Transformative Learning Technologies Lab para formação de professores em STEM

Transformative Learning Technologies Lab para formação de professores em STEM

Ambientes adequados de aprendizagem e inovação curricular – Pedagogias ativas, em especial a abordagem de projetos STEAM

O objetivo do Transformative Learning Technologies Lab (TLTL) é tornar a aprendizagem de ciências, tecnologia, engenharia e matemática STEM mais conectada com as paixões e interesses intelectuais dos estudantes. O laboratório desenvolve kits de robótica de baixo custo, currículos de ciências e até mesmo laboratórios de fabricação digital (FabLabs), visando tornar as práticas avançadas de STEM disponíveis para crianças.

O laboratório trabalha com uma abordagem construtivista, centrada no aluno e baseada em projetos. A prefeitura de São Paulo lançou uma parceria com o laboratório em 2022. O laboratório prevê formar na primeira turma aproximadamente 140 profissionais da educação, entre diretores, coordenadores e professores de ciências do Ensino Fundamental 1 e 2. Esta fase inicial abarcará 26 escolas das 13 DREs (Diretorias Regionais de Ensino), além de gestores da Secretaria Municipal de Educação.

São Paulo/SP, Brasil
2022
Fundações
-
Outras Fontes

Resumo da implementação

As principais atividades do Programa, segundo o site do SESI são: “ desenvolvimento de games e aplicativos mobile, aplicação de tecnologias de Inteligência Artificial e construção e programação de robôs.” O objetivo dessas atividades além de ser uma solução a problemas básicos, e ajudar a desenvolver raciocínio estruturado, que como explicado em informações oficiais, permite ao estudante resolver problemas “a partir da exploração de estratégias como experimentação, prototipagem e simulação, decomposição e abstração, reconhecimento de padrões e recursividade, automação e depuração, metacognição e somado a competências socioemocionais para o desenvolvimento do trabalho em grupo, efetividade em comunicação (produção e recepção), reformulação do entendimento sobre o conceito de “erro”, adaptabilidade, resiliência e criatividade.

Outras informações

Ano
2022
Localidade
São Paulo/SP, Brasil
Fonte financiamento

Fundação Telefônica, Fundação Lemann, Imaginable Futures.

Implementadores

Instituto Singularidades e Columbia University

Links e outras fontes

Lançamento em São Paulo: https://porvir.org/espacode-formacao-mao-na-massa-para-professores-einaugurado-em-sao-paulo/.

Martin, L. (2015). The Promise of the Maker Movement for Education. Journal of Pre-College Engineering Education Research (J-PEER), 5(1), Article 4. https://doi.org/10.7771/2157-9288.1099.

Custo de implementação

O investimento que formará 140 formadores de formadores por parte da Fundação Telefônica no ano de 2022 foi de 1 milhão de reais. O investimento dos outros parceiros não foi publicado. Porém é um valor de instalação de capacidades e pode ser utilizado para múltiplas turmas.

Parceiros potenciais

Instituto Singularidades, Fundação Telefônica, Fundação Lemann, Imaginable Futures, Columbia University.

Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico.

STEAM em Pernambuco

STEAM em Pernambuco

Ambientes adequados de aprendizagem e inovação curricular – Pedagogias ativas, em especial a abordagem de projetos STEAM

O projeto de Iniciação Científica se baseia na metodologia STEAM, metodologia que prevê a integração de conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, fomentando aos estudantes reflexões e prática para desafios como cidadãos produtivos.

Pernambuco, Brasil
2022
Parceria
-
Estudos Prévios

Resumo da implementação

Segundo o site da secretaria estadual de Pernambuco, participaram do projeto piloto dez escolas do Recife e da Região Metropolitana. Os professores destas escolas participaram de formações STEAM e desenvolveram atividades alinhadas com o currículo escolar. Nessas atividades, utilizam kits de robótica livre e microscópio de celular, com o objetivo de implementar uma metodologia ativa de aprendizagem.

Outras informações

Ano
2022
Localidade
Pernambuco, Brasil
Fonte financiamento

Parceria entre Secretaria de Educação de Pernambuco com apoio da Embaixada dos Estados Unidos e o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da Universidade de São Paulo.

Implementadores

Secretaria de Educação de Pernambuco com apoio da Embaixada dos Estados Unidos e o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da Universidade de São Paulo.

Links e outras fontes

Professores da rede estadual participam de projeto de iniciação científica: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=37&art=6740.

Site LSI TEC USP: https://www.lsitec.org.br/.

Custo de implementação

Não identificado.

Parceiros potenciais

Fundação Telefônica:
https://www.fundaciontelefonica.com/

Estudos prévios

Projeto piloto em implementação.

Identificação bases de dados e limitações da informação disponível

Não foi encontrada informação pública sistematizada sobre o projeto além das notícias no site.

Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico.

Efeitos

O Programa de estudos étnicos aumentou significativamente a probabilidade (+18 p.p.) de graduação no ensino médio entre os alunos de baixo desempenho. A probabilidade de evasão de um aluno de baixo desempenho que participou do Programa foi de aproximadamente 10 por cento, enquanto entre os não participantes esse probabilidade foi de 28 por cento.


As análises do Programa também indicam que o engajamento em todo o ensino médio (por exemplo, frequência). No entanto, o Programa não aumentou a probabilidade de matrícula no ensino pós-secundário (ensino superior ou técnico).

Robótica com Sucata

Robótica com Sucata

Ambientes adequados de aprendizagem e inovação curricular – Pedagogias ativas, em especial a abordagem de projetos STEAM

Robótica com Sucata é um projeto idealizado pela professora Débora Garofalo que propõe uma nova abordagem pedagógica, com uso de robótica e eletrônica, como metodologia de aprendizado. A intervenção transforma resíduos em dispositivos como carrinhos motorizados, robôs pessoais, máquinas de refrigerante, aspirador de pó, entre outros.

São utilizadas placas programáveis Arduino e Microbit e é a aplicação prática de diversos conhecimentos transformadores na vida de crianças e jovens periféricos. O projeto estimula a aprendizagem do estudante por meio da sua criatividade e promove o estímulo, experimentação e exploração. Além do conhecimento em eletrônica e robótica, os alunos são estimulados em áreas como: responsabilidade social, empreendedorismo e cidadania.

São Paulo, Brasil
2019
Orçamento Público
3,7 Mi estudantes
Outras Fontes

Resumo da implementação

Segundo o site do SEBRAE em entrevista com a criadora do Programa, como primeiro passo, “a equipe vai para a comunidade, promove aulas públicas e conversa sobre o lixo e a reciclagem. Como segundo passo, recolhe materiais da rua, volta para a sala de aula para pesá-los e transformá-los por meio de pesquisas e protótipos, dando diferentes funcionalidades a eles”.

Outras informações

Ano
2019
Localidade
São Paulo, Brasil
Fonte financiamento

Orçamento público.

Implementadores

Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Links e outras fontes

Site oficial da Professora Garofalo:
https://deboragarofalo.com.br/robotica-com-sucata/

Custo de implementação

Não identificado.

Parceiros potenciais

Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades:
https://www.ceert.org.br/.

Estudos prévios

BONILLA, S; DEE, T. S.; PENNER, E. K. Ethnic studies increases longer-run academic engagement and attainment, 2021. https://doi.org/10.1073/pnas.2026386118.

Tamanho total da amostra

Segundo dados da Professora Garofalo, atualmente atinge 3,7 milhões de estudantes por meio da implementação do componente de Tecnologia e inovação na rede estadual de São Paulo.

Identificação bases de dados e limitações da informação disponível

Os dados não podem ser compartilhados (os dados provêm dos registros administrativos de um distrito escolar, incluindo crianças menores de 18 anos). Pelo acordo de uso de dados com o distrito escolar, não podem ser compartilhados esses dados com outras pessoas que não tenham sido aprovadas
para acessá-los.

Metodologia dos estudos prévios

Faz sentido lógico.

Efeitos

Possibilitar a aprendizagem mais ativa das crianças e adolescentes.

Cultura Maker na rede do SESI-SP

Cultura Maker na rede do SESI-SP

Ambientes adequados de aprendizagem e inovação curricular – Pedagogias ativas, em especial a abordagem de projetos STEAM

A Robótica Educacional, presente na rede SESI-SP de Ensino desde 2009 atende todo Ensino Básico da rede com aulas, torneios e olimpíadas para cada faixa etária.

São Paulo/SP, Brasil
2009
Orçamento Público
-
Outras Fontes

Resumo da implementação

As principais atividades do Programa, segundo o site do SESI são: “ desenvolvimento de games e aplicativos mobile, aplicação de tecnologias de Inteligência Artificial e construção e programação de robôs.” O objetivo dessas atividades além de ser uma solução a problemas básicos, e ajudar a desenvolver raciocínio estruturado, que como explicado em informações oficiais, permite ao estudante resolver problemas “a partir da exploração de estratégias como experimentação, prototipagem e simulação, decomposição e abstração, reconhecimento de padrões e recursividade, automação e depuração, metacognição e somado a competências socioemocionais para o desenvolvimento do trabalho em grupo, efetividade em comunicação (produção e recepção), reformulação do entendimento sobre o conceito de “erro”, adaptabilidade, resiliência e criatividade.

Outras informações

Ano
2009
Localidade
São Paulo/SP, Brasil
Fonte financiamento

Orçamento público.

Implementadores

SESI-SP.

Links e outras fontes

Site do SESI — Robótica educacional:
https://www.sesisp.org.br/educacao/educacao/robotica-educacional.

Artigo “Impacto pedagógico e futuro profissional”
https://veja.abril.com.br/insights-list/robotica-nasescolas-impacto-pedagogico-e-futuro-profissional/.

Artigo “Sesi-SP bate recorde e conquista 18
premiações no Festival Sesi de Robótica 2023”.
https://www.sesisp.org.br/educacao/noticia/sesi-spbate-recorde-e-conquista-18-premiacoes-no-festivalsesi-de-robotica-2023.

Efeitos

Segundo reportagem citada, a Robótica Educacional da rede do SESI-SP “mostra ganhos de desempenho de 6,4 por cento em matemática, de 5 por cento em ciências humanas e sociais e 4,5 por cento em linguagem na comparação com estudantes que não têm a robótica na grade curricular”.