Projeto Poupança Jovem Piauí

Incentivos ao retorno e à permanência do aluno – Bolsa por conclusão de série ou ensino médio

É um projeto de poupança escolar anual que recompensa alunos que finalizam os anos de estudo. O projeto Poupança Jovem Piauí premia os alunos que completam e são aprovados no 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, sendo pagos R$ 400, R$ 500 e R$ 600, respectivamente. Os alunos de escolas de ensino técnico, ao completarem o 4º ano, recebem R$ 700.

A titularidade de uma conta bancária não é um requisito para o recebimento da Poupança, basta ir até uma agência dos Correios com seus documentos e retirar um cartão de débito. O montante total pode ser sacado ao fim dos três anos, juntamente com a última parcela. O aluno pode retirar, no máximo, 40 por cento do valor anualmente, desde que aprovado na série.

Piauí, Brasil
Banco Mundial

A implementação do Poupança Jovem Piauí foi incremental, começando em 2015 nos quatro municípios mais pobres de cada um dos 11 territórios de desenvolvimento do Estado, totalizando 44 municípios. O Programa expandiu de acordo com a ordem de pobreza em cada território de desenvolvimento. Em 2019, havia chegado a 77 municípios. Independentemente da renda, o aspecto determinante para a participação no Poupança Jovem Piauí é a localização, ou seja, ser matriculado na rede em um município contemplado.

No início, durante a mobilização das escolas para o Projeto Poupança Jovem Piauí foram realizadas ações pedagógicas, palestras motivacionais, conferências e outras atividades. As ações abordaram temas do mundo do trabalho, como: empreendedorismo, confecção de currículo profissional, dicas para entrevistas de emprego. De maneira complementar, os temas das ações abrangeram o uso de entorpecentes, gravidez na adolescência, violência doméstica, assédio na escola, suicídio, autolesão, bullying e a importância da conclusão do ensino médio.

Os professores e gestores escolares participaram de oficinas e conferências com devolutivas pedagógicas sobre avaliações diagnósticas externas bimestrais e anuais, e discussões com foco na melhoria da gestão e do ensino.

Piauí, Brasil

Entre 2015 a 2019, os recursos vieram do Banco Mundial.

Secretaria de Educação do Estado do Piauí.

PEREIRA, V. Relatório final: avaliação de impacto do Projeto Poupança Jovem Piauí. Projeto Pilares de Crescimento e Inclusão Social, 2019.

250 escolas, totalizando 7.362 observações constituídas pela combinação série-escola-ano entre 2007 e 2018. SUBCATEGORIA 2.3 Bolsa por conclusão de série.

DID (Differences in Differences — Diferenças em Diferenças)

Redução de 13 por cento na taxa de abandono no primeiro ano de implementação do Programa e de 34 por cento na taxa de abandono no segundo ano de sua implementação.