Apoio à gestão escolar e à valorização da formação docente – Alerta preventivo
A transição do ensino fundamental para o ensino médio é um momento sensível para os estudantes. Mudanças de escola e estrutura curricular, por vezes, causam desengajamento e eventual evasão dos estudantes. Intervenções que podem ajudar os educadores a melhor atender às necessidades dos estudantes durante este momento crítico representam alavancas poderosas para diminuir a evasão escolar.
A Iniciativa para o “Sucesso da Nona Série” (The Ninth Grade Success Initiative, em inglês) é um programa de prevenção de evasão escolar, pilotado em cinco escolas de ensino médio do Estado de Washington em 2019–20.
Resumo da implementação
O Programa fornece apoio adicional a alunos no primeiro ano do ensino médio que são identificados como alto risco de evasão durante o ensino médio. Os educadores e gestores usam um sistema de painel de dados para identificar estudantes que não estão fazendo progresso acadêmico estável, com base em informações de presença, comportamento e desempenho acadêmico.
Como parte da iniciativa piloto em Washington (EUA), três instrutores trabalham com professores, o diretor, uma equipe líder, e a equipe do Programa em cada escola. A “Equipe de Sucesso”, como é chamada a equipe de monitoramento, inclui todos os professores do primeiro ano do ensino médio. Os membros da “equipe de sucesso” se reúnem entre uma e três vezes por mês para monitoramento do avanço dos estudantes.
Outras informações
Orçamento público.
Escola e órgão de gestão (secretaria de educação, por exemplo).
Custo total por educador participante do PDP:
R$ 591 (valores de 2010).
Banco Mundial.
KNIGHT, D. S.; DUNCHEON, J.; ANDERSON, K.; FRIZZELL, M. Do Early Warning Systems Help High School Students Stay on Track for College? Mixed Methods Evaluation of the Ninth Grade Success Initiative. (EdWorkingPaper: 23-701). 2022. Retrieved from Annenberg Institute at Brown University: https://doi.org/10.26300/j0m7-c94.
169 escolas.
BA (Before and After — Antes e Depois).
O Programa levou a melhorias nas notas dos estudantes e nos resultados comportamentais. E não afetou a frequência dos alunos. Este Programa levou a um direcionamento mais eficaz dos serviços aos alunos mais necessitados e a uma melhor preparação para a transição da COVID-19 para o aprendizado virtual.