Projeto V.I.D.A

Projeto V.I.D.A

Apoio às aprendizagens – Acompanhamento psicológico do aluno – Mediação de conflitos

O V.I.D.A é um acrônimo para Valores, Inclusão, Desenvolvimento Humano e Afetividade. O Projeto foi criado pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Londrina, cidade paranaense, em 2020.

Mesmo antes da pandemia, a equipe já havia identificado a necessidade de desenvolver capacidades socioemocionais com vistas à formação integral dos estudantes. O V.I.D.A trabalha o acolhimento com alunos, servidores e comunidade escolar e está fundamentado na Justiça Restaurativa, no Amor Exigente e na Base Nacional Comum Curricular.

A partir do desenvolvimento de ações do Programa, busca-se atuar de forma preventiva no contexto escolar por meio da educação emocional. O Projeto V.I.D.A cria espaços de fala e de escuta que auxiliam os estudantes no autoconhecimento, compreensão das próprias emoções e também das emoções das outras pessoas (empatia), no autocuidado e cuidado com os outros, autocontrole, assertividade nos relacionamentos, tolerância à frustração, respeito à diversidade e outros valores.

Londrina/PR, Brasil
2020
Recursos do Fundeb
-
Estudos Prévios

Resumo da implementação

O Projeto é o ápice de um processo de mudança que a rede de ensino tem passado desde 2015, quando a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Londrina iniciou estudos com temáticas como cooperação, respeito e aceitação. Alguns profissionais da SME participaram de uma imersão em Justiça Restaurativa que culminou na realização de Círculos de Diálogo entre os profissionais da rede. 

A iniciativa da prefeitura está respaldada pela Lei Municipal n.º 10.910/2010, que incluiu o conteúdo Qualidade de Vida com Amor Exigente na parte diversificada da proposta curricular; na Lei Municipal n.º 12.467/2016, que criou o Programa Municipal de Práticas Restaurativas nas Escolas Municipais; e na Lei n.º 12.988/2019, que instituiu o Programa Mediação Escolar e Comunitária na Rede Municipal de Ensino de Londrina. 

É implementado para, aproximadamente, 45 mil estudantes da rede municipal de ensino, da educação infantil até os anos iniciais do ensino fundamental. Todos os professores da Rede Municipal de Ensino concluíram uma formação oferecida virtualmente e de maneira assíncrona com quatro módulos de cerca de 15 minutos.
 

No âmbito da Secretaria, também foi criada a função do professor mediador que atua diretamente em regiões ou conjuntos de escolas em situações de risco de abandono e evasão escolar, além de problemas emocionais mais severos. Um dos requisitos dos profissionais que atuam como professores mediadores é ter formação em Justiça Restaurativa e cursos em temas relacionados com Direitos Humanos.

Outras informações

Ano
2020
Localidade
Londrina/PR, Brasil
Fonte financiamento

Recursos do Fundeb, do Salário Educação e dos 25 por cento da receita de impostos destinada à manutenção e ao desenvolvimento da Educação.

Implementadores

Secretaria Municipal de Londrina (PR).

Parceiros potenciais
Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico.

Programa Becoming a Man (BAM)

Programa Becoming a Man (BAM)

Apoio às aprendizagens – Acompanhento psicológico do aluno

Aos estudantes do ensino secundário masculino em áreas economicamente desfavorecidas de Chicago foram oferecidas sessões de grupo durante o dia escolar para aprenderem a abrandar a sua tomada de decisões em situações de alto risco.

Chicago, EUA
2009
PPP com organizações
4.804 estudantes
Estudos Prévios

Resumo da implementação

Para alunos (homens) do ensino secundário, e alguns estudantes do ensino básico, em áreas economicamente desfavorecidas de Chicago. Ofereceu-se aos jovens a oportunidade de participar do Programa Youth Guidance’s Becoming a Man (BAM). no qual eram chamados a participar de sessões de uma hora em pequenos grupos durante o dia escolar, realizadas semanalmente durante um ou dois anos letivos (27 a 45 sessões). As reuniões são estruturadas e baseadas em Terapia Cognitiva Comportamental, e são desenhadas de forma a reforçar a importância de parar, pausar e pensar duas vezes antes de tomar uma decisão de forma intempestiva. 
 

No primeiro experimento avaliado do BAM foi oferecida a alguns jovens a oportunidade de participar em programas desportivos pós-escolares, com o objetivo de aumentar a participação e reforçar as aulas do Programa. O Programa foi ministrado por homens com formação universitária.

Os principais tipos de atividades no currículo da BAM incluem: atividades imersivas/experiências, atividades reflexões/introspectivas, dramatização, construção de competências, e histórias e discussão.

