After School Programs (ASP)

After School Programs (ASP)

Ambientes adequados de aprendizagem e inovação curricular – Formação de identidade e socialização

Para medir o componente de aprendizagem, 21 escolas públicas em El Salvador, Honduras e Guatemala foram designadas aleatoriamente para implementar:

  • atividades extracurriculares (Clubes)

  • um currículo baseado em psicologia que visa fortalecer o caráter dos participantes (Virtude), ou

  • um programa de técnicas de cuidado e relaxamento (Mindfulness and relaxation technique program).

Quem apoia as escolas para implementação dos programas são voluntários universitários.

El Salvador, Honduras, Guatemala
2019
Banco Mundial
1.405 alunos
Estudos Prévios

Resumo da implementação

Dentro do contexto centro-americano, a faixa etária dos 12 aos 16 anos é relevante pois são frequentemente aliciadas por gangues (International Crisis Group, 2017). O After School Program (ASP) inclui três tipos de modalidades:

  • atividades extracurriculares;
  • currículo de habilidades socioemocionais;
  • técnicas de meditação, concentração e conscientização de problemas.

Antes da intervenção, a amostra do estudo, composta por 1.975 alunos matriculados, foi dividida em 3 grupos. Todos os alunos receberam a primeira modalidade (a de atividades extracurriculares). As modalidades de habilidades socioemocionais e a de meditação foram aplicadas para os outros dois grupos separadamente, sendo considerados os grupos de tratamento.

O grupo que só recebeu a modalidade das atividades extracurriculares foi considerado o grupo controle na randomização. Os pesquisadores também selecionaram um grupo de escolas que não recebeu nenhuma intervenção.

Outras informações

Ano
2019
Localidade
El Salvador, Honduras, Guatemala
Fonte financiamento

Banco Mundial em parceria com os Governos nacionais.

Implementadores

A organização Glasswing International iniciou atividades em países com altos índices de criminalidade em jovens em 2007. Em Salvador, Honduras e Guatemala iniciou atividades em 2019.

Custo de implementação
  • Média para intervenção de 7 meses por aluno:
    USD 296,5.
  • Média para atividades extracurriculares:
    USD 269,4.
  • Média para programa de Mindfulness:
    USD 292,5.
  • Média para curriculum baseado em psicologia
    USD 327,6.
Estudos prévios

DIAZ, L. D; EGANA-DELSOL, P; MARTINEZ A., C. Socioemotional Skills Development in Highly Violent Contexts: Measurements and Impacts. Washington, D.C. World Bank, 2022. https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/37109.

Tamanho total da amostra

1.975 alunos.

Metodologia dos estudos prévios

RCT (Randomized Control Trial — Ensaios Clínicos Aleatorizados).

Efeitos

A análise do Programa encontrou cinco resultados principais. Primeiro, o currículo socioemocional melhorou o comportamento dos estudantes e reduziu o grau de stress dos estudantes. Segundo, as atividades extracurriculares sozinhas não geraram melhora do desempenho acadêmico ou de comportamento dos estudantes. Na realidade, gerou um efeito adverso de aumento de stress. Terceiro, a introdução de meditação não gerou resultados positivos no comportamento em comparação com as atividades extracurriculares.

 

Quarto, os resultados são bastante heterogêneos e estudantes mais bem comportados parecem se beneficiar mais do Programa. Finalmente, o currículo parece interagir bastante com a estrutura familiar. Estudantes sem supervisão dos pais quando estão em casa no contraturno, parecem se beneficiar mais do Programa do que estudantes que têm os pais em casa. Os efeitos indiretos de redução potencial do Programa por meio da melhoria do comportamento dos alunos fazem com que os benefícios potenciais sejam de 15 a 50 vezes maiores do que os custos.

Be You

Be You

Apoio às aprendizagens – Desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

A Be You é uma iniciativa implementada na Austrália pela ONG Beyond Blue, em parceria com Early Childhood Australia e Headspace, com financiamento do Governo nacional da Austrália. Trata-se de uma plataforma online que apoia educadores disponibilizando ferramentas e recursos, como ferramentas de apoio às comunidades para lidar com stress pós-traumáticos e fornecendo modelos de intervenção psicológica inspirados em evidências. Além disso, oferece formação e treinamento para profissionais que desejam atuar com saúde mental em ambientes escolares.

Austrália
2017
Orçamento Público
-
-

Resumo da implementação

Desde 8 de junho de 2017 a Beyond Blue foi anunciada como a organização que receberia recursos para operacionalizar a estratégia de Saúde Mental na Educação. Para participar da estratégia de saúde mental, os interessados devem se cadastrar como indivíduos na plataforma e indicar quem será Líder de Time de Ação.

Além disso, devem indicar a qual escola pertencem para que se organizem em um grupo. Os inscritos podem indicar na plataforma a sua comunidade escolar e o serviço que desejam desenvolver. Após o registro, um consultor da Be You é designado para auxiliar e apoiar o grupo.

A plataforma disponibiliza práticas, dicas e direcionamentos, além de suporte direto aos educadores e gestores escolares para implementarem ações de saúde mental nas escolas. Além disso, a iniciativa promove sessões online como webinários, eventos e sessões de discussão da efetivação de casos e ações. Em qualquer etapa da execução das ações recomendadas pelo consultor os inscritos podem acessar as ferramentas disponibilizadas. A plataforma, que é gratuita, conta com mais de 130 mil usuários e cerca de 11 mil relatos de implementação, consolidando-se como uma comunidade de prática positiva, inclusiva e resiliente.

Outras informações

Ano
2017
Localidade
Austrália
Fonte financiamento

Governo da Austrália.

Implementadores

ONG Beyond Blue, Early Childhood Australia e Headspace.

Parceiros potenciais
Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico.

Psicólogos Educacionais

Psicólogos Educacionais

Apoio às aprendizagens – Desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

A iniciativa coloca em prática a determinação da Lei Federal nº 13.935/2019 que prevê que as escolas devem ter psicólogos (sem determinar a quantidade) e, do Plano Estadual de Educação que prevê a disponibilidade do profissional.

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Educação, implementa a iniciativa com o objetivo de subsidiar professores e gestores escolares da rede no que diz respeito a conhecimento relacionados à área da Psicologia Educacional.

A área temática da psicologia escolar busca ser um pilar de atuação em direção ao desenvolvimento global do estudante. Dessa forma, os psicólogos educacionais levantam dados, mapeiam a rede para oferecer abordagens e planejamento de prevenção a futuros problemas. De forma complementar, atuam na formação, no acompanhamento, no apoio e no compartilhamento de informações e conhecimento sobre a área.

As intervenções são prioritariamente preventivas e globais, ou seja, concernentes aos processos aplicados nas turmas e escolas. No entanto, há casos de atuação individual voltada a alunos específicos e também de caráter corretivo.

Os profissionais são responsáveis por mapear os territórios de atuação para identificar serviços públicos de atendimento psicossociais e assistenciais. A partir da identificação, há a disseminação de estratégias de manejo com os membros das escolas e, os psicólogos também fazem o encaminhamento de casos específicos aos equipamentos de saúde.

Ceará, Brasil
2017
Orçamento Público
-
Outras Fontes

Resumo da implementação

A contratação dos psicólogos educacionais foi iniciada a partir da Política de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais, impulsionada pelo Governo do Estado do Ceará. Segundo Guia sobre Aprendizagens, no Instituto Natura (2022), a rede estadual conta com 30 psicólogos educacionais contratados com carga horária semanal de 20 horas que ficam à disposição das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDE).

Os psicólogos educacionais estão lotados nas Coordenadorias Regionais e fazem visitas periódicas e sistemáticas às escolas do território de atuação. Dessa maneira, desempenham a função de analisar e abordar ações necessárias para implementar as competências socioemocionais necessárias. Os psicólogos educacionais têm atuação voltada ao acompanhamento psicológico dos alunos por meio da orientação e direcionamento da implantação dos processos escolares.

Pelos “Giros Socioemocionais”, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE) recomendou que os psicólogos educacionais realizassem o acompanhamento e as ações de apoio aos gestores escolares, como diretores e coordenadores. Assim, os psicólogos e a equipe de gestão da escola foram orientados a intervir por meio dos “Grupos de Acolhimento Emocional e Afetos” realizados regularmente durante o semestre letivo.

Outras informações

Ano
2017
Localidade
Ceará, Brasil
Fonte financiamento

Orçamento-Governo do Estado do Ceará.

Implementadores

Secretaria Estadual da Educação do Ceará (SEE), Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR).

Links e outras fontes

Página da política no site oficial do Governo do Estado do Ceará:
https://www.seduc.ce.gov.br/psicologos-educacionais/.

Parceiros potenciais
Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico.

School Mental Health

School Mental Health

Apoio às aprendizagens – Desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

School Mental Health é um programa do Governo da Província de Ontário, de acompanhamento psicológico do aluno, que conta com uma equipe de especialistas que provê apoio e direcionamento às escolas dos distritos por meio de uma abordagem sistemática sobre saúde mental nas escolas.

A equipe permanece disponível para fornecer informações e diretrizes das melhores práticas de saúde mental para escolas, além de fazer adaptações com recursos personalizados e cocriados de estratégias de suporte psicológico. Forma e treina professores e gestores escolares, além de profissionais responsáveis pela saúde mental nas escolas. A abrangência dos serviços ofertados se estende até a família, com ações de conscientização sobre saúde mental, além de apoiar o protagonismo estudantil.

A abordagem sistêmica formada pelos serviços ofertados fundamenta-se em evidências da literatura de psicologia, e pretende melhorar a qualidade da promoção da saúde mental nas escolas com prevenção e intervenções precoces.

Ontário, Canadá
2011
Orçamento Público
-
Outras Fontes

Resumo da implementação

A equipe da School Mental Health possui parcerias com os especialistas do Centro de Saúde Mental Escolar da Western University, com os quais criaram o Innovation and Scale Up Lab (ISU Lab). O ISU Lab tem como objetivos mobilizar gestores e pesquisadores para alcançar a saúde mental da comunidade escolar com qualidade, consistência, escalabilidade e sustentabilidade nas escolas de Ontário.

O School Mental Health oferta cursos, materiais e publicações de estudo de caso gratuitamente para apoiar e formar educadores, gestores escolares e profissionais de saúde mental que atuam em escolas, responsáveis e pais, lideranças do setor de educação e, não menos importante, para estudantes. Vale ressaltar que as práticas e ações são voltadas a alunos de todo o sistema educacional, da pré-escola ao ensino médio.

Entre os materiais disponíveis há informativos para implementação e uso de ferramentas, artigos de divulgação de informações e estudos de caso. A equipe também mantém comunidades de práticas (espaços de troca de conhecimento e diálogo para aprendizagem por pares) especializadas em temas emergentes como saúde mental de profissionais negros.

Outras informações

Ano
2011
Localidade
Ontário, Canadá
Fonte financiamento

Orçamento do Governo da Província de Ontário, Canadá.

Implementadores

School Mental Health Ontario, Ministério da Educação de Ontário, ISU Lab, Universidade de Western.

Links e outras fontes

Site oficial do School Mental Health: https://smho-smso.ca/.

Parceiros potenciais

Instituto Cactus: https://institutocactus.org.br/.

 

Impulso Gov: https://www.impulsogov.org/.

 

Coalizão Saúde Mental na Escola:

https://www.saudementalnaescola.com/quem-somos.

Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico.

Pathways to Education

Pathways to Education

Apoio às aprendizagens – Desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

O Pathways to Education é um programa de suporte a estudantes com uma abordagem integrada, fundamentada em quatro pilares: 1) Aconselhamento do aluno, 2) Apoio financeiro, 3) Apoio psicosocial e 4) Apoio acadêmico. Tem como objetivo impactar o desempenho acadêmico da juventude e transformar positivamente a comunidade onde é implementado.

A partir do compromisso firmado pelos jovens e seus pais, cada jovem é designado a um conselheiro que acompanhará sua jornada e será o elo entre o participante e o Programa. As reuniões com o conselheiro são obrigatórias e acontecem ao menos duas vezes ao mês. Cada conselheiro acompanha as notas, frequência escolar e presença nas atividades do Programa de até 50 alunos. Por meio de voluntários, são oferecidas sessões de conteúdo acadêmico extra (tutorias), de 2 a 4 vezes por semana.

