Learning with Peers — Aprendendo com Colegas
Apoio à gestão escolar e à valorização da formação docente – Desenvolvimento da cultura institucional
Duas experiências, conduzidas pelo mesmo pesquisador, fazem parte deste fichamento: • A experiência dos Estados Unidos foi conduzida em 14 escolas primárias e secundárias (sete de tratamento, sete de controle) em um distrito de médio porte no Tennessee:
-
Jackson-Madison. O Sistema Escolar do Condado é o décimo segundo maior do Estado, matriculando-se aproximadamente 13.000 estudantes. O estudante típico do distrito é economicamente desfavorecido (77 por cento dos estudantes) e afro-americanos (61 por cento; 32 por cento são brancos e 7 por cento são hispânicos). O distrito gasta anualmente cerca de USD 9.750 por aluno.
-
A experiência da Inglaterra foi conduzida em 82 escolas de ensino médio, com presença de 28.000 alunos e 1.300 professores.
Resumo da implementação
Pesquisadores das Universidades de Harvard e Brown estimaram o impacto de um piloto no qual professores com baixa pontuação em observações de sala de aula foram pareados com professores de alta pontuação, para que trocassem experiências.
Outras informações
A pesquisa faz parte do portfólio de pesquisa do professor Taylor, especialista em educação.
Pesquisadores da Universidade de Harvard e Brown em parceria com o distrito escolar Jackson-Madison e o Ministério de Educação da Inglaterra.
Custo total por educador participante do PDP:
R$ 591 (valores de 2010).
Fundação Carlos Chagas: https://www.fcc.org.br/fcc/.
Consed: https://www.consed.org.br/.
Paper da experiência nos Estados Unidos : https://www.aeaweb.org/articles?id=10.1257/pol.20170709.
Paper da experiência na Inglaterra: https://www.journals.uchicago.edu/doi/abs/10.1086/712997.
- Para experiência dos Estados Unidos: 136 professores de inglês e matemática em 14 das 21 escolas do distrito de Jackson-Madison.
- Para experiência da Inglaterra: 28.000 alunos e 1.300 professores.
RCT (Randomized Control Trial — Ensaios Clínicos Aleatorizados).
Segundo o estudo dos Estados Unidos, os alunos dos professores que tiveram o apoio de um colega mais experiente tiveram um aumento de 12 por cento de 1 desvio-padrão nas notas de matemática e linguagem. O ganho é significativo, uma vez que a literatura aponta que um aumento de 1 desvio padrão no desempenho do professor gera um ganho de 15 por cento a 20 por cento de 1 desvio padrão na nota dos alunos.
Segundo o estudo da Inglaterra, os alunos dos professores que tiveram o apoio de um colega obtiveram uma melhoria significativa do que suas contrapartes nas escolas de controle. Por outro lado, foi comprovado que os benefícios do Programa não dependem do número de observações dos colegas, mas que foram comprovados efeitos pela prática de observação entre pares. E por fim, o aproveitamento dos alunos melhorou tanto nas aulas de observação quanto nas de observador.