Escola em Tempo Integral (PETC)

Ambientes adequados de aprendizagem e inovação curricular – Escolas de tempo integral

Desde os anos 80, a extensão do dia escolar tem sido uma das políticas educacionais escolhidas por alguns países latino-americanos para atender às necessidades das crianças em situações socioeconômicas desafiadoras. A política mexicana se baseia na teoria de que mais recursos escolares, tais como mais tempo de instrução e mais materiais para alunos e professores levarão a um maior número de horas de instrução efetiva, e com isso, o desempenho acadêmico e outros indicadores educacionais acabam melhorando.

O Programa de Escolas em Tempo Integral (PETC) foi projetado como um piloto em 2007 com o objetivo de oferecer maiores oportunidades de aprendizagem para crianças e jovens, ampliando o horário escolar para incorporar atividades complementares que influenciam o desenvolvimento integral do estudante.

Orçamento Público

Dez anos após sua implementação, mais de 25.000 escolas são participantes do Programa.

Orçamento público.

Ministério de Educação do México — Secretaría de Educación Pública.

Secretaria de Educação Pública:

SILVEYRA, M.; YÁÑEZ, M; BEDOYA, J.¿Qué impacto tienen las escuelas de tiempo integral en los estudiantes de educación básica? Evaluación del programa. Disponível em: https://ibit.ly/esEE.

Identificação bases de dados e limitações da informação disponível

Cultura deficitária em sistematização e cuidado com bases de dados de qualidade.

DID (Differences in Differences — Diferenças em Diferenças).

Alguns dos resultados mais significativos mostram que a participação no PETC reduz a proporção de estudantes com o mais baixo nível de desempenho em testes padronizados, com uma redução de cerca de 4,6 pontos percentuais (p.p.).

Por outro lado, há um aumento no número de estudantes do mais alto nível de desempenho, com um aumento de 10 por cento na proporção de alunos no nível mais alto de desempenho em matemática.

Ademais, as escolas que participaram do Programa reduziram em 8,8 por cento o número de alunos considerados com sério atraso de conhecimento.

Escolas de Referência de Ensino Médio (EREM)

As Escolas de Referência de Ensino Médio (EREM) são instituições de ensino pautadas pelo protagonismo juvenil e pela gestão por resultados no Estado de Pernambuco. Trata-se de um modelo para a rede de ensino, em sua totalidade. As Escolas de Referência de ensino médio têm instrumentos de planejamento e gerenciamento próprios; contam com gestores, educadores e educandos para sua elaboração.

Pernambuco, Brasil
Recursos públicos

Em 2004, surge o Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano (CEEGP) como um projeto piloto para criação e experimentação de um conceito a ser implementado gradualmente no ensino médio da rede pública estadual. A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco promulgou a Lei Complementar nº 125, de 2008, que criou e implementou o Programa Educação Integral que renomeou os Centros de Ensino Experimental para Escolas de Referências em ensino médio (EREM) e ampliou o Programa para toda rede de ensino Pernambucana. Durante a expansão, as escolas regulares foram convertidas gradualmente em escolas de tempo integral.

Pernambuco, Brasil

Recursos públicos.

Implementado pelo Governo do Estado de Pernambuco.

Instituto Sonho Grande.

Instituto de Corresponsabilidade pela Educação,

ROSA, L.; BETTINGER, E.; CAMOY, M.; DANTAS, P. The Effects of Public School Subsidy on Student Test Scores: The Case of a Full-Day High School Program in Pernambuco, Brazil, 2019.

103.812 alunos.

DID (Differences in Differences — Diferenças em Diferenças).

• Aumentou as notas em matemática em 0,22 pontos de desvio-padrão.
  • Aumento das notas de linguagem em 0,19 pontos de desvio-padrão.