Incentivos ao retorno e à permanência do aluno – Bolsa por conclusão de série ou ensino médio
O Learning Accounts de New Brunswick forneceu até USD 8.400 em ajuda financeira para estudantes de baixa renda no ensino médio. A partir da 10ª série (1º ano do ensino médio), o Programa previa pagamentos condicionados ao cumprimento de parâmetros de referência, como a conclusão da 10ª, 11ª e 12ª série. Faz parte de uma estratégia maior chamada Future to Discover composta por dois programas: Learning Accounts (LA) e Explore Your Horizons (EH).
Resumo da implementação
O Learning Accounts (LA) foi implementado somente na província de New Brunswick. O critério de elegibilidade para a intervenção foi a renda familiar anual abaixo de USD 5.000.
Os participantes precisavam frequentar a escola até o final da 10ª série para receber uma parcela de USD 2.000 em sua conta, e ao final da 11ª série recebiam outros USD 2.000. Depois disso, o participante que se formasse com sucesso em uma escola secundária de New Brunswick teria mais uma parcela de USD 4.000 depositados na sua conta pessoal.
Se o aluno se inscrever com sucesso em um programa de ensino profissionalizante, ele poderá sacar os fundos acumulados em sua conta. Uma vez confirmado o status de sua inscrição, os participantes podem solicitar USD 2.000 (parcelado em duas vezes por ano acadêmico), até o total máximo de USD 8.000 em um período de dois anos. A matrícula foi realizada pela New Brunswick Student Financial Services ou pela New Brunswick Aprendizagem (para aprendizes registrados), e todos os fundos tiveram que ser transferidos dentro de seis anos após a conta ser oferecida no início da 10ª série.
Vale mencionar que um estudante que levou três anos para completar o ensino médio em uma escola de New Brunswick tinha direito a receber um pagamento até três anos após sua graduação, e o valor do pagamento depende do número de parcelas na conta do estudante. Por exemplo, um estudante que tinha acumulado USD 4.000 em sua conta até o final da 11ª série, mas graduado em uma escola de Quebec (ao invés de uma escola de New Brunswick) antes de se matricular em um programa educacional profissionalizante receberia USD 4.000.
Outras informações
Programa financiado pela Canada Millennium Scholarship Foundation (CMSF), organização privada independente que recebeu um endowment inicial do Governo Federal do Canadá para fomento de bolsas.
A província de Brunswick através da Social Research and Demonstration Corporation (SRDC).
Relatório técnico do Conselho de Ontario sobre politicas que fomentam a finalização do ciclo de educação básica: https:// heqco.ca/wp-content/uploads/2020/02/Formatted_FTD_longreport_ FINAL.pdf.
Relatório técnico Bourses du Millenaire: https://www.srdc.org/ media/9216/FTD_PSI_Report_EN.pdf.
Fichamento oficial sobre o ciclo 2003-2004: https://www23. statcan.gc.ca/imdb/p2SV.pl?Function=getSurvey&SDDS=5066.
Uma análise detalhada do custo-benefício publicada pela agência SRDC concluiu que a promessa.
Instituições de Educação Superior com cursos técnicos profissionalizantes.
FORD, R.; FRENETTE, M.; NICHOLSON, C.; KWAKYE, I.; HUI, S. W.; HUTCHISON, J.; DOBRER, S.; SMITH FOWLER, H.; HÉBERT, S. Future to Discover Pilot Project: Post-secondary Impacts Report. Ottawa: Social Research and Demonstration Corporation, 2012.
Cerca de 1.200 participantes divididos entre Manitoba, New Brunswick francófono e New Brunswick anglófono.
RCT (Randomized Control Trial — Ensaios Clínicos Aleatorizados).
A oferta do Programa aumentou a chance de continuar na escola em até 10 pontos percentuais para os estudantes do percurso francófono, e em 6 pontos percentuais entre estudantes do percurso anglófono.