Programa Todo Jovem na Escola

Incentivos ao retorno e à permanência do aluno – Auxilio mensal

Auxílio mensal ao aluno pago pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul com objetivo de reduzir o impacto da pandemia na rede estadual, prevenir o abandono e a evasão escolar e incentivar a conclusão do ensino médio. A bolsa Todo Jovem na Escola é creditada no Cartão Cidadão da família mensalmente, e corresponde ao valor de R$ 150. O primeiro pagamento foi realizado em dezembro de 2021, em caráter retroativo, referente aos meses de outubro e novembro de 2021.

Rio Grande do Sul, Brasil
Tesouro do Estado
Outras Fontes

São elegíveis à bolsa mensal aqueles alunos com idade entre 15 a 21 anos, que atendem aos critérios de renda do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), possuem o Cartão Cidadão, estão regularmente matriculados no ensino médio da rede estadual de ensino, com presença mensal de 75 por cento ou mais nas atividades escolares; e participação regular em avaliações e ações promovidas pela Secretaria Estadual da Educação.

O Programa Todo Jovem na Escola ainda prevê a distribuição gratuita de absorventes, doação de celulares e a realização de uma pesquisa com os jovens para a criação do 4º ano do ensino médio.

Em novembro de 2021, um mês após o lançamento oficial do Todo Jovem na Escola, o Governo do Estado disponibilizou um serviço de call center para esclarecer dúvidas relacionadas ao Programa. Dos 72.192 jovens elegíveis, cerca de 40 mil retiraram o Cartão Cidadão, segundo informou o Governo do Estado.

Rio Grande do Sul, Brasil

Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul.

Secretaria Estadual de Educação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Links e outras fontes Transmissão do lançamento do Programa Todo Jovem na Escola: https://www.youtube.com/ watch?v=nhNn4LbPhyQ. Detalhes sobre as ações do Programa Todo Jovem na Escola: https://educacao.rs.gov.br/todo-jovemna- escola-programa-vai-garantir-bolsas-estudantisabsorventes- e-celulares-para-alunos-da-rede-estadual.

O Programa está previsto para ser realizado até dezembro de 2022, com investimento total de R$ 180 milhões.

Faz sentido lógico.