Apoio às aprendizagens – Acompanhento psicológico do aluno
Aos estudantes do ensino secundário masculino em áreas economicamente desfavorecidas de Chicago foram oferecidas sessões de grupo durante o dia escolar para aprenderem a abrandar a sua tomada de decisões em situações de alto risco.
Resumo da implementação
Para alunos (homens) do ensino secundário, e alguns estudantes do ensino básico, em áreas economicamente desfavorecidas de Chicago. Ofereceu-se aos jovens a oportunidade de participar do Programa Youth Guidance’s Becoming a Man (BAM). no qual eram chamados a participar de sessões de uma hora em pequenos grupos durante o dia escolar, realizadas semanalmente durante um ou dois anos letivos (27 a 45 sessões). As reuniões são estruturadas e baseadas em Terapia Cognitiva Comportamental, e são desenhadas de forma a reforçar a importância de parar, pausar e pensar duas vezes antes de tomar uma decisão de forma intempestiva.
No primeiro experimento avaliado do BAM foi oferecida a alguns jovens a oportunidade de participar em programas desportivos pós-escolares, com o objetivo de aumentar a participação e reforçar as aulas do Programa. O Programa foi ministrado por homens com formação universitária.
Os principais tipos de atividades no currículo da BAM incluem: atividades imersivas/experiências, atividades reflexões/introspectivas, dramatização, construção de competências, e histórias e discussão.
Outras informações
PPP com organizações de base renomadas como Youth Guidance e MacArthur Foundation
UChicago Crime Labs de Chicago.
Laboratórios de Inovação Social envolvidos no Programa na Cidade de Chicago: https://urbanlabs.uchicago.edu/projects/becoming-a-man https://www.bhub.org/project/becoming-a-man-improvingdecisions- reducing-crime/.
O valor de cada participante por ano foi de USD 1.850.
Lab Jaca: https://www.labjaca.com/
Instituto Arteiros: Instituto Arteiros
NICA Jacarezinho: https://www.nicajacarezinho.org/ Voz das comunidades: https://www.vozdascomunidades.com.br/
Casa Fluminense: https://casafluminense.org.br/
Abraço campeão: https://abracocampeao.org/
Luta pela paz: https://lutapelapaz.org/
Galpão Bela Maré: https://www.belamare.org.br/
HELLER, S. B.; SHAH, A. K.; GURYAN, LUDWIG, J; MULLAINATHAN, S; POLLACK, H. A. Thinking, Fast and Slow? Some Field Experiments to Reduce Crime and Dropout in Chicago* | The Quarterly Journal of Economics | Oxford Academic The Quarterly Journal of Economics, Volume 132, Issue 1, February 2017, Pages 1–54.
4.804 estudantes.
RCT (Randomized Control Trial — Ensaios Clínicos Aleatorizados).