Saga Education Program

Saga Education Program

Apoio às aprendizagens – Reforço ao aprendizado.

Trata-se de um programa experimental de tutoria intensiva e personalizada com foco em matemática. Oferece conteúdo personalizado, fora do ambiente escolar, para cobrir a demanda e necessidade acadêmica dos adolescentes participantes (alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio). O Saga Education Program foi criado para recuperar o aprendizado de estudantes, especialmente daqueles que estudam em escola com problemas de recursos, que ao ingressarem no ensino médio se deparam com conteúdo inadequado para o seu nível de aprendizado. Por consequência do atraso de aprendizagem, os estudantes têm maior risco de evasão escolar.

A “tecnologia instrucional” que os estudantes recebem é o ponto-chave do Programa. Foi desenvolvida para ser intensiva e individualizada. No Programa Saga Education, duplas de estudantes foram designadas a tutores que os acompanhavam diariamente em sessões de uma hora, organizadas em: 5 minutos de aquecimento inicial com problemas matemáticos, 40 minutos de discussão de material individualizado e 15 minutos de resolução de problemas para identificar o nível de entendimento. As sessões substituíram matérias eletivas ou classes avançadas de matemática.

Chicago, EUA
2013
USD 4.300/aluno
5.343 estudantes
Estudos Prévios

Resumo da implementação

Foi implementado em caráter experimental com alunos de escolas públicas de Chicago entre 2013 e 2014. Atualmente, já alcançou mais de 2.500 estudantes em situações de vulnerabilidade nos Estados Unidos (Nova Iorque e Chicago).

Há experiências sendo implementadas em outros países. Antes do início da implementação, os tutores contratados passam por treinamento de aproximadamente 100 horas, realizado antes do início do ano letivo, em tempo integral. A seleção dos tutores foi fundamentada na identificação de profissionais recém-formados com boas habilidades em matemática e interpessoais.

A seleção contou com entrevistas e simulação de tutoria. Os tutores acompanham um ou dois alunos, tendo em vista que o Programa se fundamenta em evidências que sugerem que o acompanhamento e tutoria em nível individual é mais eficiente para recuperar a defasagem de aprendizado. Para medir o impacto do Programa, foram conduzidos dois estudos aleatorizados entre estudantes de Chicago.

Outras informações

Ano
2013
Localidade
Chicago, EUA
Implementadores

Saga Education (ONG).

Links e outras fontes
Custo de implementação

USD 3.500 a USD 4.300 por participante por ano.

Parceiros potenciais

Saga: https://www.sagaeducation.org/.
Programa Ponte para o Futuro da ONG Instituto Ponte: https://www.institutoponte.org.br/como-atuamos/#programas.
Instituto Alicerce: https://institutoalicerceedu.org.br/.

Estudos prévios

GURYAN, J.; LUDWIG, J.; BHATT, M. P.; COOK, P. J.; DAVIS, J. M.; DODGE, K.; FARKAS, G.; FRYER Jr., R. G.; MAYER, S.; POLLACK, H.; STEINBERG, L. Not Too Late: Improving Academic Outcomes Among Adolescents. National Bureau of Economic Research Working Paper, 2021.

Tamanho total da amostra
  • 1º estudo com 2.633 estudantes de Chicago.
  • 2º estudo com 2.710 estudantes.
Metodologia dos estudos prévios

RCT (Randomized Control Trial — Ensaios Clínicos Aleatorizados) — com ITT e TOT.

Efeitos
  • Aumento de 16 por cento de 1 desvio-padrão nas notas de matemática no 1º estudo.
  • Aumento de 37 por cento de 1 desvio-padrão nas notas de matemática no 2º estudo.

Teaching at the right level (TaRL)

Teaching at the right level (TaRL)

Apoio às aprendizagens – Reforço ao aprendizado.

A intervenção Teaching at the Right level (Ensinando no Nível Certo) busca ensinar habilidades de matemática e linguagem para crianças antes que saiam do ensino fundamental. Em âmbito instrucional, fundamenta-se em: avaliar o nível de aprendizado por meio de ferramentas simples; agrupar crianças a partir do nível de aprendizado e não com base em idade e série; utilizar atividades engajadoras para aprendizagem; concentrar esforços no desenvolvimento de habilidade fundamentais e não no currículo e, por fim, acompanhar o progresso das crianças.

A abordagem do Teaching at the right level (TaRL) pode ser implementada junto a sistemas governamentais. Nesse caso, professores também recebem apoio por meio de mentorias, ou com pessoas que fazem parte do sistema educacional. Além disso, monitoramento e suporte contínuo dão embasamento para mudanças de implementação.

A abordagem de Teach at the Right Level pode também ser pensada em um escopo mais amplo nos quais alunos são agrupados em níveis semelhantes de aprendizagem para receber uma tutoria mais customizada. Nesse sentido, iniciativas semelhantes incluem o Programa Stripes, na Índia, o Programa de tecnologia “Mindspark”, também implementado na Índia, e o “Match Tutoring”, implementado nos Estados Unidos.

As evidências existentes sobre a abordagem Teach at the Right Level vêm de estudos que analisam a implementação junto a alunos do ensino fundamental. No entanto, nada impede que a abordagem também seja testada e implementada junto a escolas de ensino médio.

Índia
2001
USD 1,5/aluno
-
Estudos Prévios

Resumo da implementação

A solução é implementada há mais de 20 anos em diversos países. É apresentada pela Pratham (organização implementadora) como altamente adaptável. Há experiências de abordagens com tutores, professores da rede pública, voluntários, professores contratados, individualmente ou abordagens mistas. O tempo e turno de aplicação também é bastante variável.

Há relatos de implementação durante o ano escolar, em módulos intensivos nas férias, módulos intensivos durante as aulas, podendo ser depois da escola, durante o horário de aula. Em alguns casos, foi implementado paralelamente às aulas, ou seja, para aquelas crianças que foram retiradas das aulas normais para intervenções específicas.

Outras informações

Ano
2001
Localidade
Índia
Implementadores

ONG Pratham: https://www.pratham.org/.

Links e outras fontes

Site da iniciativa: https://www.teachingattherightlevel.org/.

Estudo de caso do Poverty Action Lab: https://t.ly/WR1V.

Custo de implementação

Aproximadamente USD 1,5 por aluno por ano: 15 Cedis ganeses, segundo Turkson et al. (2020).

Parceiros potenciais

Elos Educacional: https://eloseducacional.com/.

 

Prathan: https://www.pratham.org/.

Estudos prévios

BANERJEE, V., COLE, S. DUFLO, E., LINDEN, L. “Remedying education: Evidence from two randomized experiments in India.” The Quarterly Journal of Economics 122 (3): 1235–1264, 2007. https://doi.org/10.1162/qjec.122.3.1235.

BANERJEE, V., BANERJI, R., DUFLO, E., GLENNERSTER, R., KHEMANI, S. “Pitfalls of participatory programs: Evidence from a randomized evaluation in education in India.” American Economic Journal: Economic Policy 2 (1): 1–30, 2010. https://t.ly/WJ3gP.

BANERJEE, V., BANERJI, R., BERRY, J., DUFLO, E., KANNAN, H., MUKHERJI, S., SHOTLAND, M., WALTON, M. “Mainstreaming an effective intervention: Evidence from randomized evaluations of ‘Teaching at the Right Level’ in India.” NBER Working Paper No. 22746, 2016. https://t.ly/h_vn.

BANERJEE, V., BANERJI, R., BERRY, J., DUFLO, E., KANNAN, H., MUKHERJI, S., SHOTLAND, M., WALTON, M. “From proof of concept to scalable policies: challenges and solutions, with an application.” Journal of Economic Perspectives 31 (4): 73–102, 2017. https://t.ly/U1-k.

RUKMINI, B., CHAVAN, M. “Improving literacy and math instruction at scale in India’s primary schools: The case of Pratham’s Read India program.” Journal of educational change 17 (4): 453-475, 2016.

RUKMINI, B. “Banerjee and Duflo’s Journey with Pratham.” Ideas for India, 2019.

MURALIDHARAN, K., SINGH, A.,GANIMIAN, A. “Disrupting education? Experimental evidence on technology-aided instruction in India.” No. w22923. National Bureau of Economic Research, 2016.

TURKSON, F., BAFFOUR, P., WONG, B. Cost-benefit analysis of interventions to improve learning in Ghanaian schools: A comparison between school feeding and teaching at the right level- National Development Planning Commission- Copenhagen Consensus Center, 2020. https://rebrand.ly/5op448p.

Metodologia dos estudos prévios

RCT (Randomized Control Trial — Ensaios Clínicos Aleatorizados)

Efeitos
  • Reforço no contra-turno: 28 por cento
  • Na grade escolar: 15 por cento
  • Reforço com computadores: 47 por cento
  • Um mês no verão: 8 por cento
  • Reforço de 10 dias: 70 por cento
  • Reforço de 20 dias: 62 por cento

Pathways to Education

Pathways to Education

Apoio às aprendizagens – Desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

O Pathways to Education é um programa de suporte a estudantes com uma abordagem integrada, fundamentada em quatro pilares: 1) Aconselhamento do aluno, 2) Apoio financeiro, 3) Apoio psicosocial e 4) Apoio acadêmico. Tem como objetivo impactar o desempenho acadêmico da juventude e transformar positivamente a comunidade onde é implementado.

