Ambientes adequados de aprendizagem e inovação curricular – Pedagogias ativas, em especial a abordagem de projetos STEAM
A Robótica Educacional, presente na rede SESI-SP de Ensino desde 2009 atende todo Ensino Básico da rede com aulas, torneios e olimpíadas para cada faixa etária.
Resumo da implementação
As principais atividades do Programa, segundo o site do SESI são: “ desenvolvimento de games e aplicativos mobile, aplicação de tecnologias de Inteligência Artificial e construção e programação de robôs.” O objetivo dessas atividades além de ser uma solução a problemas básicos, e ajudar a desenvolver raciocínio estruturado, que como explicado em informações oficiais, permite ao estudante resolver problemas “a partir da exploração de estratégias como experimentação, prototipagem e simulação, decomposição e abstração, reconhecimento de padrões e recursividade, automação e depuração, metacognição e somado a competências socioemocionais para o desenvolvimento do trabalho em grupo, efetividade em comunicação (produção e recepção), reformulação do entendimento sobre o conceito de “erro”, adaptabilidade, resiliência e criatividade.
Outras informações
Orçamento público.
SESI-SP.
Site do SESI — Robótica educacional:
https://www.sesisp.org.br/educacao/educacao/robotica-educacional.
Artigo “Impacto pedagógico e futuro profissional”
https://veja.abril.com.br/insights-list/robotica-nasescolas-impacto-pedagogico-e-futuro-profissional/.
Artigo “Sesi-SP bate recorde e conquista 18
premiações no Festival Sesi de Robótica 2023”.
https://www.sesisp.org.br/educacao/noticia/sesi-spbate-recorde-e-conquista-18-premiacoes-no-festivalsesi-de-robotica-2023.
Segundo reportagem citada, a Robótica Educacional da rede do SESI-SP “mostra ganhos de desempenho de 6,4 por cento em matemática, de 5 por cento em ciências humanas e sociais e 4,5 por cento em linguagem na comparação com estudantes que não têm a robótica na grade curricular”.