Outras informações

Ano
2009
Localidade
Chicago, EUA
Fonte financiamento

PPP com organizações de base renomadas como Youth Guidance e MacArthur Foundation

Implementadores

UChicago Crime Labs de Chicago.

Links e outras fontes
Custo de implementação

O valor de cada participante por ano foi de USD 1.850.

 

 

Parceiros potenciais

Lab Jaca: https://www.labjaca.com/

Instituto Arteiros: Instituto Arteiros

NICA Jacarezinho: https://www.nicajacarezinho.org/ Voz das comunidades: https://www.vozdascomunidades.com.br/

Casa Fluminense: https://casafluminense.org.br/

Abraço campeão: https://abracocampeao.org/

Luta pela paz: https://lutapelapaz.org/

Galpão Bela Maré: https://www.belamare.org.br/

Estudos prévios

HELLER, S. B.; SHAH, A. K.; GURYAN, LUDWIG, J; MULLAINATHAN, S; POLLACK, H. A. Thinking, Fast and Slow? Some Field Experiments to Reduce Crime and Dropout in Chicago* | The Quarterly Journal of Economics | Oxford Academic The Quarterly Journal of Economics, Volume 132, Issue 1, February 2017, Pages 1–54.

Tamanho total da amostra

4.804 estudantes.

Metodologia dos estudos prévios

RCT (Randomized Control Trial — Ensaios Clínicos Aleatorizados).

Alinhamento de Incentivos à Aprendizagem

Alinhamento de Incentivos à Aprendizagem

Apoio à gestão escolar e à valorização da formação docente – Programa de incentivos a desempenho

O Programa de Alinhamento de Incentivos à Aprendizagem (ALI) teve como objetivo entregar incentivos monetários ao corpo docente e gestor das escolas, com base na melhoria de aprendizagem dos alunos do ensino médio no final de cada ano.

México
2008
Orçamento Público
12.000 estudantes
Estudos Prévios

Resumo da implementação

O Programa ALI começou no ano acadêmico de 2008 e funcionou por três anos, terminando no ano acadêmico de 2010. O objetivo foi avaliar a eficácia de esquemas alternativos de incentivo baseados no desempenho. A avaliação comparou os efeitos de três esquemas alternativos de incentivo ao desempenho nos resultados acadêmicos dos estudantes: (i) incentivos apenas para estudantes, (ii) incentivos apenas para professores, (iii) incentivos monetários individuais e incentivos para o grupo escolar.

Outras informações

Ano
2008
Localidade
México
Fonte financiamento

Orçamento público.

Implementadores

Ministério da Educação do México.

Custo de implementação

O custo médio por estudante foi o equivalente à 15 por cento do gasto anual por estudante (USD 250).

Estudos prévios

BEHRMAN, J. R; PARKER, S. W; TODD, P. E; WOLPIN, K. I. Aligning Learning Incentives of Students and Teachers: Results from a Social Experiment in Mexican High Schools, 2015. https://www.journals.uchicago.edu/doi/epdf/10.1086/675910.

Tamanho total da amostra

12.000 alunos no grupo tratamento e 16.800 alunos no grupo controle.

Identificação bases de dados e limitações da informação disponível

Os benefícios do Programa não estão claros, do ponto de vista monetário. Dessa forma, é difícil mensurar o respectivo custo-benefício.

Metodologia dos estudos prévios

RCT (Randomized Control Trial — Ensaios Clínicos Aleatorizados).

Efeitos

Os efeitos variaram conforme os incentivos.

Os incentivos apenas aos estudantes tiveram impacto positivo no resultado acadêmico (23 pontos na escala utilizada). Os incentivos apenas para estudantes não resultaram em efeitos positivos para os estudantes. Os incentivos combinados (individuais e em grupo) resultaram nos maiores benefícios aos estudantes (57 pontos na escala utilizada).

Pathways to Education

Pathways to Education

Apoio às aprendizagens – Desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

O Pathways to Education é um programa de suporte a estudantes com uma abordagem integrada, fundamentada em quatro pilares: 1) Aconselhamento do aluno, 2) Apoio financeiro, 3) Apoio psicosocial e 4) Apoio acadêmico. Tem como objetivo impactar o desempenho acadêmico da juventude e transformar positivamente a comunidade onde é implementado.

