Quantum Opportunity Program (QOP)

Apoio às aprendizagens – Mentoria personalizada – Bolsa por conclusão de série ou do ensino médio

Durante cinco anos, a partir de 1995, o Programa Quantum Opportunity (QOP) foi implementado em 11 escolas de sete cidades estadunidenses. O Programa distribuiu incentivos financeiros de curto e longo prazo para os alunos que eram recompensados de acordo com a quantidade de horas que efetivamente direcionaram ao QOP. Trata-se de uma intervenção com componentes de mentoria, incentivos financeiros e serviços educacionais.

Os estudantes elegíveis são aqueles com baixa performance no ensino médio. O Programa acompanha o aluno durante os anos do ensino médio e prevê um adicional de um ano para casos em que o estudante fique uma série atrás, ou seja, tenha repetência de ano.

Os objetivos do QOP eram: reduzir comportamentos de risco e apoiar jovens a concluírem o ensino médio, além de incentivar o engajamento em outras fases de ensino. Para isso, durante cinco anos receberam incentivos financeiros e serviços de apoio que incluíram: mentoria com profissionais contratados e especializados, tutoria acadêmica e atividades de desenvolvimento de habilidades sociais.

Estados Unidos
1995
Fundo Privado
1.069 estudantes
Estudos Prévios

Resumo da implementação

Os estudantes receberam USD 1,25 por hora (valores de 2007) de atividades diretamente relacionadas ao Programa. Tais atividades são aquelas que pretendem melhorar as habilidades sociais dos estudantes, desenvolver o senso de comunidade e aprimorar a performance acadêmica. Todas as atividades eram realizadas depois da escola e em um período durante o fim de semana, totalizando 750 horas no ano. 

Além do pagamento pelas horas de atividades diretamente relacionadas, ao completar o ensino médio e seguir adiante no itinerário educacional, os alunos recebem o valor equivalente ao total que já foi pago pelas horas dedicadas ao QOP. Na média, os alunos acompanhados no grupo de tratamento da avaliação de impacto receberam cerca de USD 1.000 ao concluírem o ensino médio. 

Os profissionais foram contratados para o período de cinco anos e ficaram responsáveis pelo acompanhamento de 15 a 25 estudantes. O objetivo era desenvolver o relacionamento entre o jovem e o profissional. Eram responsáveis por monitorar o engajamento do jovem com o Programa, prevenir a evasão escolar, consequências de comportamento de risco como ser preso.

Outras informações

Ano
1995
Localidade
Estados Unidos
Fonte financiamento

Fundo Privado da Fundação Eisenhower.

Implementadores

Fundação Eisenhower.

Links e outras fontes

Ficha resumo do Programa: https://ies.ed.gov/ncee/wwc/Docs/InterventionReports/WWC_QOP_070207.pdf.
Página do Programa na Fundação Eisenhower: http://www.eisenhowerfoundation.org/qop.

Custo de implementação

Cerca de USD 25.000 no total da intervenção por estudante, na Filadélfia o custo total foi de USD 58.000 em razão do valor dos custos de mão de obra.

Estudos prévios

RODRIGUEZ-PLANAS, N. Longer-term Impacts of Mentoring, Educational Services, and Learning Incentives: Evidence from a Randomized Trial in the United States. American Economic Journal: Applied Economics, 4(4), 121-39, 2022.

RODRIGUEZ-PLANAS, N. School, drugs, mentoring, and peers: Evidence from a randomized trial in the US, Journal of Economic SUBCATEGORIA 1.4 Mentoria personalizada Behavior & Organization, Volume 139, 2017, Pages 166-181,ISSN 0167-2681, (2017). https://doi.org/10.1016/j.jebo.2017.05.003.

Tamanho total da amostra

1.069 estudantes

Metodologia dos estudos prévios

RCT (Randomized Control Trial — Ensaios Clínicos Aleatorizados).

Efeitos

O Programa aumentou a taxa de conclusão do ensino médio em 12 por cento. Houve também aumento de 21 por cento na taxa de alunos que frequentam instituições de ensino superior.

 

Um segundo estudo (RODRIGUEZ-PLANAS, 2017) mostrou que os efeitos estão concentrados entre os alunos mais velhos e com alto risco de uso de drogas. Para aqueles que tinham mais de 20 anos ao entrar no Programa, a probabilidade de conclusão do ensino médio aumentou de 15 por cento a 16 por cento, e a probabilidade de cursar o ensino superior subiu de 22 por cento a 28 por cento. O QOP também melhorou a empregabilidade dos alunos mais velhos, que tiveram um aumento de 13 por cento na chance de estar empregados e de 17 por cento no salário horário. Há evidências, no entanto, de que ao misturar alunos de diferentes backgrounds nas atividades de mentoria e buscar fortalecer os laços de pertencimento ao grupo, aqueles que antes conviviam com pares de baixo risco de consumo de drogas podem ter sido prejudicados pela influência de novos pares com alta chance de consumo de drogas.