Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes

Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes

Incentivos ao retorno e à permanência do aluno – Auxilio mensal

A Bolsa do Povo é uma política instituída pelo Governo do Estado de São Paulo dividida em sete eixos temáticos, com objetivo de amparar as pessoas em situação de vulnerabilidade social e reduzir os prejuízos sociais causados pela pandemia de COVID-19. Entre os sete eixos temáticos, há um denominado “educação”, dividido entre: responsáveis e estudantes. Teve como objetivos combater o abandono e a evasão escolar, contribuir para a recuperação da aprendizagem e para o restabelecimento do vínculo dos estudantes com a escola.

A Ação Estudantes consiste em uma bolsa de R$ 1.000 por ano letivo, realizada a partir do pagamento de bolsas de estudos bimestrais para estudantes em situação de extrema pobreza ou pobreza, de acordo com o CadÚnico. A Bolsa do Povo — Ação Estudantes priorizou os estudantes do ensino médio. O Bolsa do Povo foi instituído pela Lei nº 17.372 em maio de 2021 e tem previsão de durar até o final de 2022. O Programa foi desenhado com o propósito de atender a todos os estudantes que solicitarem o benefício.

São Paulo/SP, Brasil
2021
Governo de São Paulo
-
Outras Fontes

Resumo da implementação

São elegíveis à “Bolsa do Povo Educação — Ação Estudantes” os alunos regularmente matriculados no ensino médio da rede pública estadual e que estejam em situação de pobreza ou extrema pobreza de acordo com o CadÚnico. Após o completo atendimento dos alunos anteriormente descritos, caso haja verba disponível, poderão ser contemplados estudantes do 9º ano, conforme com os seguintes critérios, em ordem prioridade: ser autodeclarados não brancos que estejam em situação de extrema pobreza e pobreza; autodeclarados brancos, que estejam em situação de extrema pobreza e pobreza; estudantes que mais acessaram o Centro de Mídias de São Paulo (CMSP) e que estão em situação de pobreza e extrema pobreza.

O recebimento de outros benefícios de programas sociais, incluindo o Programa Bolsa Família e outros eixos do Bolsa do Povo, não era impeditivo para inscrição na Bolsa do Povo Educação — Ação estudantes.

As condicionalidades para o recebimento do pagamento são: (a) apresentar frequência escolar superior a 80 por cento no bimestre; (b) realizar duas horas por dia de atividades complementares no aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP); (c) participar, obrigatoriamente, de pelo menos uma avaliação de aprendizagem. Para estudantes da 3ª série do ensino médio, além das condicionalidades listadas acima, é também obrigatório realizar pelo menos 80 por cento das atividades preparatórias para o ENEM no aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP).

Os estudantes beneficiados receberam o Cartão Bolsa do Povo, que permitia o saque em dinheiro do benefício ou o uso na função débito em estabelecimentos comerciais. No entanto, os primeiros pagamentos foram feitos mediante a emissão de um voucher no Portal Bolsa do Povo em razão do prazo para a emissão dos cartões dos beneficiários. O cartão foi emitido em nome do responsável pelo aluno.

Outras informações

Ano
2021
Localidade
São Paulo/SP, Brasil
Fonte financiamento

Governo do Estado de São Paulo

Implementadores

Governo do Estado de São Paulo

Links e outras fontes

Link com mais informações sobre o Programa: https://www.bolsadopovo.sp.gov.br/BolsaEducacaoEstudantes/index.

Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico.

Bolsa Estudante

Bolsa Estudante

Incentivos ao retorno e à permanência do aluno – Auxilio mensal

Em 2022 o Estado de Santa Catarina implementou o Programa Bolsa Estudante que prevê o pagamento de até R$ 6.250 por aluno, em 11 pagamentos mensais de R$ 568, referentes aos meses de fevereiro e dezembro de 2022. A Bolsa Estudante foi sancionada pelo governador do Estado de Santa Catarina por meio da Lei nº 18.338 e regulamentada pelo Decreto nº 1850.

O valor da bolsa é determinado anualmente, e pago mensalmente ao responsável do aluno (prioritariamente a mãe), exceto quando o aluno tem 18 anos ou mais. Em 2022, o Estado dispôs de 60 mil bolsas estudantes a serem distribuídas de acordo com critérios de seleção. O número de Bolsa Estudante disponíveis será determinado pela carência socioeconômica das famílias e pela disponibilidade financeira do Estado. A Bolsa está garantida até 2024.