A partir do compromisso firmado pelos jovens e seus pais, cada jovem é designado a um conselheiro que acompanhará sua jornada e será o elo entre o participante e o Programa. As reuniões com o conselheiro são obrigatórias e acontecem ao menos duas vezes ao mês. Cada conselheiro acompanha as notas, frequência escolar e presença nas atividades do Programa de até 50 alunos. Por meio de voluntários, são oferecidas sessões de conteúdo acadêmico extra (tutorias), de 2 a 4 vezes por semana.

A tutoria pode ser personalizada ou feita em pequenos grupos, de até cinco alunos por tutor. Os jovens também devem participar de sessões de mentoria em grupo. Tais sessões quinzenais buscam desenvolver habilidades sociais e comprometimento com a comunidade. Exemplos de atividades incluem idas ao teatro, eventos esportivos, participar de oficinas de artes, projetos de reciclagem comunitária e artes marciais, além de resolução de conflitos. São incluídas também sessões de mentoria para escolha e planejamento da carreira (projeto de vida), incluindo visitas às universidades, sessões sobre preparação de currículo, preparação para entrevistas e visitas a potenciais empregadores.

O Programa também apoia financeiramente os jovens com pagamento de passagens de transporte público e materiais escolares para que se mantenham na escola. No longo prazo, o Programa forma uma bolsa-poupança para o aluno, com uma premiação de $ 1.000 dólares canadenses (aproximadamente USD 740) por cada ano completado no ensino médio. A poupança pode ser acessada ao final do ensino médio. A assiduidade dos encontros com os conselheiros é uma condição para ter o apoio financeiro.

Canadá
2001
Recursos próprios
6.907 estudantes
Estudos Prévios

Resumo da implementação

Em 2001, as ações foram iniciadas no bairro Regent Park, em Toronto, que abriga o maior conjunto habitacional da cidade. Os moradores são compostos em sua maioria por imigrantes, e era marcado por altos índices de consumo de drogas, violência e evasão escolar. A iniciativa de implementar o Programa partiu de profissionais do centro comunitário de saúde com o propósito de melhorar o desempenho acadêmico dos jovens.

Entre 80 a 95 por cento dos estudantes que são elegíveis para o Pathways to Education se registraram para participar. A partir de 2007, o Programa foi expandido e dois novos bairros foram incorporados, Rexdale e Lawrence Height. Atualmente, segundo o site do Programa, ele já é implementado em 31 localidades, distribuídas por todo território canadense.

Outras informações

Ano
2001
Localidade
Canadá
Fonte financiamento

Recursos próprios, provenientes de doações públicas e privadas (empresas e indivíduos).

Implementadores

Pathways to Education (ONG).

Links e outras fontes

Pathway to Education: https://t.ly/OwrT.

Custo de implementação

Em 2010, o custo de operação direta por estudante era de $ 3.500 dólares canadenses por ano e o custo administrativo era de $ 1.200 dólares canadenses.

 

Segundo Lavecchia et al. (2017), os custos totais de operação e administração diretos são estimados em $ 14.000 dólares canadenses por estudante.

Parceiros potenciais

Instituto Ideias de Futuro: https://ideiasdefuturo.com/.
Instituto Somos: https://www.institutosomos.org/.
Atados: https://www.atados.com.br/.
Programa Pró-lider: https://www.programaprolider.com.br/.
Jornada do Líder da ONG Mapa Educação: https://t.ly/ZGof.

Estudos prévios

LAVECCHIA, A. M.; OREOPOULOS, P.; BROWN, R. S. “Long-Run Effects from Comprehensive Student Support: Evidence from Pathways to Education.” American Economic Review: Insights 2 (2): 209-24, 2020. Disponível em: https://t.ly/FoVJ. OREOPOULOS, P.; BROWN, R. S.; LAVECCHIA, A. M. “Pathways to Education: an integrated approach to helping at-risk high school students.” Journal of Political Economy 125 (4): 947-84, 2017. Disponível em Disponível em: https://doi.org/10.1086/692713.

Tamanho total da amostra

6.907 estudantes.

Metodologia dos estudos prévios

DID (Differences in Differences — Diferenças em Diferenças).

Efeitos
  • Aumento de 40 por cento na taxa de conclusão do ensino médio em Regent Park (sem o Programa, a taxa de conclusão era de 38 por cento. O Pathways to Education aumenta a taxa para 54 por cento).
  • Aumento de 57 por cento na taxa de alunos que se matricularam no ensino superior ao fim do ensino médio (era de 33 por cento, subiu para 53 por cento).
  • Aumento de 15 por cento nas notas de língua inglesa e de 21 por cento nas notas de matemática durante o 9º ano.
  • Aos 28 anos de idade, a chance de os alunos elegíveis ao Programa estarem empregados é 11 por cento maior, e o salário médio é 19 por cento mais alto.