A partir do compromisso firmado pelos jovens e seus pais, cada jovem é designado a um conselheiro que acompanhará sua jornada e será o elo entre o participante e o Programa. As reuniões com o conselheiro são obrigatórias e acontecem ao menos duas vezes ao mês. Cada conselheiro acompanha as notas, frequência escolar e presença nas atividades do Programa de até 50 alunos. Por meio de voluntários, são oferecidas sessões de conteúdo acadêmico extra (tutorias), de 2 a 4 vezes por semana.

A tutoria pode ser personalizada ou feita em pequenos grupos, de até cinco alunos por tutor. Os jovens também devem participar de sessões de mentoria em grupo. Tais sessões quinzenais buscam desenvolver habilidades sociais e comprometimento com a comunidade. Exemplos de atividades incluem idas ao teatro, eventos esportivos, participar de oficinas de artes, projetos de reciclagem comunitária e artes marciais, além de resolução de conflitos. São incluídas também sessões de mentoria para escolha e planejamento da carreira (projeto de vida), incluindo visitas às universidades, sessões sobre preparação de currículo, preparação para entrevistas e visitas a potenciais empregadores.

O Programa também apoia financeiramente os jovens com pagamento de passagens de transporte público e materiais escolares para que se mantenham na escola. No longo prazo, o Programa forma uma bolsa-poupança para o aluno, com uma premiação de $ 1.000 dólares canadenses (aproximadamente USD 740) por cada ano completado no ensino médio. A poupança pode ser acessada ao final do ensino médio. A assiduidade dos encontros com os conselheiros é uma condição para ter o apoio financeiro.

Canadá
2001
Recursos próprios
6.907 estudantes
Estudos Prévios

Resumo da implementação

Em 2001, as ações foram iniciadas no bairro Regent Park, em Toronto, que abriga o maior conjunto habitacional da cidade. Os moradores são compostos em sua maioria por imigrantes, e era marcado por altos índices de consumo de drogas, violência e evasão escolar. A iniciativa de implementar o Programa partiu de profissionais do centro comunitário de saúde com o propósito de melhorar o desempenho acadêmico dos jovens.

Entre 80 a 95 por cento dos estudantes que são elegíveis para o Pathways to Education se registraram para participar. A partir de 2007, o Programa foi expandido e dois novos bairros foram incorporados, Rexdale e Lawrence Height. Atualmente, segundo o site do Programa, ele já é implementado em 31 localidades, distribuídas por todo território canadense.

Outras informações

Ano
2001
Localidade
Canadá
Fonte financiamento

Recursos próprios, provenientes de doações públicas e privadas (empresas e indivíduos).

Implementadores

Pathways to Education (ONG).

Links e outras fontes

Pathway to Education: https://t.ly/OwrT.

Custo de implementação

Em 2010, o custo de operação direta por estudante era de $ 3.500 dólares canadenses por ano e o custo administrativo era de $ 1.200 dólares canadenses.

 

Segundo Lavecchia et al. (2017), os custos totais de operação e administração diretos são estimados em $ 14.000 dólares canadenses por estudante.

Parceiros potenciais

Instituto Ideias de Futuro: https://ideiasdefuturo.com/.
Instituto Somos: https://www.institutosomos.org/.
Atados: https://www.atados.com.br/.
Programa Pró-lider: https://www.programaprolider.com.br/.
Jornada do Líder da ONG Mapa Educação: https://t.ly/ZGof.

Estudos prévios

LAVECCHIA, A. M.; OREOPOULOS, P.; BROWN, R. S. “Long-Run Effects from Comprehensive Student Support: Evidence from Pathways to Education.” American Economic Review: Insights 2 (2): 209-24, 2020. Disponível em: https://t.ly/FoVJ. OREOPOULOS, P.; BROWN, R. S.; LAVECCHIA, A. M. “Pathways to Education: an integrated approach to helping at-risk high school students.” Journal of Political Economy 125 (4): 947-84, 2017. Disponível em Disponível em: https://doi.org/10.1086/692713.

Tamanho total da amostra

6.907 estudantes.

Metodologia dos estudos prévios

DID (Differences in Differences — Diferenças em Diferenças).

Efeitos
  • Aumento de 40 por cento na taxa de conclusão do ensino médio em Regent Park (sem o Programa, a taxa de conclusão era de 38 por cento. O Pathways to Education aumenta a taxa para 54 por cento).
  • Aumento de 57 por cento na taxa de alunos que se matricularam no ensino superior ao fim do ensino médio (era de 33 por cento, subiu para 53 por cento).
  • Aumento de 15 por cento nas notas de língua inglesa e de 21 por cento nas notas de matemática durante o 9º ano.
  • Aos 28 anos de idade, a chance de os alunos elegíveis ao Programa estarem empregados é 11 por cento maior, e o salário médio é 19 por cento mais alto.