Diversidade de professores
Apoio à gestão escolar e à valorização da formação docente – Programas de incentivo à docência
O Instituto Singularidades possui um programa de bolsas destinadas ao financiamento da formação inicial de professores, pretos e pardos. As bolsas incluem o pagamento das mensalidades e ajuda de custo mensal aos estudantes. O objetivo do Programa é viabilizar aos estudantes autodeclarados negros (pretos e pardos), cuja renda familiar mensal per capita seja de até 1,5 salário mínimo nacional, o acesso em licenciaturas e Pedagogia para promover a diversidade do corpo docente de escolas.
Resumo da implementação
A bolsa de estudos inclui a isenção da mensalidade e uma de custo mensal no valor correspondente a 0,5 (meio) salário mínimo nacional. Os estudantes pleiteando a bolsa devem se autodeclarar pretos e pardos, ser aprovado no vestibular da instituição ou ter realizado qualquer edição do Exame Nacional do ensino médio, com pontuação igual ou superior a 450 pontos, sem ter zerado na redação..
Outras informações
Instituto Singularidades.
Instituto Singularidades.
Site do Programa de bolsas: https://institutosingularidades.edu.br/programa-de-beneficios/.
Gershenson, Seth, Cassandra M. D. Hart, Joshua Hyman, Constance A. Lindsay, and Nicholas W. Papageorge. 2022. “The Long-Run Impacts of Same-Race Teachers.” American Economic Journal: Economic Policy, 14 (4): 300-342. DOI: 10.1257/pol.20190573: https://www.aeaweb.org/articles?id=10.1257/pol.20190573.
O custo do Programa tem um valor aproximado de R$ 30.000 por aluno por ano (valores estimativos segundo a informação disponível no site do Instituto).
Instituto Singularidades:
https://institutosingularidades.edu.br/.
Mahin consultoria antirracista: https://t.ly/O5m7.
O Programa do Instituto Singularidades carece de avaliação. No entanto, a literatura indica que a promoção de diversidade no corpo docente é indutora de melhoria de resultado, especialmente para minorias. Por exemplo, analisando dados do Estado de Tennessee nos Estados Unidos, Gershenson et al. (2022) mostram efeitos na diminuição da evasão.
11.245 estudantes.
Estudo longitudinal.