A tutoria pode ser personalizada ou feita em pequenos grupos, de até cinco alunos por tutor. Os jovens também devem participar de sessões de mentoria em grupo. Tais sessões quinzenais buscam desenvolver habilidades sociais e comprometimento com a comunidade. Exemplos de atividades incluem idas ao teatro, eventos esportivos, participar de oficinas de artes, projetos de reciclagem comunitária e artes marciais, além de resolução de conflitos. São incluídas também sessões de mentoria para escolha e planejamento da carreira (projeto de vida), incluindo visitas às universidades, sessões sobre preparação de currículo, preparação para entrevistas e visitas a potenciais empregadores.

O Programa também apoia financeiramente os jovens com pagamento de passagens de transporte público e materiais escolares para que se mantenham na escola. No longo prazo, o Programa forma uma bolsa-poupança para o aluno, com uma premiação de $ 1.000 dólares canadenses (aproximadamente USD 740) por cada ano completado no ensino médio. A poupança pode ser acessada ao final do ensino médio. A assiduidade dos encontros com os conselheiros é uma condição para ter o apoio financeiro.

Canadá
2001
Recursos próprios
6.907 estudantes
Estudos Prévios

Resumo da implementação

Em 2001, as ações foram iniciadas no bairro Regent Park, em Toronto, que abriga o maior conjunto habitacional da cidade. Os moradores são compostos em sua maioria por imigrantes, e era marcado por altos índices de consumo de drogas, violência e evasão escolar. A iniciativa de implementar o Programa partiu de profissionais do centro comunitário de saúde com o propósito de melhorar o desempenho acadêmico dos jovens.

Entre 80 a 95 por cento dos estudantes que são elegíveis para o Pathways to Education se registraram para participar. A partir de 2007, o Programa foi expandido e dois novos bairros foram incorporados, Rexdale e Lawrence Height. Atualmente, segundo o site do Programa, ele já é implementado em 31 localidades, distribuídas por todo território canadense.

Outras informações

Ano
2001
Localidade
Canadá
Fonte financiamento

Recursos próprios, provenientes de doações públicas e privadas (empresas e indivíduos).

Implementadores

Pathways to Education (ONG).

Links e outras fontes

Pathway to Education: https://t.ly/OwrT.

Custo de implementação

Em 2010, o custo de operação direta por estudante era de $ 3.500 dólares canadenses por ano e o custo administrativo era de $ 1.200 dólares canadenses.

 

Segundo Lavecchia et al. (2017), os custos totais de operação e administração diretos são estimados em $ 14.000 dólares canadenses por estudante.

Parceiros potenciais

Instituto Ideias de Futuro: https://ideiasdefuturo.com/.
Instituto Somos: https://www.institutosomos.org/.
Atados: https://www.atados.com.br/.
Programa Pró-lider: https://www.programaprolider.com.br/.
Jornada do Líder da ONG Mapa Educação: https://t.ly/ZGof.

Estudos prévios

LAVECCHIA, A. M.; OREOPOULOS, P.; BROWN, R. S. “Long-Run Effects from Comprehensive Student Support: Evidence from Pathways to Education.” American Economic Review: Insights 2 (2): 209-24, 2020. Disponível em: https://t.ly/FoVJ. OREOPOULOS, P.; BROWN, R. S.; LAVECCHIA, A. M. “Pathways to Education: an integrated approach to helping at-risk high school students.” Journal of Political Economy 125 (4): 947-84, 2017. Disponível em Disponível em: https://doi.org/10.1086/692713.

Tamanho total da amostra

6.907 estudantes.

Metodologia dos estudos prévios

DID (Differences in Differences — Diferenças em Diferenças).

Efeitos
  • Aumento de 40 por cento na taxa de conclusão do ensino médio em Regent Park (sem o Programa, a taxa de conclusão era de 38 por cento. O Pathways to Education aumenta a taxa para 54 por cento).
  • Aumento de 57 por cento na taxa de alunos que se matricularam no ensino superior ao fim do ensino médio (era de 33 por cento, subiu para 53 por cento).
  • Aumento de 15 por cento nas notas de língua inglesa e de 21 por cento nas notas de matemática durante o 9º ano.
  • Aos 28 anos de idade, a chance de os alunos elegíveis ao Programa estarem empregados é 11 por cento maior, e o salário médio é 19 por cento mais alto.