Psicólogos Educacionais

Apoio às aprendizagens – Desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

A iniciativa coloca em prática a determinação da Lei Federal nº 13.935/2019 que prevê que as escolas devem ter psicólogos (sem determinar a quantidade) e, do Plano Estadual de Educação que prevê a disponibilidade do profissional.

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Educação, implementa a iniciativa com o objetivo de subsidiar professores e gestores escolares da rede no que diz respeito a conhecimento relacionados à área da Psicologia Educacional.

A área temática da psicologia escolar busca ser um pilar de atuação em direção ao desenvolvimento global do estudante. Dessa forma, os psicólogos educacionais levantam dados, mapeiam a rede para oferecer abordagens e planejamento de prevenção a futuros problemas. De forma complementar, atuam na formação, no acompanhamento, no apoio e no compartilhamento de informações e conhecimento sobre a área.

As intervenções são prioritariamente preventivas e globais, ou seja, concernentes aos processos aplicados nas turmas e escolas. No entanto, há casos de atuação individual voltada a alunos específicos e também de caráter corretivo.

Os profissionais são responsáveis por mapear os territórios de atuação para identificar serviços públicos de atendimento psicossociais e assistenciais. A partir da identificação, há a disseminação de estratégias de manejo com os membros das escolas e, os psicólogos também fazem o encaminhamento de casos específicos aos equipamentos de saúde.

Ceará, Brasil
2017
Orçamento Público
-
Outras Fontes

Resumo da implementação

A contratação dos psicólogos educacionais foi iniciada a partir da Política de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais, impulsionada pelo Governo do Estado do Ceará. Segundo Guia sobre Aprendizagens, no Instituto Natura (2022), a rede estadual conta com 30 psicólogos educacionais contratados com carga horária semanal de 20 horas que ficam à disposição das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDE).

Os psicólogos educacionais estão lotados nas Coordenadorias Regionais e fazem visitas periódicas e sistemáticas às escolas do território de atuação. Dessa maneira, desempenham a função de analisar e abordar ações necessárias para implementar as competências socioemocionais necessárias. Os psicólogos educacionais têm atuação voltada ao acompanhamento psicológico dos alunos por meio da orientação e direcionamento da implantação dos processos escolares.

Pelos “Giros Socioemocionais”, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE) recomendou que os psicólogos educacionais realizassem o acompanhamento e as ações de apoio aos gestores escolares, como diretores e coordenadores. Assim, os psicólogos e a equipe de gestão da escola foram orientados a intervir por meio dos “Grupos de Acolhimento Emocional e Afetos” realizados regularmente durante o semestre letivo.

Outras informações

Ano
2017
Localidade
Ceará, Brasil
Fonte financiamento

Orçamento-Governo do Estado do Ceará.

Implementadores

Secretaria Estadual da Educação do Ceará (SEE), Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR).

Links e outras fontes

Página da política no site oficial do Governo do Estado do Ceará:
https://www.seduc.ce.gov.br/psicologos-educacionais/.

Parceiros potenciais
Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico.