Summer Youth Employment Program (SYEP) NY
Apoio à transição para o mundo do trabalho – Experiência profissional concomitante ao ensino durante as férias
O Programa de Emprego de Jovens de Verão (Summer Youth Employment Program, em inglês) conecta os jovens de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade da cidade de Nova Iorque com experiências profissionais remuneradas a cada verão. Para o verão do ano de 2021, foram selecionados 74.884 jovens na cidade.
Resumo da implementação
Desde 2005 a cidade implementa a maior iniciativa de experiência profissional nas férias de verão do país, chamada “Out of School Time” (OST). O Departamento de Juventude e Desenvolvimento Comunitário é a principal agência responsável pelo Programa, que também presta outros serviços aos jovens, famílias e comunidades da cidade de Nova Iorque.
O Programa oferece preparo para o trabalho, aprendizado fundamentado em projetos, treinamento em alfabetização financeira, além da experiência de trabalho durante o verão. Cada participante recebe o salário mínimo de USD 15 por hora trabalhada entre os meses de julho e agosto.
São elegíveis residentes nos cinco bairros da cidade de Nova Iorque e quem estiver legalmente autorizado a trabalhar nos Estados Unidos. Anualmente as inscrições são abertas a todos jovens com idade entre 14 e 24 anos. A seleção é feita através de um sorteio.
Outras informações
Quatro fontes principais de financiamento:
- City Tax Levy: 74,82 por cento = USD 127,5 milhões
- New York State: 13,67 por cento = USD 23,3 milhões
- Community Service Block Grant (federal): 3,58 por cento = USD 6,1 milhões
- American Rescue Plan: 7,57 por cento = USD 12,7 milhões
- Doações Privadas para prefeitura: 0,35 por cento = USD 6 milhões
Departamento de Juventude e Desenvolvimento Comunitário de NYC em parceria com organizações de base que fazem processo seletivo para serem selecionadas e responsáveis pelos resultados e metas com a população atingida.
Lei nº 10.097 de 2000: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/ l10097.htm.
CORSEUIL, C. H. L.; FOGUEL, M. N.; TOMELIN, L. F. Uma avaliação de impacto de um programa de qualificação profissional na empresa sobre a inserção dos jovens no mercado de trabalho
formal. 2017.
O orçamento do Programa para 2021 foi de USD 175,6 milhões atendendo 74.884 jovens.
GELBER, A; ISEN, A; KESSLER, J. B. The Effects of Youth Employment: Evidence from New York City Lotteries. Quarterly Journal of Economics 131 (1): 423–60, 2016. https://doi.org/10.1093/qje/qjv034.
LEOS-URBEL, J. What is a summer job worth? The impact of summer youth employment on academic outcomes. Journal of Policy Analysis and Management, 33(4), 891-911, 2014.
As análises de impacto se concentram sobre os 36.550 alunos que estavam nas 8ª a 11ª séries durante o ano escolar anterior à participação no SYEP.
RCT (Randomized Control Trial — Ensaios Clínicos Aleatorizados).
O SYEP em geral tem um impacto positivo, embora pequeno, na frequência escolar: Um aumento de 1 por cento a 2 por cento em média, ou aproximadamente dois a três dias adicionais na escola.
Estimativas de impacto são maiores para os estudantes que podem estar em maior risco educacional: aqueles com 16 anos ou mais velhos que não frequentavam a escola. Para esses estudantes, o aumento médio na frequência é de aproximadamente 3 por cento, ou quatro a cinco dias escolares adicionais na escola.
Além disso, para este grupo, o SYEP aumenta a probabilidade de tentar e passar nos exames de inglês e matemática, embora não haja efeito significativo nas pontuações dos testes. O aumento da probabilidade de aprovação parece ser devido ao aumento da probabilidade de tentar os exames em vez de melhorar o desempenho do teste.