Busca Ativa do UNICEF

Incentivos ao retorno e à permanência do aluno – Busca ativa – Apoio ao estudante

A iniciativa é uma metodologia e, ao mesmo tempo, uma solução tecnológica. O sistema permite que as pessoas enviem informações pela internet e por SMS. Dessa forma, os agentes de busca ativa podem monitorar informações e identificar crianças e adolescentes fora da escola.

Metodologicamente, a iniciativa impulsiona municípios a criarem equipes multidisciplinares com gestores das áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, entre outros. As ações da iniciativa buscam a matrícula, a permanência e o aprendizado dos alunos.

O UNICEF, implementador da iniciativa, tem como objetivo ampliar o apoio aos municípios e Estados e investir na formação de adolescentes para que sejam agentes de busca ativa.

Brasil
2020
UNICEF
-
Estudos Prévios

Resumo da implementação

A iniciativa Busca Ativa Escolar pode ser implementada por Estados e municípios a partir da adesão ao Programa. Trata-se de uma ação afirmativa na busca pela garantia do acesso a serviços públicos por populações em vulnerabilidade. 

São quatro fases para conclusão da iniciativa. O primeiro passo é o mapeamento e identificação das crianças e adolescentes fora da escola. Após essa identificação, busca-se conhecer os motivos que contribuem para a situação. A terceira fase é de intervenção para que as crianças e adolescentes sejam amparados com serviços públicos da rede de proteção que garantam a matrícula ou rematrícula na escola. Por fim, o último passo garante o acompanhamento da criança ou adolescente durante um ano.

Outras informações

Ano
2020
Localidade
Brasil
Fonte financiamento

A ferramenta tecnológica é disponibilizada gratuitamente para o município por meio do UNICEF, o financiamento da equipe multidisciplinar e dos serviços ofertados às crianças e adolescentes é de responsabilidade do município ou Estado que fez a adesão à iniciativa.

Implementadores

UNICEF, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Links e outras fontes

Link da Iniciativa: https://buscaativaescolar.org.br/.

Parceiros potenciais

Instituto C: https://institutoc.org.br/.

Camará Calunga: https://camaracalunga.com/project/ crescer-com-protecao/.

Agenda Pública: https://agendapublica.org.br/.

Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico.