aos 28 anos de idade, a chance de os alunos elegíveis ao Programa estarem empregados é 11 por cento maior, e o salário médio é 19 por cento mais alto.

Quantum Opportunity Program (QOP)

Quantum Opportunity Program (QOP)

Apoio às aprendizagens – Mentoria personalizada – Bolsa por conclusão de série ou do ensino médio

Durante cinco anos, a partir de 1995, o Programa Quantum Opportunity (QOP) foi implementado em 11 escolas de sete cidades estadunidenses. O Programa distribuiu incentivos financeiros de curto e longo prazo para os alunos que eram recompensados de acordo com a quantidade de horas que efetivamente direcionaram ao QOP. Trata-se de uma intervenção com componentes de mentoria, incentivos financeiros e serviços educacionais.

Os estudantes elegíveis são aqueles com baixa performance no ensino médio. O Programa acompanha o aluno durante os anos do ensino médio e prevê um adicional de um ano para casos em que o estudante fique uma série atrás, ou seja, tenha repetência de ano.

Os objetivos do QOP eram: reduzir comportamentos de risco e apoiar jovens a concluírem o ensino médio, além de incentivar o engajamento em outras fases de ensino. Para isso, durante cinco anos receberam incentivos financeiros e serviços de apoio que incluíram: mentoria com profissionais contratados e especializados, tutoria acadêmica e atividades de desenvolvimento de habilidades sociais.

Estados Unidos
1995
Fundo Privado
1.069 estudantes
Estudos Prévios

Resumo da implementação

Os estudantes receberam USD 1,25 por hora (valores de 2007) de atividades diretamente relacionadas ao Programa. Tais atividades são aquelas que pretendem melhorar as habilidades sociais dos estudantes, desenvolver o senso de comunidade e aprimorar a performance acadêmica. Todas as atividades eram realizadas depois da escola e em um período durante o fim de semana, totalizando 750 horas no ano. 

Além do pagamento pelas horas de atividades diretamente relacionadas, ao completar o ensino médio e seguir adiante no itinerário educacional, os alunos recebem o valor equivalente ao total que já foi pago pelas horas dedicadas ao QOP. Na média, os alunos acompanhados no grupo de tratamento da avaliação de impacto receberam cerca de USD 1.000 ao concluírem o ensino médio. 

Os profissionais foram contratados para o período de cinco anos e ficaram responsáveis pelo acompanhamento de 15 a 25 estudantes. O objetivo era desenvolver o relacionamento entre o jovem e o profissional. Eram responsáveis por monitorar o engajamento do jovem com o Programa, prevenir a evasão escolar, consequências de comportamento de risco como ser preso.

Outras informações

Ano
1995
Localidade
Estados Unidos
Fonte financiamento

Fundo Privado da Fundação Eisenhower.

Implementadores

Fundação Eisenhower.

Links e outras fontes

Ficha resumo do Programa: https://ies.ed.gov/ncee/wwc/Docs/InterventionReports/WWC_QOP_070207.pdf.
Página do Programa na Fundação Eisenhower: http://www.eisenhowerfoundation.org/qop.

Custo de implementação

Cerca de USD 25.000 no total da intervenção por estudante, na Filadélfia o custo total foi de USD 58.000 em razão do valor dos custos de mão de obra.

Estudos prévios

RODRIGUEZ-PLANAS, N. Longer-term Impacts of Mentoring, Educational Services, and Learning Incentives: Evidence from a Randomized Trial in the United States. American Economic Journal: Applied Economics, 4(4), 121-39, 2022.

RODRIGUEZ-PLANAS, N. School, drugs, mentoring, and peers: Evidence from a randomized trial in the US, Journal of Economic SUBCATEGORIA 1.4 Mentoria personalizada Behavior & Organization, Volume 139, 2017, Pages 166-181,ISSN 0167-2681, (2017). https://doi.org/10.1016/j.jebo.2017.05.003.

Tamanho total da amostra

1.069 estudantes

Metodologia dos estudos prévios

RCT (Randomized Control Trial — Ensaios Clínicos Aleatorizados).

