Horário de Início de Aulas

Apoio à gestão escolar e à valorização da formação docente – Organização e gestão do sistema escolar

O experimento foi conduzido para identificar ganhos econômicos do atraso no horário de entrada das aulas. Nos Estados Unidos, cerca de 60 por cento dos adolescentes reportam que durante a semana dormem menos que o necessário. Em decorrência das alterações no ciclo circadiano, os adolescentes têm ciclos de sono curtos e despertam mais durante a noite.

A recomendação tradicional é a de adiantar o horário de ir para a cama. No entanto, ir dormir mais cedo, não significa dormir mais cedo. Em razão dos ciclos mais curtos, os adolescentes têm maior dificuldade de adormecer, o que resulta em poucas horas de sono por noite durante a semana. Por meio da construção de um modelo preditivo de impactos na economia e individuais, pesquisadores investigaram os ganhos de se adiar trinta minutos a entrada para as aulas, ou seja, iniciar o turno da manhã às 8:30.

O estudo prevê ganhos para a economia de, aproximadamente, USD 83 bilhões em uma década de implementação e início dos retornos a partir de um ano de implementação, tempo em que o primeiro coorte de estudante começaria a se beneficiar da entrada às 8:30 da manhã.

Estados Unidos
Outras Fontes

Resumo da implementação

Não houve implementação, apenas a construção de um modelo econômico.

Ano
Localidade
Estados Unidos
Estudos prévios

HAFNER, M.; STEPANEK, M.; TROXEL, W. M. Later school start times in the U.S. An economic analysis. Santa Monica, CA: RAND Corporation, 2017. Disponível em: https://www.rand.org/pubs/research_reports/RR2109.html.

Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico.

Efeitos

O estudo se versou sobre os possíveis ganhos profundos para a economia. Considerando os 47 Estados do país, os ganhos acumulados em uma década de atraso no horário de entrada no turno seriam de, aproximadamente, USD 83 bilhões.