Escola em Tempo Integral (PETC)

Ambientes adequados de aprendizagem e inovação curricular – Escolas de tempo integral

Desde os anos 80, a extensão do dia escolar tem sido uma das políticas educacionais escolhidas por alguns países latino-americanos para atender às necessidades das crianças em situações socioeconômicas desafiadoras. A política mexicana se baseia na teoria de que mais recursos escolares, tais como mais tempo de instrução e mais materiais para alunos e professores levarão a um maior número de horas de instrução efetiva, e com isso, o desempenho acadêmico e outros indicadores educacionais acabam melhorando.

O Programa de Escolas em Tempo Integral (PETC) foi projetado como um piloto em 2007 com o objetivo de oferecer maiores oportunidades de aprendizagem para crianças e jovens, ampliando o horário escolar para incorporar atividades complementares que influenciam o desenvolvimento integral do estudante.

México
2007
Orçamento Público
-
Estudos Prévios

Resumo da implementação

Dez anos após sua implementação, mais de 25.000 escolas são participantes do Programa.

Outras informações

Ano
2007
Localidade
México
Fonte financiamento

Orçamento público.

Implementadores

Ministério de Educação do México — Secretaría de Educación Pública.

Links e outras fontes

Secretaria de Educação Pública:
https://www.gob.mx/sep.

Estudos prévios

SILVEYRA, M.; YÁÑEZ, M; BEDOYA, J.¿Qué impacto tienen las escuelas de tiempo integral en los estudiantes de educación básica? Evaluación del programa. Disponível em: https://ibit.ly/esEE.

Identificação bases de dados e limitações da informação disponível

Cultura deficitária em sistematização e cuidado com bases de dados de qualidade.

Metodologia dos estudos prévios

DID (Differences in Differences — Diferenças em Diferenças).

Efeitos

Alguns dos resultados mais significativos mostram que a participação no PETC reduz a proporção de estudantes com o mais baixo nível de desempenho em testes padronizados, com uma redução de cerca de 4,6 pontos percentuais (p.p.).

 

Por outro lado, há um aumento no número de estudantes do mais alto nível de desempenho, com um aumento de 10 por cento na proporção de alunos no nível mais alto de desempenho em matemática.

 

Ademais, as escolas que participaram do Programa reduziram em 8,8 por cento o número de alunos considerados com sério atraso de conhecimento.