Apoio às aprendizagens – Mentoria personalizada
O Programa Check and Connect visa complementar o capital social de alunos em vulnerabilidade e seus pais, reduzindo o número de dias que os estudantes faltam às aulas e aumentando o engajamento em atividades da escola.
O C&C é um programa estruturado na escola, projetado para fortalecer vínculos dos alunos a partir do desenvolvimento de relacionamentos. O C&C é baseado em quatro componentes: (1) mentoria personalizada, a partir de um mentor que trabalha com alunos e suas famílias, (2) check-ins regulares pelo mentor, (3) intervenções com objetivo de restabelecer a conexão do aluno com a escola e o aprendizado e (4) engajamento com os pais.
O foco do Programa é em estudantes com alto risco de absenteísmo, abandono ou evasão escolar, que é calculado a partir de faltas e baixa performance acadêmica. Os alunos elegíveis são aqueles que, no ano anterior, tiveram cerca de 10 a 35 faltas.
Resumo da implementação
O Check and Connect é uma intervenção desenhada na Universidade de Minnesota pela pesquisadora Sandra Christenson e outros colegas. Sua implementação foi iniciada em Minneapolis e se espalhou em diversos distritos dos Estados Unidos.
Os alunos são designados a mentores que, tipicamente, são membros da equipe da escola e são remunerados pelo serviço de monitoramento e mentoria. Os mentores são responsáveis por monitorar a frequência e performance dos alunos. Com o desenvolvimento do vínculo e relacionamento, os mentores podem auxiliar os alunos e conectá-los a serviços públicos, recursos ou programas do sistema escolar para que superem as barreiras sociais que levam ao absenteísmo, ao abandono e a evasão escolar.
Há um padrão de implementação do Programa que inclui treinamentos e manual. Os mentores são treinados para apoiar os alunos por meio do “Check”, ou seja, monitorar a frequência escolar, notas e comportamento. E, também, para “Connect”, o que significa se conectar com o aluno por meio de intervenções personalizadas e fundamentadas em informações sobre o grau de engajamento em atividades, circunstâncias familiares, bem como nos recursos escolares disponíveis.
Os encontros formais entre alunos e mentores ocorreram individualmente ou em pequenos grupos, ao menos cinco vezes ao mês. Informalmente, nos corredores, no refeitório e em outros lugares os alunos e mentores também se encontraram diversas vezes. Em complementação, os mentores visitaram ou telefonaram para as famílias duas vezes ao mês. Na intervenção estudada, o nível de engajamento da família com o mentor foi bastante diverso.
Outras informações
Governamental
Chicago Public Schools (CPS).
O custo anual por participante é de USD 1.700, ou USD 3.400 no total em dois anos.
Instituto C: https://institutoc.org.br/.
GURYAN, J., et al. “The effect of mentoring on school attendance and academic outcomes: A randomized evaluation of the Check & Connect Program.” Journal of Policy Analysis and Management
40.3, 841-882, 2021.
RCT (Randomized Control Trial — Ensaios Clínicos Aleatorizados).
Tamanho total da amostra
- 1º coorte: 2.779 estudantes.
- 2º coorte: 2.150 estudantes.
22 por cento de diminuição das faltas, o que significa 4,2 dias a mais de frequência.