Santa Catarina, Brasil
2022
Tesouro de Santa Catarina
-
Outras Fontes

Resumo da implementação

Os estudantes elegíveis são aqueles matriculados na rede estadual de ensino nas séries do ensino médio, incluindo a modalidade do ensino médio — Educação de Jovens Adultos (EJA). A família do estudante deve constar no CadÚnico. A seleção será realizada com base no Número de Identificação Social (NIS) ou no Cadastro de Pessoa Física (CPF) do aluno e também no Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina. 

Os estudantes serão classificados e selecionados a partir do valor crescente da renda bruta per capita da família (os mais pobres possuem prioridade). Em caso de empate, os critérios para escolha serão: (i) maior número de integrantes na família; (ii) estudantes com deficiência; (iii) maior idade do estudante classificado; (iv) estudante residente do município com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM). 

Para receber o benefício, o estudante deve manter assiduidade mínima de 75 por cento no curso e no mês corrente. Outro ponto importante é o limite de recebimento de benefício por núcleo familiar, que se restringe a dois estudantes. 

O estudante poderá perder a bolsa estudante se não mantiver 75 por cento de assiduidade durante três meses subsequentes, sendo excluído do Programa. Em caso de reprovação, também perde o direito de recebimento nos anos subsequentes.

Para recebimento do benefício, o responsável pelo aluno ou o próprio aluno (quando maior de idade) deveria possuir uma conta bancária. Havia a opção de realizar a abertura de uma conta no Banco do Brasil, sem cobrança de tarifa e com isenção de taxa de transferência. Cabe ao titular da conta e responsável pelo aluno informar à escola os dados para depósito.

Outras informações

Ano
2022
Localidade
Santa Catarina, Brasil
Fonte financiamento

Tesouro do Governo de Santa Catarina

Implementadores

Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico.

Bolsa de Estudo do Governo de Goiás

Bolsa de Estudo do Governo de Goiás

Incentivos ao retorno e à permanência do aluno – Auxilio mensal

Instituído pela Lei nº 21.162, de novembro de 2021, o Programa Bolsa Estudo é uma iniciativa do Governo do Estado de Goiás que prevê pagamentos mensais (em meses letivos) de R$ 100 reais a todos os estudantes da rede estadual de ensino regularmente matriculados no ensino médio. O benefício está previsto em lei para os anos de 2021, 2022 e 2023 e destinado a meses letivos, ou seja, de fevereiro a junho e de agosto a dezembro, totalizando 10 pagamentos ao ano por aluno. Segundo a Seduc de Goiás, o Programa Bolsa Estudo tem desdobramento na iniciativa “Busca Ativa: Acolher para Permanecer” (realizada em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Instituto Unibanco e CLOO Behavioral Insights Unit).

Goiás, Brasil
2021
Orçamento Público
-
Outras Fontes

Resumo da implementação

O Estado prevê que o Programa Bolsa Estudo beneficie cerca de 218 mil estudantes que receberam um cartão benefício para a receber a transferência da Bolsa Estudo. Os estudantes elegíveis recebem o auxílio mensal desde que tenham frequência maior ou igual a 75 por cento e média em todas as disciplinas maior ou igual a 6,0. A partir de agosto de 2022, o benefício passou a ser de R$ 111,92 por mês letivo, o ajuste foi feito por meio do decreto nº 10.122, de 28 de julho de 2022.

Outras informações

Ano
2021
Localidade
Goiás, Brasil
Fonte financiamento

Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege) com investimento total de R$ 279 milhões.

Implementadores

Governo do Estado de Goiàs

Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico.

Bolsa Presença

Bolsa Presença

Incentivos ao retorno e à permanência do aluno – Auxilio mensal

Trata-se de um programa de auxílio mensal aos estudantes da rede estadual de ensino em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Em 2022, foram destinados R$ 675 milhões do orçamento estadual. Para 2023 o Governo do Estado da Bahia destinou R$ 700 milhões de reais para o Programa Bolsa Presença. O Bolsa Presença tem como objetivo assegurar que os estudantes permaneçam na escola e prevê beneficiar 422.170 estudantes com alcance de 372.492 famílias. Para alcançar o objetivo, planeja ações de fortalecimento e motivação de aprendizagem, de apoio para continuidade dos estudos e apoio para família dos estudantes. O Programa descreve as seguintes ações:

1. atividades pedagógicas em linhas específicas predeterminadas para preparar o estudante para o futuro no mundo do trabalho e desenvolver seu projeto de vida;
2. concessão de bolsa para apoiar a família do aluno, aproximá-la da escola e combater o abandono escolar;
3. cursos de formação continuada aos alunos e suas famílias;
4. incentivar o protagonismo juvenil em alinhamento ao Programa Mais Estudo; 5. incentivar o voluntariado a partir do envolvimento de estudantes universitários.

Bahia, Brasil
2021
Doação
-
Outras Fontes

Resumo da implementação

O Bolsa Presença foi instituído pela Lei Ordinária nº 14.310 de março de 2021, alterada pela Lei nº 14.396 de 16 de dezembro de 2021 que tornou o Programa permanente. 

Os beneficiários do Programa são os alunos cujas famílias estão em situação de pobreza e extrema pobreza e inscritas no CadÚnico. Para garantir o recebimento do benefício, o aluno deve ser matriculado em uma escola da rede de ensino estadual, ter assiduidade de 75 por cento nas aulas, ter participação obrigatória nas avaliações de aprendizagem promovidas pela unidade escolar, deve participar das atividades pedagógicas nos eixos temáticos do Programa e, por fim, manter os dados cadastrais atualizados na unidade escolar.

Outras informações

Ano
2021
Localidade
Bahia, Brasil
Fonte financiamento

Segundo a Lei nº 14.310, os recursos de manutenção do Bolsa Presença são provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCEP) e de recursos das fontes livres do Tesouro Estadual.

Implementadores

Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia

Custo de implementação

Segundo divulgado no portal de notícias da secretaria de Educação, até março de 2023 foram investidos R$ 972 milhões pelo Governo do Estado, contemplando 598 mil famílias.

Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico.

Programa Todo Jovem na Escola

Programa Todo Jovem na Escola

Incentivos ao retorno e à permanência do aluno – Auxilio mensal

Auxílio mensal ao aluno pago pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul com objetivo de reduzir o impacto da pandemia na rede estadual, prevenir o abandono e a evasão escolar e incentivar a conclusão do ensino médio. A bolsa Todo Jovem na Escola é creditada no Cartão Cidadão da família mensalmente, e corresponde ao valor de R$ 150. O primeiro pagamento foi realizado em dezembro de 2021, em caráter retroativo, referente aos meses de outubro e novembro de 2021.

Rio Grande do Sul, Brasil
2021
Tesouro do Estado
-
Outras Fontes

Resumo da implementação

São elegíveis à bolsa mensal aqueles alunos com idade entre 15 a 21 anos, que atendem aos critérios de renda do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), possuem o Cartão Cidadão, estão regularmente matriculados no ensino médio da rede estadual de ensino, com presença mensal de 75 por cento ou mais nas atividades escolares; e participação regular em avaliações e ações promovidas pela Secretaria Estadual da Educação.

O Programa Todo Jovem na Escola ainda prevê a distribuição gratuita de absorventes, doação de celulares e a realização de uma pesquisa com os jovens para a criação do 4º ano do ensino médio. 

Em novembro de 2021, um mês após o lançamento oficial do Todo Jovem na Escola, o Governo do Estado disponibilizou um serviço de call center para esclarecer dúvidas relacionadas ao Programa. Dos 72.192 jovens elegíveis, cerca de 40 mil retiraram o Cartão Cidadão, segundo informou o Governo do Estado.

Outras informações

Ano
2021
Localidade
Rio Grande do Sul, Brasil
Fonte financiamento

Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul.

Implementadores

Secretaria Estadual de Educação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Links e outras fontes

Links e outras fontes Transmissão do lançamento do Programa Todo Jovem na Escola: https://www.youtube.com/ watch?v=nhNn4LbPhyQ. Detalhes sobre as ações do Programa Todo Jovem na Escola: https://educacao.rs.gov.br/todo-jovemna- escola-programa-vai-garantir-bolsas-estudantisabsorventes- e-celulares-para-alunos-da-rede-estadual.
 

Custo de implementação

O Programa está previsto para ser realizado até dezembro de 2022, com investimento total de R$ 180 milhões.

Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico.

Programa Bolsa Escola 10

Programa Bolsa Escola 10

Incentivos ao retorno e à permanência do aluno – Auxilio mensal – Bolsa por conclusão de série ou do ensino médio

O Programa Bolsa Escola 10, instituído em dezembro de 2021, faz parte da estratégia do Governo do Estado de Alagoas para incentivar a retomada das aulas, a permanência na escola e a conclusão do ensino médio no período pós-pandemia de COVID-19. É apresentado pelo Governo estadual como um programa de bolsa de estudos e combate à evasão.

Há auxílios e benefícios pagos aos estudantes, por meio do Cartão Escola 10, de maneira periódica e, também, intermitente. Inicialmente, cada aluno que retornou às aulas presenciais a partir da reabertura das escolas recebe R$ 500. O Cartão Escola 10 também faz o pagamento mensal de R$ 100 por aluno, condicionado à frequência.

Para incentivar a conclusão do ensino médio, o Governo alagoano instituiu o pagamento de R$ 2.000 por aluno após a conclusão desta etapa. O valor serve também como forma de apoio para o início da vida profissional ou universitária.

Alagoas, Brasil
2021
Tesouro do Estado
-
Estudos Prévios

Resumo da implementação

O Programa Bolsa Escola 10 foi regulamentado pelo Decreto Estadual nº 76.651, de 15 de dezembro de 2021, e instituído pela Lei Estadual nº 8.551, de 10 de dezembro de 2021. Os incentivos são cumulativos e dividem-se em três categorias: retomada, permanência e premiações. 

Durante a campanha eleitoral de 2022, o atendimento aos usuários do Cartão Escola 10 foi realizado exclusivamente pelo WhatsApp e, para comunicar a mudança na prestação do serviço, a Seduc realizou uma campanha com influenciadores do Estado para atingir o público-alvo..

Outras informações

Ano
2021
Localidade
Alagoas, Brasil
Fonte financiamento

Tesouro do Governo do Estado de Alagoas.

Implementadores

Governo do Estado de Alagoas por meio da Secretaria Estadual de Educação.

Estudos prévios

SILVA, Wellyngton Chaves Monteiro da. Uma análise do programa escola 10 como política pública educacional para o Estado de Alagoas. 2021. Link: http://hdl.handle.net/10183/223060.

Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico.

Vem que Dá Tempo

Vem que Dá Tempo

Incentivos ao retorno e à permanência do aluno – Busca ativa – Auxílio mensal

Trata-se de um programa da secretaria de educação do Estado de Alagoas com objetivo de oportunizar o retorno à escola para conclusão do ensino fundamental para jovens de 15 anos ou mais, incentivando o ingresso no ensino médio. O Programa beneficia jovens e adultos que estão fora da sala de aula e que desejam concluir o ensino fundamental e o ensino médio.

Para participar do Vem que Dá Tempo, o aluno deve ser maior de idade, estar a mais de dois anos fora da escola, estar em situação de vulnerabilidade social e ser residente do Estado de Alagoas. O processo de inscrição é bastante simplificado, basta o aluno fazer o preenchimento de um formulário online, específico para o polo em que deseja cursar o curso preparatório. Quando tiver taxa de frequência de no mínimo 80 por cento no curso preparatório para a certificação do Ensino Fundamental, o aluno recebe R$ 200. Após a aprovação no exame de certificação, o aluno recebe mais R$ 300, e tem direito a receber mais R$ 100 reais por mês para cursar o ensino médio Modular na Educação de Jovens e Adultos.

Alagoas/AL, Brasil
2021
-
Estudos Prévios

Resumo da implementação

Em oito meses de implementação, o Vem que Dá Tempo teve 29 mil inscritos. Destes, 9 mil realizaram o curso preparatório, 25 mil realizaram o exame de certificação do Ensino Fundamental, e 24 mil alunos foram certificados, O Programa já está sendo implementado em todos os municípios do estado.

Outras informações

Ano
2021
Localidade
Alagoas/AL, Brasil
Implementadores

Governo do Estado de Alagoas através da Secretaria Estadual de Educação.

Links e outras fontes

Link para página da secretaria estadual de educação de Alagoas: http://www.educacao.al.gov.br/.
Link com formulários de inscrição por polo aplicador: https://escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/vemque- da-tempo.
Vídeo do Programa Vem que Dá Tempo: https://www.youtube.com/watch?v=R2oLFuPQ8AM. Notícia de site governamental: https://t.ly/ELQV.

Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico.

Efeitos

Resultados:

• 96,1 por cento de aprovação.
• 29.188 inscritos e 24.092 certificados.
• 9.252 realizaram o curso preparatório.
• 25.076 realizaram o exame.

Jóvenes en acción

Jóvenes en acción

Incentivos ao retorno e à permanência do aluno – Ensino técnico e profissional

O objetivo do Programa é promover acesso e permanência em nível técnico e profissionalizante para a população mais vulnerável. Fomenta-se a matrícula, permanência e critérios de desempenho através de assistência financeira condicionada. O Jóvenes en acción é voltado para alunos do ensino médio entre 16 e 24 anos de idade, registrados no SISBEN III (o equivalente ao Cadastro Único na Colômbia), Red Unidos, aos jovens refugiados e indígenas.

Colômbia
2013
Governo Nacional
23.020 alunos
Estudos Prévios

Resumo da implementação

Jóvenes en Acción é composto de dois componentes: Treinamento e Habilidades de Vida. 

O componente de Treinamento consiste em todas as atividades acadêmicas específicas do Programa educacional em que o estudante está matriculado. Também inclui as competências cognitivas e habilidades adquiridas nos Centros de Treinamento do Ensino Superior. Por sua vez, o componente Habilidades de Vida (Life Skills) fortalece competências não cognitivas relacionadas às habilidades pessoais e profissionais. 

O Jóvenes en acción está organizado em três módulos: o virtual, orientado para a dimensão pessoal; o presencial, voltado para a dimensão social e trabalhista, e que consiste em oficinas, seminários e palestras; e a experiencial, orientada para as habilidades profissionais, que consiste em estágios e trabalho voluntário. Cada módulo é implementado de acordo com as necessidades específicas, a organização e capacidade organizacional de cada região. Além disso, com base nas 16 habilidades para vida da OMS, o Programa incorporou elementos tais como: autoconsciência, comunicação assertiva, empatia, proatividade, trabalho em equipe, gestão de tempo e gestão de conflitos. 

O Programa também oferece incentivos financeiros, que dependem se o estudante está vinculado ao Instituto de Educação Superior ou ao Serviço Nacional de Aprendizagem. 

A estrutura de incentivos do Programa é a seguinte:
 

No total, um aluno que participa do Programa durante três anos vinculado ao IES e sai com o nível de tecnólogo pode receber até 5.400.000 pesos colombianos, ou aproximadamente R$ 5.900. Já um estudante em situação análoga, mas vinculado ao SENA, pode receber até 6.000.000 de pesos colombianos, ou R$ 6.500.

Outras informações

Ano
2013
Localidade
Colômbia
Fonte financiamento

Orçamento nacional – Departamento para la Prosperidad Social.

Implementadores

Governo nacional em articulação com a Instituição de Educação Superior e com o Sistema Nacional de Aprendizagem (SENA).

Links e outras fontes
Parceiros potenciais

Instituições de Educação Superior com cursos técnicos profissionalizantes.

Estudos prévios

TORRES, F. S. “El impacto del programa “Jóvenes en Acción” sobre el acceso y la deserción en educación superior”. Bogota: Universidade de los Andes, 2017. Disponível em: https://repositorio.uniandes.edu.co/bitstream/handle/1992/34576/u806615.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

Tamanho total da amostra

Neste estudo prévio foram feitas várias análises. A análise que testa se o Programa reduz a probabilidade de abandono teve uma amostra de 23.020 alunos, dos quais 13.494 eram beneficiários do Programa.

Metodologia dos estudos prévios

RDD (Regression Discontinuity — Descontinuidade de Regressão).

Efeitos

Redução de 55 por cento na taxa de abandono para os estudantes vinculados ao IES. Não se verificou efeito estatisticamente significativo para os alunos vinculados ao SENA.

Pathways to Education

Pathways to Education

Apoio às aprendizagens – Desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

O Pathways to Education é um programa de suporte a estudantes com uma abordagem integrada, fundamentada em quatro pilares: 1) Aconselhamento do aluno, 2) Apoio financeiro, 3) Apoio psicosocial e 4) Apoio acadêmico. Tem como objetivo impactar o desempenho acadêmico da juventude e transformar positivamente a comunidade onde é implementado.

A partir do compromisso firmado pelos jovens e seus pais, cada jovem é designado a um conselheiro que acompanhará sua jornada e será o elo entre o participante e o Programa. As reuniões com o conselheiro são obrigatórias e acontecem ao menos duas vezes ao mês. Cada conselheiro acompanha as notas, frequência escolar e presença nas atividades do Programa de até 50 alunos. Por meio de voluntários, são oferecidas sessões de conteúdo acadêmico extra (tutorias), de 2 a 4 vezes por semana.

A tutoria pode ser personalizada ou feita em pequenos grupos, de até cinco alunos por tutor. Os jovens também devem participar de sessões de mentoria em grupo. Tais sessões quinzenais buscam desenvolver habilidades sociais e comprometimento com a comunidade. Exemplos de atividades incluem idas ao teatro, eventos esportivos, participar de oficinas de artes, projetos de reciclagem comunitária e artes marciais, além de resolução de conflitos. São incluídas também sessões de mentoria para escolha e planejamento da carreira (projeto de vida), incluindo visitas às universidades, sessões sobre preparação de currículo, preparação para entrevistas e visitas a potenciais empregadores.

O Programa também apoia financeiramente os jovens com pagamento de passagens de transporte público e materiais escolares para que se mantenham na escola. No longo prazo, o Programa forma uma bolsa-poupança para o aluno, com uma premiação de $ 1.000 dólares canadenses (aproximadamente USD 740) por cada ano completado no ensino médio. A poupança pode ser acessada ao final do ensino médio. A assiduidade dos encontros com os conselheiros é uma condição para ter o apoio financeiro.

Canadá
2001
Recursos próprios
6.907 estudantes
Estudos Prévios

Resumo da implementação

Em 2001, as ações foram iniciadas no bairro Regent Park, em Toronto, que abriga o maior conjunto habitacional da cidade. Os moradores são compostos em sua maioria por imigrantes, e era marcado por altos índices de consumo de drogas, violência e evasão escolar. A iniciativa de implementar o Programa partiu de profissionais do centro comunitário de saúde com o propósito de melhorar o desempenho acadêmico dos jovens.

Entre 80 a 95 por cento dos estudantes que são elegíveis para o Pathways to Education se registraram para participar. A partir de 2007, o Programa foi expandido e dois novos bairros foram incorporados, Rexdale e Lawrence Height. Atualmente, segundo o site do Programa, ele já é implementado em 31 localidades, distribuídas por todo território canadense.

Outras informações

Ano
2001
Localidade
Canadá
Fonte financiamento

Recursos próprios, provenientes de doações públicas e privadas (empresas e indivíduos).

Implementadores

Pathways to Education (ONG).

Links e outras fontes

Pathway to Education: https://t.ly/OwrT.

Custo de implementação

Em 2010, o custo de operação direta por estudante era de $ 3.500 dólares canadenses por ano e o custo administrativo era de $ 1.200 dólares canadenses.

 

Segundo Lavecchia et al. (2017), os custos totais de operação e administração diretos são estimados em $ 14.000 dólares canadenses por estudante.

Parceiros potenciais

Instituto Ideias de Futuro: https://ideiasdefuturo.com/.
Instituto Somos: https://www.institutosomos.org/.
Atados: https://www.atados.com.br/.
Programa Pró-lider: https://www.programaprolider.com.br/.
Jornada do Líder da ONG Mapa Educação: https://t.ly/ZGof.

Estudos prévios

LAVECCHIA, A. M.; OREOPOULOS, P.; BROWN, R. S. “Long-Run Effects from Comprehensive Student Support: Evidence from Pathways to Education.” American Economic Review: Insights 2 (2): 209-24, 2020. Disponível em: https://t.ly/FoVJ. OREOPOULOS, P.; BROWN, R. S.; LAVECCHIA, A. M. “Pathways to Education: an integrated approach to helping at-risk high school students.” Journal of Political Economy 125 (4): 947-84, 2017. Disponível em Disponível em: https://doi.org/10.1086/692713.

Tamanho total da amostra

6.907 estudantes.

Metodologia dos estudos prévios

DID (Differences in Differences — Diferenças em Diferenças).

Efeitos
  • Aumento de 40 por cento na taxa de conclusão do ensino médio em Regent Park (sem o Programa, a taxa de conclusão era de 38 por cento. O Pathways to Education aumenta a taxa para 54 por cento).
  • Aumento de 57 por cento na taxa de alunos que se matricularam no ensino superior ao fim do ensino médio (era de 33 por cento, subiu para 53 por cento).
  • Aumento de 15 por cento nas notas de língua inglesa e de 21 por cento nas notas de matemática durante o 9º ano.
  • Aos 28 anos de idade, a chance de os alunos elegíveis ao Programa estarem empregados é 11 por cento maior, e o salário médio é 19 por cento mais alto.