Early College Model — Modelo Primeira Faculdade

Ambientes adequados de aprendizagem e inovação curricular – Inovação curricular

Pesquisas sugerem que existem ações específicas que as escolas podem fazer para aumentar a probabilidade de matrícula dos alunos e ter sucesso na faculdade. Este é o caso da experiência “Primeira faculdade”. No Brasil, o Programa pode ser entendido como um tipo de cursinho pré-vestibular mais avançado. No curso, os jovens se preparam para os desafios para entrar em Universidades mais exigentes, e principalmente, mantém a motivação sobre a importância e utilidade de continuar estudando.

Estados Unidos
2005
Fundos filantrópicos
1.651 alunos
Estudos Prévios

Resumo da implementação

No modelo Early College ou Primeira Faculdade nos Estados Unidos, todos os estudantes seguem um currículo que inclui os cursos necessários para a entrada em uma universidade de quatro anos. Os estudantes têm acesso antecipado aos cursos universitários, que alguns estudos têm associado com melhores resultados pós-secundários. Os professores recebem apoio na implementação de estratégias instrucionais destinadas a preparar os alunos para o nível que terão que fazer na faculdade.

Geralmente os créditos cursados no cursinho contam para o avanço na faculdade. Complementarmente, os estudantes também recebem instruções explícitas e assistência na navegação das admissões na faculdade e nos processos de ajuda financeira. As Early Colleges (ou em tradução livre ao português “Primeira faculdade”) são um modelo em rápida expansão nos Estados Unidos. Pelo menos 280 iniciaram atividades em 31 Estados e no Distrito de Columbia sob a Iniciativa Nacional Early College, apoiada pela Fundação Bill and Melinda Gates. As “Primeiras faculdades” têm continuado a se expandir e são de grande interesse para os formuladores de políticas: a Conferência Nacional dos “Primeiros Universitários” de 2014 atraiu 700 participantes, incluindo alguns do Japão.

A partir de 2015, o Departamento de Educação dos EUA concedeu aproximadamente USD 70 milhões no orçamento público no Programa Inovação para implementar as “Primeiras faculdades” em múltiplos ambientes. A experiência do Estado de North Carolina foi sistematizada. Os principais objetivos dessa experiência são: (a) garantir que os estudantes estejam prontos para a faculdade, (b) oferecer um ensino e aprendizado poderoso nas escolas, (c) proporcionar uma personalização de alto nível de estudantes/professores, (d) redefinir o profissionalismo, (e) fomentar liderança, e (f) Implementar um projeto com propósito de vida.

Outras informações

Ano
2005
Localidade
Estados Unidos
Fonte financiamento

Pela cultura da filantropia nos Estados Unidos, muitas vagas são oferecidas com bolsas de fundos filantrópicos. Outras com pagamento direto do aluno.

Implementadores

Parceria Público Privada chamada Novas Escolas da Carolina do Norte.

Links e outras fontes

Exemplo de Early College nos Estados Unidos:
https://www.jff.org/what-we-do/impact-stories/early-college/.

Parceiros potenciais

Cursinhos reconhecidos nos principais Estados.

Estudos prévios

EDMUNDS, J. A.; UNLU, F; GLENNIE, E.; BERNSTEIN, L; FESLER, L; FUREY, J. ARSHAVSKY, N. Smoothing the Transition to Postsecondary Education: The Impact of the Early College Model. Journal of Research on Educational Effectiveness, 10:2, 297-325, 2017.

Tamanho total da amostra

A amostra analisada para este trabalho inclui um total de 1.651 alunos que se candidataram a 12 diferentes faculdades e matriculados na nona série em 2005-2006, 2006-2007, 2007- 2008, e 2008-2009 anos escolares.

Identificação bases de dados e limitações da informação disponível

As limitações aparecem no que se refere a representatividade atribuída para as Faculdades que participaram do estudo (podem não refletir a realidade das melhores).

Metodologia dos estudos prévios

RCT (Randomized Control Trial — Ensaios Clínicos Aleatorizados).

Efeitos

O impacto nas taxas de graduação do ensino médio de cinco anos é positivo, embora não estatisticamente significante. O Programa, contudo, aumentou significativamente as taxas de ingresso no ensino superior.