Escolas de Referência de Ensino Médio (EREM)

Ambientes adequados de aprendizagem e inovação curricular – Escolas de tempo integral

As Escolas de Referência de Ensino Médio (EREM) são instituições de ensino pautadas pelo protagonismo juvenil e pela gestão por resultados no Estado de Pernambuco. Trata-se de um modelo para a rede de ensino, em sua totalidade. As Escolas de Referência de ensino médio têm instrumentos de planejamento e gerenciamento próprios; contam com gestores, educadores e educandos para sua elaboração.

Pernambuco, Brasil
2004
Recursos públicos
103.812 alunos
Estudos Prévios

Resumo da implementação

Em 2004, surge o Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano (CEEGP) como um projeto piloto para criação e experimentação de um conceito a ser implementado gradualmente no ensino médio da rede pública estadual. A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco promulgou a Lei Complementar nº 125, de 2008, que criou e implementou o Programa Educação Integral que renomeou os Centros de Ensino Experimental para Escolas de Referências em ensino médio (EREM) e ampliou o Programa para toda rede de ensino Pernambucana. Durante a expansão, as escolas regulares foram convertidas gradualmente em escolas de tempo integral.

Outras informações

Ano
2004
Localidade
Pernambuco, Brasil
Fonte financiamento

Recursos públicos.

Implementadores

Implementado pelo Governo do Estado de Pernambuco.

Parceiros potenciais

Instituto Sonho Grande.

 

Instituto de Corresponsabilidade pela Educação,

https://icebrasil.org.br/.

Estudos prévios

ROSA, L.; BETTINGER, E.; CAMOY, M.; DANTAS, P. The Effects of Public School Subsidy on Student Test Scores: The Case of a Full-Day High School Program in Pernambuco, Brazil, 2019.

Tamanho total da amostra

103.812 alunos.

Metodologia dos estudos prévios

DID (Differences in Differences — Diferenças em Diferenças).

Efeitos
  • Aumentou as notas em matemática em 0,22 pontos de desvio-padrão.
  • Aumento das notas de linguagem em 0,19 pontos de desvio-padrão.