Efeitos

O Programa aumentou a taxa de conclusão do ensino médio em 12 por cento. Houve também aumento de 21 por cento na taxa de alunos que frequentam instituições de ensino superior.

 

Um segundo estudo (RODRIGUEZ-PLANAS, 2017) mostrou que os efeitos estão concentrados entre os alunos mais velhos e com alto risco de uso de drogas. Para aqueles que tinham mais de 20 anos ao entrar no Programa, a probabilidade de conclusão do ensino médio aumentou de 15 por cento a 16 por cento, e a probabilidade de cursar o ensino superior subiu de 22 por cento a 28 por cento. O QOP também melhorou a empregabilidade dos alunos mais velhos, que tiveram um aumento de 13 por cento na chance de estar empregados e de 17 por cento no salário horário. Há evidências, no entanto, de que ao misturar alunos de diferentes backgrounds nas atividades de mentoria e buscar fortalecer os laços de pertencimento ao grupo, aqueles que antes conviviam com pares de baixo risco de consumo de drogas podem ter sido prejudicados pela influência de novos pares com alta chance de consumo de drogas.

Big Brothers, Big Sisters

Big Brothers, Big Sisters

Apoio às aprendizagens – Mentoria personalizada

É um programa de mentoria para jovens que conecta voluntários adultos com jovens de famílias monoparentais. Há um grande investimento de tempo na execução do Programa. Os mentores e jovens se reúnem cerca de 2 a 4 vezes por mês, durante um ano. Os encontros têm duração entre 3 a 4 horas. O Big Brothers or Big Sisters (BBBS) pretende criar laços de amizade entre os jovens e adultos.

Em 1998, havia cerca de 500 agências BBBS nos Estados Unidos. Atualmente, há também um braço internacional que implementa o Programa em diversos países.

Vários Países
1994
Doações e grants
1.138 jovens
Estudos Prévios

Resumo da implementação

O BBBS conta com padrões de implementação mínimos e uma equipe de operação profissional. Essa equipe faz a triagem dos candidatos e candidatas a voluntários, com objetivo de selecionar pessoas que potencialmente podem ser riscos aos jovens em termos de segurança, incluindo emocional. Ou seja, selecionam voluntários com tempo para honrar o seu compromisso e que formarão relacionamentos positivos com os jovens. 

Selecionar jovens e famílias realmente dispostos a terem um mentor é outra função da equipe operacional que ainda provê orientação e treinamento aos voluntários, promove as correspondências (matches) entre jovem e voluntário e supervisiona o relacionamento. 

Após a correspondência, em até duas semanas, a equipe fará contato com o responsável, o jovem e o voluntário. No primeiro ano de relacionamento, há um contato telefônico mensal com o voluntário e com o responsável ou jovem. Depois do primeiro ano, a frequência de contato é de um a cada quatro meses.

Outras informações

Ano
1994
Localidade
Vários Países
Fonte financiamento

Recursos de doações e grants governamentais

Implementadores

Big Brothers Big Sisters

Links e outras fontes

BBBS website: http://bbbs.org/.

Parceiros potenciais
Estudos prévios

GROSSMAN, J. B.; TIERNEY, J. P. Does Mentoring Work? An Impact Study of the Big Brothers, Big Sisters Program. Evaluation Review, 22(3), 403-426, 1998.

Tamanho total da amostra

1.138 jovens

Metodologia dos estudos prévios

OLS (Ordinary Least Squares — Análise de Regressão).

Efeitos

• Durante 18 meses de acompanhamento, 11,47 por cento do grupo de controle começou a usar drogas.
• Entre os jovens que participaram do BBBS o percentual foi de 45,8 por cento.
• O efeito foi minimamente positivo em relação às notas. O grupo de controle relatou a média de pontos GPA de 2,63 e o grupo tratamento de 2,71. Especialmente meninas de grupos minoritários, obtiveram médias maiores, sendo reportado 2,83.
• Houve aumento na frequência escolar, o grupo de tratamento faltou 52 por cento menos das aulas (2,2 dias), sendo que o grupo de controle faltou em média 4,5 dias.