Apoio à gestão escolar e à valorização da formação docente – Melhoria da gestão e do clima escolar
O Programa Jovem do Futuro se caracteriza por ações de formação e fortalecimento de competências de liderança e gestão de diretores e coordenadores pedagógicos, em quatro eixos principais: governança, assessoria técnica, formação, mobilização e gestão do conhecimento.
Fundamenta-se no entendimento de que a melhoria da aprendizagem dos alunos do ensino médio é consequência da gestão escolar orientada para a evolução permanente. Os participantes recebem formações, assessoria e apoio no uso de dados, metas, indicadores e na gestão de processos escolares.
Resumo da implementação
O método denominado Circuito de Gestão é implementado em três instâncias: nas escolas, nas regionais e nas secretarias. Com base no ciclo PDCA, o Circuito de Gestão é executado em ciclos que permitem planejar, implementar, analisar e rever. Dessa maneira, é possível aprimorar cada ação e promover o avanço contínuo da gestão escolar.
Desde 2007, o Programa tem sido aprimorado e em 2019 as Comunidades de Práticas foram incorporadas como um espaço de compartilhamento e aprendizado entre pares.
Anualmente, Relatórios de Atividades são publicados com o avanço das atividades em cada rede estadual participante, essa prática promove a sustentação da estratégia nas redes de ensino
Outras informações
Instituto Unibanco, mantido por um Fundo Patrimonial.
Instituto Unibanco.
Relatórios de Atividades do Programa nas redes estaduais por ano; Cadernos de Gestão Escolar e outros materiais do Programa Jovem e Futuro: https://www.institutounibanco.org.br/iniciativas/jovem-de-futuro/.
R$ 2,38 milhões mensais
Instituto Unibanco.
BARROS, R. P. D.; CARVALHO, M. D.; FRANCO, S.; GARCIA, B. S.; HENRIQUES, R.; MACHADO, L. M. “Promovendo o desempenho educacional via melhorias na gestão escolar: o caso do Programa Jovem de Futuro” Pesquisa e Planejamento Econômico, volume 51, número 3, 2021.
Intervenção testada em 9 Estados, e com 1.430 escolas participantes da aleatorização.
Aleatorização combinada com diferenças em diferenças.
Aumento do desempenho médio dos estudantes no final do ensino médio de 4,8 pontos em matemática e 4,4 pontos em língua portuguesa (ambos na escala SAEB).