Ambientes adequados de aprendizagem e inovação curricular – Pedagogias ativas, em especial a abordagem de projetos STEAM
O projeto de Iniciação Científica se baseia na metodologia STEAM, metodologia que prevê a integração de conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, fomentando aos estudantes reflexões e prática para desafios como cidadãos produtivos.
Resumo da implementação
Segundo o site da secretaria estadual de Pernambuco, participaram do projeto piloto dez escolas do Recife e da Região Metropolitana. Os professores destas escolas participaram de formações STEAM e desenvolveram atividades alinhadas com o currículo escolar. Nessas atividades, utilizam kits de robótica livre e microscópio de celular, com o objetivo de implementar uma metodologia ativa de aprendizagem.
Outras informações
Parceria entre Secretaria de Educação de Pernambuco com apoio da Embaixada dos Estados Unidos e o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da Universidade de São Paulo.
Secretaria de Educação de Pernambuco com apoio da Embaixada dos Estados Unidos e o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da Universidade de São Paulo.
Professores da rede estadual participam de projeto de iniciação científica: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=37&art=6740.
Site LSI TEC USP: https://www.lsitec.org.br/.
Não identificado.
Fundação Telefônica:
https://www.fundaciontelefonica.com/
Projeto piloto em implementação.
Não foi encontrada informação pública sistematizada sobre o projeto além das notícias no site.
Faz sentido lógico.
O Programa de estudos étnicos aumentou significativamente a probabilidade (+18 p.p.) de graduação no ensino médio entre os alunos de baixo desempenho. A probabilidade de evasão de um aluno de baixo desempenho que participou do Programa foi de aproximadamente 10 por cento, enquanto entre os não participantes esse probabilidade foi de 28 por cento.
As análises do Programa também indicam que o engajamento em todo o ensino médio (por exemplo, frequência). No entanto, o Programa não aumentou a probabilidade de matrícula no ensino pós-secundário (ensino superior ou técnico).