Programa Jovem de Futuro

Apoio à gestão escolar e à valorização da formação docente – Melhoria da gestão e do clima escolar

O Programa Jovem do Futuro se caracteriza por ações de formação e fortalecimento de competências de liderança e gestão de diretores e coordenadores pedagógicos, em quatro eixos principais: governança, assessoria técnica, formação, mobilização e gestão do conhecimento.

Fundamenta-se no entendimento de que a melhoria da aprendizagem dos alunos do ensino médio é consequência da gestão escolar orientada para a evolução permanente. Os participantes recebem formações, assessoria e apoio no uso de dados, metas, indicadores e na gestão de processos escolares.

Brasil
2007
Instituto Unibanco
1.430 escolas
Outras Fontes

Resumo da implementação

O método denominado Circuito de Gestão é implementado em três instâncias: nas escolas, nas regionais e nas secretarias. Com base no ciclo PDCA, o Circuito de Gestão é executado em ciclos que permitem planejar, implementar, analisar e rever. Dessa maneira, é possível aprimorar cada ação e promover o avanço contínuo da gestão escolar.

Desde 2007, o Programa tem sido aprimorado e em 2019 as Comunidades de Práticas foram incorporadas como um espaço de compartilhamento e aprendizado entre pares.

Anualmente, Relatórios de Atividades são publicados com o avanço das atividades em cada rede estadual participante, essa prática promove a sustentação da estratégia nas redes de ensino

Outras informações

Ano
2007
Localidade
Brasil
Fonte financiamento

Instituto Unibanco, mantido por um Fundo Patrimonial.

Implementadores

Instituto Unibanco.

Links e outras fontes

Relatórios de Atividades do Programa nas redes estaduais por ano; Cadernos de Gestão Escolar e outros materiais do Programa Jovem e Futuro: https://www.institutounibanco.org.br/iniciativas/jovem-de-futuro/.

Custo de implementação

R$ 2,38 milhões mensais

Parceiros potenciais

Instituto Unibanco.

Estudos prévios

BARROS, R. P. D.; CARVALHO, M. D.; FRANCO, S.; GARCIA, B. S.; HENRIQUES, R.; MACHADO, L. M. “Promovendo o desempenho educacional via melhorias na gestão escolar: o caso do Programa Jovem de Futuro” Pesquisa e Planejamento Econômico, volume 51, número 3, 2021.

Tamanho total da amostra

Intervenção testada em 9 Estados, e com 1.430 escolas participantes da aleatorização.

Metodologia dos estudos prévios

Aleatorização combinada com diferenças em diferenças.

Efeitos

Aumento do desempenho médio dos estudantes no final do ensino médio de 4,8 pontos em matemática e 4,4 pontos em língua portuguesa (ambos na escala SAEB).