Programa de Apoio à Juventude

Ambientes adequados de aprendizagem e inovação curricular – Políticas de engajamento e construção de vínculos dos alunos através do esporte e do incentivo à cultura

Um ambiente de experiência rica e estimulante na escola favorece o interesse e a elevação da autoestima de todos que nela convivem. Para o Programa Educacional de Atenção ao Jovem — Peas Juventude, implantado e desenvolvido em escolas de ensino fundamental e médio da rede estadual de Minas Gerais, ao longo de quase duas décadas, a qualidade da convivência escolar para um desenvolvimento humano saudável é fundamental.

Este Programa cumpriu dois propósitos: a) promover o desenvolvimento profissional da equipe docente para que eles se tornassem capazes de compreender melhor os jovens e b) revitalizar o ambiente escolar, envolvendo-os em atividades significativas para eles. O Peas Juventude — Programa Educacional de Atenção ao Jovem — é decorrente do Projeto de Educação Afetivo-Sexual, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e a Fundação Odebrecht.

Em 1994, o projeto foi implantado, em caráter piloto, em 62 escolas estaduais de Belo Horizonte, localizadas em áreas de vulnerabilidade social. A partir de 2008, o foco do Peas Juventude deslocouse para o protagonismo juvenil como eixo principal e norteador de três importantes áreas temáticas para a formação e desenvolvimento dos jovens: sexualidade e afetividade, adolescência e cidadania; mundo do trabalho e perspectiva de vida.

Minas Gerais, Brasil
2008
Orçamento Público
-
Estudos Prévios

Resumo da implementação

Desde então, até 2011, o Peas Juventude foi implantado em 645 escolas de ensino médio, distribuídas por todas as regiões do Estado e por mais de 300 municípios. As escolas que desejassem implantar esse Programa deveriam estimular seus professores a constituir um Grupo de Desenvolvimento Profissional (GDP), integrado por 8 a 14 professores e especialistas, e fazer a inscrição do seu projeto em um processo seletivo que envolvia anualmente em torno de 700 escolas.

A adesão foi voluntária e cada GDP tinha por finalidade estimular os jovens a formarem grupos para desenvolverem o projeto que desejassem, desde que estivessem dentro do escopo do projeto do GDP. Cabia ao GDP orientar os grupos de alunos na elaboração dos seus projetos, acompanhar a execução e avaliar a sua execução. Desse Programa participaram, por ano, 9,6 mil professores e especialistas e 502 mil jovens alunos do ensino médio.

A avaliação do Programa mostrou que os professores participantes dos GDPeas (Grupos de Desenvolvimento Profissional do Peas) estavam mais proativos e dispostos a enfrentar os novos desafios do mundo de hoje. Ao apoiar e orientar estudos e projetos realizados na escola, o Peas promoveu o desenvolvimento profissional do professor, contribuindo para a ampliação de perspectivas na carreira do magistério e para a formação de lideranças na escola e na comunidade.

O Peas estimulou a participação da comunidade na escola. Os pais dos alunos estão mais presentes, participam de eventos e atividades. As escolas buscaram parcerias nas iniciativas públicas e privadas, abrindo-se para a sociedade. Com o apoio financeiro que recebem da SEE/MG para realizar os projetos, as escolas investiram na infraestrutura, adquiriram câmeras de vídeo, máquinas fotográficas e outros equipamentos que foram e ainda hoje são utilizados nas atividades pedagógicas.

Os alunos que participam do Programa, os Jovens Protagonistas do Peas (JPPeas), são multiplicadores e ensinam o que aprenderam para seus colegas na escola ou mesmo na comunidade onde vivem. Tornaram-se mais atuantes, propõem novas ideias, criam projetos, participam de eventos dentro e fora da escola, como em asilos e hospitais. Ao enfatizar o protagonismo do jovem, o Peas criou oportunidades e condições para o aluno desenvolver projetos comprometidos com questões específicas da juventude e estimuladores do empreendedorismo.

Outras informações

Ano
2008
Localidade
Minas Gerais, Brasil
Fonte financiamento

Orçamento público.

Implementadores

Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.

Links e outras fontes
Custo de implementação

A Secretaria de Educação disponibilizou anualmente, para cada GDP, o valor de R$ 4 mil para cobrir as despesas previstas nos projetos dos alunos. O custo total, por ano, para cada GDP, foi de R$ 5,7 mil.

Parceiros potenciais

Secretarias de Saúde e organizações com a metodologia integral sanitarista de atendimento aos jovens.

Estudos prévios

TELES, Sidéia Marília Do Amaral. A implementação do programa educacional de atenção ao jovem – PEAS juventude: o estudo de caso de duas escolas estaduais em Patos de Minas – MG. Dissertação (mestrado profissional) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. p. 213. Disponível em: http://mestrado.caedufjf.net/a-implementacao-do-programaeducacional-de-atencao-ao-jovem-peas-juventude-o-estudo-decaso-de-duas-escolas-estaduais-em-patos-de-minas-mg/.

Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico.